O novo Chevrolet Onix 2020 foi revelado na China e a expectativa da estreia é em abril no Salão de Xangai. Em realidade, trata-se da última geração do Prisma que perde a nomenclatura para assumir do Onix em versão sedã com visual mais esportivo. A estratégia da Chevrolet é projetar a nível mundial o sucesso do modelo.
Baseado na plataforma GEM, a primeira opção de motor do novo Onix é 1.0 turbo, três cilindros, 115 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O outro traz motor 1.3 aspirado, quatro cilindros, 103 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. Ambos com câmbio automático de 6 marchas.
As dimensões do sedã Onix são maiores que do atual Prisma e mais próximas do Cobalt, com 4.474 m de comprimento, 1.730 m de largura, 1.471 m de altura e 2.60 m de distância entre eixos.
Esta nova proporção posicionará o Onix como rival direto dos modelos Toyota Etios Sedã, Nissan Versa, Volkswagen Virtus e Fiat Cronos.
O novo design se destaca pela robusta grade frontal em formato hexagonal que a altura dos faróis ganha um filete em vermelho e na região do para-choque recebe luzes diurnas em LED, bem como Spoiler na traseira e lanternas mais finas similares ao extinto Cruze.
Os vincos ficaram mais definidos e agressivos, especialmente no capô e nas laterais. O desenho das lanternas ficou mais afilado seguindo as linhas do carro. O resultado é um visual mais esportivo do que o convencional do Prisma.
Embora o visual exterior do novo Onix já foi apresentado, o interior ainda não foi revelado. A Chevrolet apenas divulgou que o novo design otimizará o espaço interno e a comodidade, incluindo tecnologias avançadas que proporcionam melhor conectividade e um desempenho eficiente inédito até então na categoria compacto.
O plano da Chevrolet é tornar o nome do Onix global aproveitando-se do sucesso de vendas alcançado na América do Sul.
No Brasil, por exemplo, o Chevrolet Onix foi o modelo mais vendido do país em 2018 com 210.458 unidades.
Como o desenvolvimento do Onix ficou sob a responsabilidade da engenharia chinesa o novo modelo será comercializado inicialmente no continente asiático e depois será lançado em 40 países diferentes, incluindo México, com algumas adaptações às preferências regionais.
Mas já se comenta que os novos motores do Onix também serão produzidos no polo industrial da Chevrolet em Joinville, Santa Catarina, certamente tendo em vista conquistar o mercado do Mercosul.
Seja como for, é de se esperar que a versão Onix sedã influencie a base da próxima geração do Onix original, o qual está enquadrado na categoria de compactos.
Ainda pouco se sabe sobre o novo Onix que tem previsão de lançamento no Brasil a partir do segundo semestre de 2019. Mesmo na China, os dados técnicos não foram revelados, apenas que o Onix sedã será em versão Redline com estilo esportivo, luz diurna e LED e rodas de liga leve 16 polegadas.
O mercado chinês abandonará a linha Prisma e mais quatro modelos de carrocerias ainda não revelados para adotar mundialmente a consagrada nomenclatura Onix como estratégia de marketing.
Quanto ao Brasil, fica a dúvida em saber se a linha Prisma será descartada.