Novo super radar de trânsito pode aumentar número de multas em SP

O impacto esperado dos radares Doppler é uma redução das infrações de trânsito devido à dificuldade de os motoristas burlarem a detecção, uma vez que o radar consegue monitorar a velocidade dos veículos a uma distância considerável antes e depois de passarem pelo dispositivo. A longo prazo, espera-se que essa tecnologia contribua para um ambiente de trânsito mais seguro e menos propenso a acidentes e infrações, alinhando-se com políticas mais amplas de segurança viária e gestão de tráfego urbano.
Publicado em Notícias dia 17/05/2024 por Alan Corrêa

A cidade de São Paulo está implementando uma nova forma de fiscalização de trânsito por meio da tecnologia de radares Doppler. Esses dispositivos utilizam ondas eletromagnéticas para medir a velocidade dos veículos a distâncias consideráveis, permitindo a detecção de infrações sem a necessidade de marcas físicas no pavimento.

Os radares Doppler são capazes de medir a velocidade dos veículos a até 100 metros antes e depois do ponto de fiscalização, o que representa um avanço significativo em relação aos métodos tradicionais, que geralmente requerem que os veículos passem diretamente sobre um sensor. A tecnologia Doppler foi desenvolvida com base nos estudos de Christian Andreas Doppler, um físico austríaco do século XIX, que descobriu que o movimento de um objeto altera a frequência das ondas emitidas ou refletidas por ele.

O uso dessa tecnologia em São Paulo visa combater uma prática comum entre os motoristas: reduzir a velocidade apenas ao se aproximar dos radares e depois acelerar. Com os radares Doppler, essa manobra se torna ineficaz, pois o radar tem a capacidade de medir a velocidade do veículo mesmo a uma distância considerável do equipamento.

Além de medir a velocidade, os radares Doppler também podem detectar outras infrações de trânsito, como avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, tráfego na contramão e conversões proibidas. Essa capacidade múltipla torna os radares Doppler uma ferramenta valiosa para as autoridades de trânsito, pois permite uma fiscalização mais abrangente com menos equipamentos.

Radar de tráfego de veículos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Radar de tráfego de veículos (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os radares são descritos como não intrusivos, uma vez que não requerem intervenção no pavimento ou obstruções frequentes para manutenção, diferentemente de outros sistemas de fiscalização que necessitam de instalação física no local. Isso facilita a implementação em grandes cidades, onde a interrupção do tráfego para instalação e manutenção de equipamentos pode causar transtornos significativos.

A implementação dos radares Doppler em São Paulo está sendo realizada em etapas, com previsão de conclusão até o início do próximo ano. Atualmente, a cidade conta com sete radares do tipo em operação, que já não estão mais em fase de testes.

Embora haja expectativas de que o número de multas possa aumentar devido à maior eficácia dos radares Doppler, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo esclarece que o objetivo dos radares não é aumentar as multas, mas sim melhorar a segurança no trânsito. A CET também afirma que não há planos de aumentar o número de radares além dos já instalados.

A adoção da tecnologia Doppler para fiscalização de trânsito é parte de um movimento mais amplo de modernização e aumento da segurança nas estradas. À medida que mais cidades reconhecem os benefícios dessa tecnologia, é provável que seu uso se torne mais difundido em todo o país, contribuindo para a redução de acidentes e infrações de trânsito.

*Com informações de Bol.