Novo Range Rover Sport é lindo

O Novo Range Rover Sport, além de ser um carro lindo, é um os carros mais completos disponíveis no mercado automobilístico. Desde sua versão de entrada conta com recursos exclusivos e de alto luxo, além de um sistema de segurança e tecnologia privilegiado.
Publicado em Carros dia 4/07/2018 por Alan Corrêa

O novo Range Rover Sport, além de ser um carro lindo, é um os carros mais completos disponíveis no mercado automobilístico. Desde sua versão de entrada conta com recursos exclusivos e de alto luxo, além de um sistema de segurança e tecnologia privilegiado.

Preço de carro de luxo<h/2>

O preço inicial do modelo é de R$ 435.300, mas pode subir mais de 250 mil nas versões mais avançadas e com todos os opcionais que a marca oferece, como a versão top de linha que parte de R$ 699.990. Propriamente um carro de altíssimo luxo.

Possibilidades de motorização muito versátil

Como o modelo conta com muitas versões, também deixa aberta a possibilidade de diversas motorizações, e em todas elas a tração é 4WD.

A mais básica é composta pelo motor 2.0L Si4 Gasolina, com 300 cv de potência, torque máximo de 400 Nm e câmbio automático de 8 velocidades. Mas o melhor desse motor é que ele é híbrido, ou seja, funciona em conjunto com um motor elétrico de 85kW. Trabalhando em conjunto os motores podem proporcionar até 404 cv de potência.

A segunda opção já dá um salto qualitativo enorme, com o motor 3.0L SDV6 Diesel, com 306 cv de potência, torque máximo de 700 Nm e o mesmo câmbio automático de 8 velocidades.

Em relação à motorização seguinte a desproporção é ainda maior, um motor 4.4L SDV8 Diesel, com 339 cv de potência, torque máximo de 740 Nm e câmbio automático de 8 velocidades.

Por fim, o motor 5.0L V8 Supercharged Gasolina, com impressionantes 525 cv de potência e torque máximo de 625 Nm, com a mesma transmissão automática de 8 marchas. Neste caso a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 5,3 segundos.

Destaque do motor híbrido

Um dos grandes destaques desse modelo: o primeiro com motor híbrido da marca. Combinado com o motor Si4 Ingenium 2.0L, o motor elétrico de alta capacidade de 85 kW pode oferecer um excelente recurso contra a emissão de poluentes.

O veículo pode funcionar com os motores de maneira independente ou conjunta, com a configuração que o motorista preferir. No modo Híbrido o sistema reconhecerá a necessidade do motor a gasolina, priorizando o motor elétrico sempre que este seja suficiente.

Se utilizado apenas o motor elétrico, o modelo terá uma autonomia aproximada de 51 km, segundo testes realizados na Europa. O carregamento é bem simples, basta conectar a uma tomada doméstica e em 7hs e 30 min. a bateria (alta capacidade de 13 kWh) do motor estará recarregada.

Características de um verdadeiro esportivo

O modelo reúne as principais características de um verdadeiro esportivo. Em primeiro lugar um sistema de suspensão incrível: a ar e eletrônica. Com ela o veículo possui uma articulação completa sobre as rodas, mudando de altura e permitindo a ligação cruzada entre elas, mantendo sempre as quatro no chão, mesmo em superfície irregular.

O Range Rover Sport também traz um conjunto adicional de marchas reduzidas que permite atravessar qualquer tipo de terreno e obstáculo, evitando que as rodas derrapem em terrenos escorregadios.

Ao par disso o sistema do veículo conta também com a exclusiva tecnologia Terrain Response, que possibilita escolher a forma de dirigibilidade mais adequada para cada ocasião, sendo as opções: conforto, grama/cascalho/neve, lama e sulcos, areia e ECO.

Em conjunto com esse sistema trabalha um outro, o All Terrain Progress Control (ATPC), pelo qual o motorista pode definir uma velocidade constante para o veículo, entre 1,6 km/h e 30 km/h, em terrenos escorregadios, de modo que possa se concentrar na direção sem se preocupar com a aceleração.

Outro recurso importante para quem pretende utilizar o veículo para off-road é o Adaptive Dynamics e o Dynamic Response, tecnologias que monitoram constantemente o movimento do veículo e proporcionam mais estabilidade à carroceria, evitando que os ocupantes sintam demasiadamente as trepidações da via. Eles também são capazes de identificar terrenos off-road e otimizar o amortecimento, controlando os eixos dianteiro e traseiro isoladamente.

E por fim, o sistema Wade Sensing, que se utiliza de sensores ultrassônicos para avisar ao motorista a profundidade na qual o veículo está imerso, e cujo limite é de 85cm. O sistema informa por meio de um gráfico, em tempo real, na tela touchscreen. Esse recurso só está disponível com o Sistema de Câmeras 360o.

