Novo Fiat Tipo 2021 tem motor turbo e deve chegar no Brasil

O Fiat Tipo deixou saudade em muito brasileiro quando foi substituído pelo Bravo no Brasil em 1997, deixando uma legião de fãs carentes do seu visual quadrado e seu ótimo espaço. Em outras terras europeias o Tipo ainda viveu bem e com variantes sedã e perua, mas o forte mesmo é o hatch que agora deve retornar ao Brasil com cara de Argo.
Publicado em Notícias dia 27/10/2020 por Alan Corrêa

O Fiat Tipo deixou saudade em muito brasileiro quando foi substituído pelo Bravo no Brasil em 1997, deixando uma legião de fãs carentes do seu visual quadrado e seu ótimo espaço.

Em outras terras europeias o Tipo ainda viveu bem e com variantes sedã e perua, mas o forte mesmo é o hatch que agora deve retornar ao Brasil com cara de Argo.

Reestilizado e com novo motor 1.0 Firefly que equipará os modelos nacionais, o novo Fiat Tipo foi revelado na Europa.

O Novo Fiat Tipo foi completamente renovado e hoje parece mais moderno, mais dinâmico e elegante. Na nova frente está a grade redesenhada na qual se destaca o novo logotipo da Fiat, com as letras Fiat, uma declaração importante e fortemente renovada. O Tipo também é o primeiro carro da Fiat a adotar esse logotipo, depois do Novo 500 que acaba de ser apresentado.

Os faróis foram totalmente redesenhados, agora eles adotam a tecnologia “full-led” tanto na frente quanto na traseira: eles não só realçam as linhas do carro, mas também conferem um visual mais moderno e aumentam a segurança ativa e passiva – graças à maior visibilidade e, de forma consistente com a busca por maior sustentabilidade em cada detalhe, reduzem o consumo de energia elétrica a bordo – e, portanto, consequentemente, de CO2.

Os pára-choques da parte inferior do carro, que foram totalmente redesenhados com a inclusão de elementos no acabamento ICE MATTE – cromo acetinado – são combinados com as novas rodas de liga leve de 16 “ou 17” com acabamento em diamante e novos designs.

Por dentro, o visual é totalmente novo. Os bancos apresentam tecidos com designs exclusivos. O cluster digital TFT de 7 ”totalmente configurável substitui o cluster de instrumento analógico tradicional. Um sistema extremamente mais tecnológico e sofisticado, que permite ter o estado do carro, da parte multimídia e do telefone sob controle durante a viagem. O cluster combina com o novo rádio UConnect 5 com tela de toque de 10,25 ”. Também adotado pela primeira vez no Grupo FCA pelo Nuova 500 e agora disponível no Tipo.

O novo Tipo pode ser equipado com o novo GSE 1.0 T3 100hp. O novo motor de três cilindros entrega um binário máximo de 190Nm já a 1500 rpm, em vez de 4500 rpm como o atual motor a gasolina 1.4 95hp que parava a 127Nm.

O GSE 1.0 T3 100hp pertence à família de motores FireFly Turbo e representa a versão mais atualizada para o melhor desempenho combinado com baixíssimos consumos e emissões. A potência máxima é 74KW (100hp).

O novo motor permite uma condução agradável e oferece excelentes arranques graças à favorável curva de binário já a baixas rotações e também é mais confortável graças ao notável silêncio. As emissões de CO2 caem para um valor de 121g / km (WLTP).

Finalmente, a caixa de velocidades foi calibrada para garantir a máxima capacidade de resposta no tráfego urbano e o máximo conforto na auto-estrada, parando o motor a 3200 rpm a uma velocidade de cruzeiro de 130km / h.