Nos últimos anos, as montadoras chinesas vêm buscando aprimorar suas equipes de design, com o objetivo de se afastar da imagem de “cópias” de carros de marcas famosas. No entanto, a Chery surpreende o mercado ao trazer para 2024 o Tiggo 7 Sport, um SUV cuja inspiração no Range Rover Evoque é evidente. O modelo, que será lançado na China em setembro, já foi avistado em concessionárias locais, o que confirma sua iminente chegada.
Diferentemente do que ocorre no Brasil, onde o Tiggo 7 Sport é uma opção de entrada no segmento de SUVs médios, na China o veículo tem um apelo distinto. Ele se baseia no projeto do Chery Tansuo 06, que também deu origem ao Jaecoo 7, um SUV que será vendido no Brasil a partir de 2025. Essa plataforma compartilhada ajuda a reduzir custos e acelerar a produção.
O design do Tiggo 7 Sport é marcante, com faróis retangulares finos e uma grade frontal em forma de colmeia. A frente do veículo é o que mais lembra o Evoque, especialmente pela grade e para-choque redesenhados. Outro destaque é a barra horizontal iluminada nas lanternas traseiras, uma tendência que vem ganhando espaço no segmento de SUVs. No interior, o Tiggo 7 Sport oferece uma tela multimídia vertical larga, semelhante à vista no Jaecoo 7, além de um painel de instrumentos totalmente digital.
Embora ainda não haja informações oficiais sobre a motorização, é provável que o Tiggo 7 Sport adote o mesmo motor do Tansuo 06: um 1.6 turbo que entrega 197 cv, acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Esse conjunto mecânico promete uma experiência de condução ágil e eficiente, especialmente em terrenos urbanos.
A Chery já tem uma parceria de longa data com a Land Rover na China, onde ambas as empresas mantêm uma joint-venture há mais de 12 anos. Recentemente, as duas marcas firmaram um novo acordo de cooperação, em que a Chery fornecerá plataformas para os futuros veículos híbridos e elétricos da Land Rover. Essa colaboração ajuda a explicar a semelhança do Tiggo 7 Sport com o Evoque, já que ambas as marcas compartilham tecnologia e desenvolvimento de produto.
O Tiggo 7 Sport foi projetado para se destacar no competitivo mercado chinês de SUVs, que cresce a cada ano. Seu design atrativo, aliado à motorização potente, deve atrair consumidores que buscam um veículo moderno e funcional. No entanto, ainda não está claro se esse modelo será exportado para outros mercados, como o Brasil, onde a Chery já oferece uma linha robusta de SUVs.
A decisão de copiar um modelo de sua parceira pode ser vista como arriscada, mas a Chery parece estar confiante de que o Tiggo 7 Sport encontrará seu público. O sucesso da joint-venture com a Land Rover pode ter inspirado a marca chinesa a explorar essa semelhança de design, aproveitando-se do prestígio do Evoque para atrair clientes na China.
O mercado automotivo chinês é notoriamente competitivo, com várias marcas locais e internacionais disputando a preferência dos consumidores. A Chery, ao adotar uma abordagem de design que remete a marcas de luxo, tenta se posicionar como uma alternativa acessível, mas com apelo premium. Se essa estratégia será bem-sucedida, só o tempo dirá, mas o Tiggo 7 Sport certamente terá um impacto no mercado ao ser lançado.
Enquanto isso, no Brasil, o Chery Tiggo 7 Sport segue como uma versão de entrada, com motorização 1.5 turbo de 150 cv, que é compartilhada com o Tiggo 5X. A diferença de motorização entre os dois mercados é notável, refletindo as diferentes exigências dos consumidores chineses e brasileiros. O modelo brasileiro também utiliza um câmbio CVT, que é mais adequado para o perfil de condução urbana e menos focado no desempenho.
Essa divergência de especificações técnicas e design é comum entre modelos comercializados na China e no Brasil. Enquanto o mercado chinês valoriza mais a potência e o design ousado, no Brasil, o foco costuma estar no preço e na economia de combustível. Isso explica por que o Tiggo 7 Sport chinês é tão diferente da versão brasileira, mesmo que compartilhem o mesmo nome.
Fonte: Mobiauto e QuatroRodas.