O modelo possui um porta-malas enorme, que fica ainda maior com o rebatimento dos assentos traseiros (cada um independente). Com 5 lugares a capacidade é de 780 litros, com 4 lugares é de 1.152 litros, com 3 lugares é de 1.313 litros e com 2 lugares sobe para 1.686 litros.

Tecnologia incomparável do sistema Multimídia

O novo Range Rover Sport tem uma das melhores tecnologias multimídia do mercado automobilístico no momento. Com sistema 100% digital em 3 telas de alta resolução, a interação com o motorista é perfeita.

Para começar ele traz duas telas touchscreen de 10 polegadas que atuam conjuntamente no centro do painel do veículo. Por elas é possível ver todas as principais informações e ainda interagir com os recursos adicionais ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível utilizar o sistema de navegação na tela superior, e na inferior controlar a temperatura da cabine e dos assentos.

Além dessas duas telas o modelo conta com uma outra no painel de instrumentos com 12,3 polegadas também de alta definição. Ela apresenta informações diversas sobre condução, entretenimento, navegação, telefonia e mídia.

Parte desses recursos podem ser controlados pelos botões no volante, também sensíveis ao toque, que ficam “escondidos” até serem tocados, quando acendem suas luzes.

Como se três telas não fossem suficientes, o modelo conta com um opcional que é o Head-up Display, pelo qual é possível projetar no para-brisas os principais dados do veículo, como a velocidade, marcha selecionada e navegação.

Outro opcional é o sistema de Entretenimento dos Assentos Traseiros, que podem contar com duas telas de 8 polegadas ou duas telas articuladas de 10 polegadas. O sistema inclui o status de viagem com detalhes sobre o tempo e a distância até o destino. Além disso, o sistema traz um par de fones de ouvido WhiteFire digitais sem fio, conexões HDMI, Mobile High Definition Link (MHL) e USB.

Por fim, o sistema de áudio que pode contar, na versão top de linha, com até 23 alto-falantes e 1 subwoofer. A sensação dentro da cabine é como se a música tomasse forma, uma experiência quase em 3D.

Sistema de segurança que assiste ao motorista continuamente

O novo Range Rover Sport traz inúmeros recursos e sistemas de segurança que assistem ao motorista a todo momento. Um desses sistemas é o Piloto Automático com Limitador de Velocidade. Com ele é possível manter uma determinada velocidade sem precisar manter o acelerador pressionado, evitando a fadiga do motorista.

Outro sistema é o Aviso de Afastamento da Faixa de Rodagem, que funciona por meio de sensores estrategicamente posicionados e que indicam ao motorista, por meio de avisos visuais e sonoros, que o veículo está saindo da rota correta e invadindo a faixa ao lado.

Como opcional o modelo também oferece o Piloto Automático Adaptativo com Assistência em Congestionamentos e a Frenagem de Emergência de Alta Velocidade. Esse sistema com nome complexo na verdade é bem simples. Ele permite que o Piloto Automático possa ser utilizado em perímetro urbano, pois consegue identificar o veículo à frente e reduzir automaticamente a velocidade, sem a intervenção do motorista, acionado o freio. Além disso, ele também pode funcionar em altas velocidades, acionado o freio caso um obstáculo surja à frente, antes mesmo do motorista pisar no pedal de freio.

O modelo ainda conta com diversos outros recursos como: Monitor de Fadiga do Motorista, Monitor de Pontos Cegos, Assistente de Manutenção de Faixa, Assistente de Pontos Cegos, Sensores de Estacionamento 360o, Sistema Avançado de Câmeras 360o, Detecção de Tráfego em Ré, Monitor de Saída Livre, Park Assist, Activity Key, Abertura da tampa do porta-malas por gestos.

Além disso tudo ainda traz como sistema de segurança: Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Tração (ETC), Controle de Frenagem em Curvas (CBC), Controle de Estabilidade Antirrolagem (RSC), Assistência a Frenagens de Emergência (EBA), Acionamento do pisca-alerta em caso de frenagem.

Versões e itens de série

Uma enorme lista de itens de série é comum a todas as versões:

 

Outros itens são específicos de cada versão. Na versão de entrada, chamada de S, estão na lista os seguintes itens:

 

 

Na versão que segue a este, a SE, os itens de série específicos são:

 

 

A próxima é a versão HSE, cuja lista aumenta bastante:

 

 

A versão seguinte, HSE Dynamic, conta com os itens:

 

 

A versão Autobiography Dynamic é ainda mais completa, contando com:

 

 

Por fim, a versão top de linha, a SVR, traz além dos itens de série: