O Bugatti Tourbillon 2026 marca uma nova era para a marca francesa, combinando o conhecimento em veículos elétricos da Rimac com um motor V-16 naturalmente aspirado desenvolvido com a Cosworth. Este artigo oferece uma visão detalhada deste hipercarro de 1775 cavalos de potência e suas inovações tecnológicas.
O Bugatti Tourbillon substitui o motor W-16 de 8.0 litros do Chiron por um novo motor V-16 de 8.3 litros. Este motor, desenvolvido em parceria com a Cosworth, é naturalmente aspirado e possui um virabrequim cross-plane, permitindo que ele gire até 9000 rpm. Este motor é capaz de gerar 986 cavalos de potência e 664 libras-pé de torque.
Para complementar o motor V-16, o Tourbillon está equipado com três motores elétricos: dois no eixo dianteiro e um no traseiro. Estes motores elétricos adicionam 789 cavalos de potência ao conjunto. Combinado com o motor a combustão, o trem de força do Tourbillon entrega um total de 1775 cavalos de potência. Além disso, o Tourbillon pode percorrer até 30 milhas usando apenas energia elétrica.
O design exterior do Tourbillon mantém elementos tradicionais da Bugatti, como a grade em forma de ferradura e a linha em C na parte traseira da cabine. O carro é 1,3 polegadas mais baixo que o Chiron, com uma grade mais estreita, uma linha em C mais afiada e para-lamas mais largos. Todos esses elementos contribuem para um perfil mais agressivo e aerodinâmico.
A aerodinâmica do Tourbillon foi aprimorada com entradas de ar sutis nos faróis e nas linhas em C. Um difusor de fibra de carbono percorre a parte inferior traseira do carro, permitindo que a asa traseira submersa funcione exclusivamente como um freio a ar. Essa configuração minimiza o arrasto e maximiza a eficiência aerodinâmica, ajudando o Tourbillon a atingir uma velocidade máxima de 277 mph.
O interior do Tourbillon foi projetado para ser atemporal e funcional. O painel de instrumentos, semelhante a um relógio mecânico, é montado na coluna de direção e nunca é obstruído. O vidro que cobre os mostradores é feito de cristal de safira, um material resistente a arranhões utilizado na fabricação de relógios de luxo.
A nova configuração do motor permitiu uma cabine mais espaçosa e ergonômica. A caixa de câmbio de dupla embreagem de oito velocidades foi posicionada atrás do motor, enquanto a bateria de 21,0 kWh foi colocada no centro do carro. Isso resultou em um interior mais confortável e melhor distribuído. Os materiais de alta qualidade, como o couro macio e os componentes de cristal, são todos personalizáveis para atender aos gostos dos proprietários.
O Bugatti Tourbillon é capaz de acelerar de 0 a 60 mph em aproximadamente 2,0 segundos e de atingir 250 mph em cerca de 25 segundos. A combinação do motor V-16 e dos motores elétricos, junto com um software avançado desenvolvido internamente pela Bugatti Rimac, permite uma integração perfeita entre os sistemas, oferecendo uma experiência de condução potente e controlada.
A Bugatti planeja produzir apenas 250 unidades do Tourbillon. A produção começará em 2026 e os compradores precisarão ter um histórico comprovado de aquisição de modelos Bugatti ou Rimac para serem elegíveis para a compra. O preço inicial do Tourbillon será de $4,6 milhões, refletindo sua exclusividade e tecnologia avançada.
*Fonte: Bugatti.