A Porsche lançou no Brasil a nova geração do Panamera, trazendo atualizações significativas no design, tecnologia e motorização. Com foco na eletrificação, o sedã esportivo de luxo chega ao país em duas versões híbridas: o Panamera 4 E-Hybrid e o Panamera 4S E-Hybrid. As novidades não param por aí, com destaque para a nova suspensão ativa Porsche Active Ride, que aprimora o conforto e a performance de condução.
Pontos Principais:
O design do Panamera foi reformulado, mantendo as características marcantes do modelo, mas incorporando elementos modernos que reforçam sua proposta esportiva e imponente. O interior também passou por uma renovação completa, oferecendo uma experiência digital avançada, com controles integrados e tecnologias que visam tanto o motorista quanto os passageiros. Personalização e conforto continuam a ser pilares fundamentais no novo modelo.
Além das melhorias estéticas e tecnológicas, o desempenho do Panamera se destaca pelas versões híbridas que combinam eficiência e potência. Com maior autonomia elétrica, tempos de carregamento mais rápidos e uma experiência de direção dinâmica, o novo Panamera promete agradar tanto os entusiastas da marca quanto aqueles que buscam eficiência em um sedã de luxo.
A Porsche anunciou a chegada da nova geração do Panamera ao mercado brasileiro. Com uma série de atualizações tecnológicas e uma ênfase em recursos eletrificados, o sedã esportivo de luxo passa a ser oferecido em duas versões no país: o Panamera 4 E-Hybrid e o Panamera 4S E-Hybrid. As opções de motorização híbrida representam um passo importante na estratégia de eletrificação da montadora, que busca aumentar a eficiência sem sacrificar o desempenho esportivo.
As versões disponíveis no Brasil serão o Panamera 4 E-Hybrid, com potência de 470 cv, e o Panamera 4S E-Hybrid, que entrega 544 cv. Ambas as versões oferecem uma autonomia elétrica significativamente aumentada, maior capacidade de bateria e tempos de carregamento mais curtos, comparados à geração anterior. Os preços sugeridos são de R$ 803.000 para a versão 4 E-Hybrid e R$ 922.000 para a 4S E-Hybrid.
Além das melhorias no conjunto motriz, o modelo incorpora novos recursos tecnológicos, incluindo um sistema de suspensão ativa que promete elevar os níveis de conforto e desempenho dinâmico. Segundo a Porsche, o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride é um dos principais destaques dessa nova geração.
O novo Panamera mantém as proporções características do modelo, mas traz atualizações significativas no design. A carroceria do veículo, que mede 5.052 mm de comprimento, 1.937 mm de largura e 1.423 mm de altura, foi redesenhada para reforçar a identidade visual do sedã esportivo de luxo. Uma entrada de ar adicional acima da placa frontal, assim como entradas de ar laterais mais largas, destacam o novo design da dianteira.
O modelo também vem equipado com faróis de LED Matrix como item de série. Há a opção de equipar o Panamera com o sistema de iluminação HD Matrix LED de alta resolução, que oferece recursos de iluminação como iluminação dedicada de faixa e alcance de até 600 metros. O sistema promete melhorar a visibilidade e a segurança em diversas condições de direção.
Na parte traseira, a ausência de moldura na janela, os ombros elevados e a nova lanterna tridimensional contribuem para uma silhueta mais moderna. As novas rodas oferecidas pela Porsche também proporcionam opções de personalização adicionais, permitindo que os compradores configurem o veículo conforme suas preferências.
O interior do Panamera foi completamente renovado, com um forte foco na digitalização e na funcionalidade para o motorista e passageiros. O cockpit Porsche Driver Experience combina elementos analógicos e digitais, criando um ambiente focado no motorista. O painel de instrumentos curvo de 12,6 polegadas apresenta as principais informações de condução de forma clara e moderna.
A alavanca seletora de marchas foi reposicionada à direita do volante, deixando os comandos de modo de direção, como Normal, Sport e Sport Plus, ao alcance do motorista sem a necessidade de desviar o olhar da estrada. Essa configuração visa aumentar a praticidade e a segurança durante a condução.
Outro destaque é o display opcional para o passageiro, que oferece uma tela de 10,9 polegadas. Essa tela exibe dados de desempenho do veículo e pode ser personalizada, permitindo ao passageiro controlar o sistema de infotainment sem distrair o motorista. Para evitar a distração do condutor, o display do passageiro foi projetado para ser visível apenas do assento do passageiro.
A nova geração do Panamera inclui uma série de sistemas de assistência e conectividade, ampliando as capacidades tecnológicas do modelo. O Apple CarPlay® e o Android Auto vêm integrados de fábrica, permitindo a conexão direta entre smartphone e veículo. Isso melhora a experiência de usabilidade e facilita o acesso a aplicativos e dados de navegação.
O modelo também traz equipamentos de série como suspensão a ar de dois estágios, faróis de matriz de LED e um compartimento refrigerado para smartphone, com função de carregamento indutivo. Além disso, foi implementado um filtro de poeira fino, equipado com uma função de recirculação de ar automática baseada em GPS, que melhora a qualidade do ar no interior do veículo.
A Porsche incluiu também novos sistemas de assistência ao motorista, que ajudam na condução em diversas situações. Esses recursos buscam melhorar a segurança e o conforto em viagens longas, otimizando a condução tanto em rodovias quanto em ambientes urbanos.
O Panamera 4 E-Hybrid vem equipado com um motor V6 biturbo de 2.9 litros, que gera 304 cv, e um motor elétrico de 190 cv, resultando em uma potência combinada de 470 cv. O torque máximo é de 650 Nm, e o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 280 km/h. A nova bateria de alta voltagem oferece 45% mais capacidade do que a geração anterior, aumentando a autonomia elétrica para 63 km, segundo os padrões do Inmetro.
O Panamera 4S E-Hybrid, por sua vez, é focado em oferecer uma experiência de condução mais dinâmica. Equipado com o mesmo motor V6 biturbo de 2.9 litros, mas ajustado para gerar 353 cv, o modelo alcança uma potência combinada de 544 cv e torque máximo de 750 Nm. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 290 km/h.
Ambas as versões contam com um novo carregador On-Board-AC de 11 kW, que reduz o tempo de carregamento para 2h39. A Porsche também oferece o serviço de instalação do carregador na residência do cliente, facilitando a transição para veículos híbridos.
Um dos principais destaques tecnológicos do novo Panamera é o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride. Esse sistema utiliza amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, operados por uma bomba hidráulica elétrica. A tecnologia permite ajustar o comportamento dos amortecedores em tempo real, com o objetivo de maximizar o conforto e a estabilidade do veículo.
A suspensão ativa é capaz de manter a carroceria do veículo estável mesmo em manobras dinâmicas, como frenagens bruscas ou curvas acentuadas. Além disso, o sistema absorve as irregularidades do piso, oferecendo uma condução mais suave em diferentes tipos de terreno. Em modos de condução mais esportivos, o Porsche Active Ride ajusta a suspensão para manter uma conexão mais firme com a estrada, otimizando o desempenho em curvas.
O sistema também possui um recurso que permite inclinar o veículo em curvas, semelhante ao comportamento de uma motocicleta, melhorando a aderência e o controle. Quando estacionado, a suspensão ativa eleva o veículo para facilitar o acesso ao interior.
Fonte: Porsche.