O Dacia Bigster, previsto para ser lançado oficialmente no Salão de Paris na próxima semana, vem gerando grande expectativa no mercado automotivo. O SUV de grande porte, produzido pela Dacia, uma subsidiária da Renault, tem chamado atenção por suas dimensões avantajadas e pelo design robusto, características que o colocam como um modelo diretamente derivado do Renault Duster. No entanto, o Bigster vai além e traz inovações que podem ser um indicativo do que veremos no futuro do Duster, especialmente no Brasil.
Pontos Principais:
Embora a Renault já tenha confirmado que o Bigster não será lançado no mercado brasileiro, o novo Duster, que compartilha muitas características com o SUV da Dacia, deve chegar em breve ao Brasil. Este artigo detalha cinco aspectos do Dacia Bigster que poderiam ser incorporados ao novo Renault Duster, trazendo melhorias significativas tanto em termos de design quanto de tecnologia e motorização.
O Bigster é projetado para competir no segmento de SUVs médios, rivalizando diretamente com modelos como o Jeep Compass. Baseado na mesma plataforma do Duster, o Bigster oferece mais espaço e maior sofisticação, além de introduzir novas opções de motorização híbrida, um aspecto cada vez mais importante no mercado global de automóveis.
O Dacia Bigster traz um design mais robusto e angular, inspirado no novo Duster, mas com proporções significativamente maiores. O SUV tem 4,57 metros de comprimento, 2,70 metros de entre-eixos, 1,81 metros de largura e 1,17 metros de altura, tornando-o 23 centímetros mais comprido que o Duster. Esse aumento de tamanho é uma estratégia clara da Dacia para atrair consumidores que buscam um veículo mais espaçoso, sem abrir mão da robustez tradicional dos SUVs.
O visual do Bigster é marcado por linhas retas e angulosas, com paralamas mais largos, o que reforça a imagem de um veículo robusto. Na parte dianteira, o destaque fica para os faróis conectados à grade frontal, ambos com a assinatura luminosa em forma de “Y”, um traço presente em vários modelos recentes da Dacia. As lanternas traseiras seguem o mesmo padrão, criando uma identidade visual coesa para o modelo.
Essas mudanças de design não são apenas estéticas. O aumento nas dimensões também reflete em melhorias práticas, como o maior espaço para os passageiros e para o transporte de carga. O porta-malas do Bigster, por exemplo, tem uma capacidade de 667 litros, superando até mesmo modelos maiores como o Jeep Commander. No caso do novo Duster, é esperado que o SUV siga essa tendência de otimização de espaço, oferecendo mais versatilidade para o consumidor brasileiro.
No interior, o Dacia Bigster combina simplicidade com tecnologia de ponta. Assim como o Duster europeu, o Bigster traz um painel de instrumentos digital configurável, disponível em duas opções: uma de 7 polegadas e outra de 10 polegadas. A central multimídia destacada, com tela de 10,1 polegadas, é outro ponto de modernidade que chama atenção, oferecendo funcionalidades como navegação integrada e conectividade avançada para smartphones.
O Bigster também vem equipado com uma série de recursos voltados para o conforto dos passageiros. Entre eles, destacam-se o ar-condicionado de duas zonas, o carregador de celular por indução e a possibilidade de incluir um teto solar panorâmico, que proporciona maior luminosidade e sensação de espaço no interior do veículo. Essas inovações são um diferencial importante para um SUV que busca competir em um segmento mais elevado.
Além disso, o modelo conta com funcionalidades práticas, como a tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico. Essa conveniência é particularmente útil em um veículo de grande porte, facilitando o uso em situações cotidianas. A expectativa é que o novo Duster também adote algumas dessas tecnologias, elevando o nível de conforto e sofisticação oferecido pelo SUV no Brasil.
Um dos grandes diferenciais do Dacia Bigster em relação ao Duster é a oferta de versões com motorização híbrida. O modelo vem com quatro opções de trem de força, das quais três são híbridas. A principal versão é a Hybrid 155, que combina um motor a combustão com dois motores elétricos, gerando um total de 157 cavalos de potência. De acordo com a Dacia, esse sistema permite que o veículo opere em modo elétrico por até 80% do tempo em áreas urbanas, resultando em maior eficiência energética.
O motor térmico da versão Hybrid 155 tem 108 cavalos de potência, enquanto um dos motores elétricos adiciona 50 cavalos à tração das rodas. O segundo motor elétrico funciona como um motor de partida e substitui o alternador tradicional. Esse conjunto é alimentado por uma bateria de 1,4 kWh, projetada para fornecer um bom desempenho em deslocamentos urbanos e reduzir o consumo de combustível.
Além da versão híbrida completa, o Bigster também oferece uma versão híbrida-leve, denominada TCe 140. Essa configuração utiliza um motor 1.2 turbo de três cilindros acoplado a um sistema elétrico que atua como alternador, gerando 140 cavalos de potência. No caso do Brasil, a adoção de tecnologias híbridas no Duster poderia ser um passo importante para acompanhar a crescente demanda por veículos mais sustentáveis e econômicos.
O Dacia Bigster não se destaca apenas pelo tamanho e pela motorização híbrida, mas também pelos recursos voltados ao conforto e à praticidade. O SUV oferece uma série de opcionais que facilitam a vida dos usuários, como o sistema de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do veículo conforme as condições de tráfego. Essa tecnologia, utilizada pela primeira vez em um modelo da Dacia, é especialmente útil em estradas e vias congestionadas.
Outro recurso importante é o sistema YouClip, que permite a instalação de diversos acessórios no interior do veículo. Entre as opções disponíveis estão organizadores para os encostos dos bancos, que funcionam como mochilas removíveis, além de apoios de braço opcionais para a segunda fileira de assentos. Esses itens são projetados para aumentar a versatilidade do espaço interno, oferecendo mais conforto aos passageiros.
O Bigster também conta com uma linha de acessórios voltados para atividades ao ar livre, como barracas de camping e racks de teto. Esse tipo de personalização pode ser um atrativo para consumidores que buscam um SUV para aventuras fora de estrada. No caso do novo Duster, a inclusão de acessórios voltados para o uso off-road poderia aumentar seu apelo em um mercado que valoriza cada vez mais a versatilidade dos veículos.
O Dacia Bigster, com suas inovações em design, tecnologia e motorização híbrida, oferece um vislumbre do que podemos esperar do novo Renault Duster no Brasil. Embora o Bigster não esteja previsto para chegar ao mercado brasileiro, o novo Duster, já presente na Europa, deve seguir muitas das tendências introduzidas pelo SUV de grande porte da Dacia.
Espera-se que o novo Duster brasileiro adote algumas das inovações tecnológicas e de motorização do Bigster, como o painel digital, a central multimídia avançada e, possivelmente, opções de motorização híbrida. Além disso, a maior capacidade do porta-malas e a praticidade de recursos como a tampa com abertura elétrica são melhorias que poderiam tornar o modelo mais competitivo no Brasil.
Com essas atualizações, o Renault Duster tem potencial para se consolidar como uma das principais opções no segmento de SUVs compactos, oferecendo mais tecnologia, conforto e eficiência para os consumidores brasileiros. O mercado aguarda com expectativa o anúncio oficial do lançamento do novo Duster no Brasil, que deve acontecer em breve.
Fonte: Dacia, MobiAuto e QuatroRodas.