Novo Land Rover Defender volta às raízes

Entre todos os modelos que a Land Rover lançou, nenhum consegue representar mais o verdadeiro estilo da marca do que o Defender, jipe este que foi produzido desde 1983 até 2016 e que agora pretende regressar completamente renovado no mercado mundial a partir deste ano.
Publicado em Notícias dia 13/05/2019 por Alan Corrêa

Robustez, força, estilo rústico e uma incrível capacidade de poder oferecer uma grande durabilidade nos lugares mais remotos do planeta terra são marcas da fabricante inglesa Land Rover. Não é atoa que, mesmo com o primeiro modelo da marca sendo lançado em 1948, estima-se que mais de dois terços de todos os veículos lançados ainda estejam circulando.

Entre todos os modelos que a Land Rover lançou, nenhum consegue representar mais o verdadeiro estilo da marca do que o Defender, jipe este que foi produzido desde 1983 até 2016 e que agora pretende regressar completamente renovado no mercado mundial a partir deste ano.

História do Defender

O Defender que todos conhecemos possui um design completamente rústico, digno de jipe dos anos 80. Mas a grande pergunta é se este design sempre foi baseado no mesmo estilo de quando foi lançado, e a resposta é que sim!

No início da produção, o Defender não possuía esse nome, e sim os nomes de One Ten (110) e Ninety (90) lançado um ano depois do primeiro e o 127 que foi lançado em 1985, cada uma representando cada modelo da marca. O nome era completamente sugestivo, já que cada numeração indicava o tamanho do entre-eixos na medida de polegadas.

Porém foi em 1990 que a Land Rover decidiu adotar o nome Defender para os modelos, visto que os mesmos lançaram um novo veículo, o Discovery, e não queriam confundir o público, adotando assim os nomes de Defender 90, Defender 110 e Defender 130 (embora o entre-eixos fosse de 127 polegadas).

Não foi apenas com a conhecida e clássica carroceria de jipe que o Defender durou mais de três décadas, também fizeram versões derivadas de pick-up com cabine simples ou dupla, com todas as dimensões disponíveis. Seus motores sempre foram a gasolina ou a diesel, com o primeiro deles sendo um 2.8 a gasolina produzido pela BMW, depois outros motores a gasolina feitos pela própria Land Rover e Jaguar e, posteriormente com a aquisição da marca pela Ford, a marca americana passou a fabricar os motores turbodiesel e mais em seu final, os motores voltaram a ser fabricados pela Land Rover, mas desta vez utilizando o turbodiesel.

Desde seu lançamento, o Defender possuía a mesma plataforma, apenas com alguns levíssimos retoques com o decorrer dos anos até 2016, ano em que parou de ser fabricado devido a defasagem do modelo que, mesmo com um projeto antigo, ainda contava com muitos fãs e compradores ao redor do mundo.

Nova Defender

O modelo que durante tantos anos representou o que é ser um Land Rover original não poderia simplesmente sair da linha de produção e deixar tantos fãs órfãos e, pensando nisso, a marca decidiu renovar o veículo e trazer tudo de melhor que o Defender pode oferecer aos entusiastas do modelo em uma versão renovada no design e tecnologias empregadas, porém completamente antiga no quesito de sensação ao volante.

Para conseguir oferecer a melhor experiência possível para seus clientes, a Land Rover testou o novo Defender em 11 países diferentes, rodando cerca de 1.2 milhões de km em busca da perfeição. Para se ter uma idéia da quantidade de testes, a dinâmica do carro foi testada na Espanha, a estabilidade na Itália, resistência ao calor nos Emirados Árabes Unidos, durabilidade na Bélgica, aderência a solos com neve na Suécia, os testes em estradas off road foram feitos nos locais mais remotos dos EUA e nas estradas de cidade em Nova York e em Londres.

Embora suas primeiras aparições tenham sido camufladas, já é notório que mudanças drásticas foram feitas em seu exterior, embora o clássico estepe exposto continuará sendo propriedade do Defender nesta nova geração. Uma foto do interior demonstra que o estilo rústico que havia no cockpit do carro foi deixado para trás, adquirindo formas mais parecidas com os interiores de modelos atuais da Land Rover.

Nenhum detalhe sobre a motorização do novo modelo foi divulgada ainda, a Land Rover afirma que o foco do Defender será nos motores a gasolina e a diesel, indo completamente na contramão do que o mercado automobilístico procura nos dias atuais, mas indo de acordo com seus princípios. Há também a possibilidade que uma versão híbrida apareça em 2020, visto que a Jaguar Land Rover já anunciou que a partir de tal ano todos os lançamentos serão eletrificados.

Portanto, para todos os fãs da Defender é uma notícia um tanto quanto animadora a volta do veículo. Mesmo que seu design já não tenha mais os mesmos traços rústicos da geração anterior, o Defender carregará muito mais do que apenas o nome, mas também o legado sobre o que é ser um verdadeiro Land Rover.