Equipado com o mesmo motor de 300 cv, o novo Renault Mégane foi todo modificado para encarar o circuito de Nürburgring.
O Renault Mégane R.S. Trophy-R estabeleceu um novo recorde de 07’40’’100 no percurso de 20,600 km da Nordschleife (ou seja, 07’45’’389 na volta completa oficial de 20,832 km).
Na tradição da Renault Sport, esta nova geração do MÉGANE R.S. TROPHY-R deve sua performance exclusivamente à potência pura, com o mesmo motor de 300 cv do Mégane R.S. Trophy, lançado no início de 2019. O MÉGANE R.S. TROPHY-R foi desenvolvido como um carro de corrida e ágil, por uma equipe reduzida e dedicada, que se concentrou em três pilares: redução máxima do peso (até 130 kg em comparação com o Mégane R.S. Trophy sem opcionais), aerodinâmica retrabalhada e evolução mais radical de seus semieixos.
O resultado é expressivo: em 5 de abril de 2019, o MÉGANE R.S. TROPHY-R estabeleceu um novo recorde oficial absoluto e um tempo de referência para um veículo compacto de série no anel norte (Nordschleife) do Circuito de Nürburgring, mundialmente reconhecido como referência para a avaliação de performance automotiva. Ele percorreu os 20,600 km em 07’40’’100, e os 20,832 km da volta completa oficial em 07’45’’389.
A história do Mégane R.S. e do “Ring” perdura há mais de 10 anos. Ela começou em 2008, com o primeiríssimo recorde na categoria tração dianteira de série: o Mégane R.S. R26.R completou a volta em 8’17’’. Um recorde batido 3 anos mais tarde, em 2011, pela segunda geração do Mégane R.S. na versão Trophy, sob o comando do piloto Laurent Hurgon (8’07’’97). Em 2014, o piloto conseguiu reduzir o tempo pela primeira vez para menos de 8 minutos (7’54’’36) com a versão Trophy-R do Mégane III R.S.. Foi ele quem pilotou a novíssima geração do MÉGANE R.S. TROPHY-R para estabelecer este novo recorde de referência, em uma caça ao melhor tempo onde cada segundo fica ainda mais difícil de ganhar.
O MÉGANE R.S. TROPHY-R será comercializado antes do final de 2019 (na gringa), com uma série limitada a algumas centenas de unidades e fará sua primeira aparição pública na sexta-feira, 24 de maio de 2019, às vésperas do Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, sob o comando de Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg, pilotos da Equipe Renault de F1.
A Renault Sport contou com o apoio de parceiros especialistas, como Akrapovič para o sistema de escape, Brembo para os freios, Bridgestone para os pneus, Öhlins para os amortecedores, e Sabelt para os bancos tipo concha.
O Circuito de Nordschleife tem agora um novo percurso oficial. Até 2019, a maioria dos recordes foi registrada no percurso de 20,600 km, iniciando a cronometragem ao final da zona T13 e terminando a cronometragem na linha de largada/chegada. A partir de 2019, o percurso oficial segundo o Nürburgring é a volta completa de 20,832 km, com início e fim da cronometragem na linha de largada/chegada (início do T13). Por isso, a cronometragem do Mégane R.S. Trophy-R foi registrada na categoria de “carros compactos” (veículos de série sem modificações).