Novo Toyota GR 86 tem tração traseira e motor 235 cv para agradar puristas

O motor que equipa o novo GR 86 foi atualizado e passa de 2.0 para 2.4 boxer, passando a oferecer desempenho superior e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3s. Ainda naturalmente aspirado, o motor de quatro cilindros horizontalmente opostos produz 235 cv a 7.000 rpm, e 25,4 kgfm de torque a 3.700 rpm na versão japonesa do carro.
Publicado em Carros dia 12/04/2021 por Alan Corrêa

O famoso cupê esportivo Toyota GT 86 passa a ser Toyota GR 86, nessa nova geração o nome só mudou para fazer alusão à Gazoo Racing e se unir aos GR Supra e GR Yaris.

O Toyota GR 86 ainda é um pequeno esportivo de duas portas com tração traseira e a mesma motorização do cupê BRZ da Subaru. O que mudou nessa segunda geração foi a redução do peso, usando teto e painéis da carroceria em alumínio e a rigidez torcional que aumentou em 50%.

O lançamento do novo Toyota GR 86 será no final deste ano, primeiro no Japão, e ao longo de 2022 o modelo deve chegar a outros mercados internacionais, sem qualquer possibilidade de ser lançado no Brasil.

Conheça o novo Novo Toyota GR 86

O novo cupê GR 86 foi desenvolvido em conjunto com a Subaru BRZ, os dois compartilham a mesma plataforma, motores e até mesmo muito do design exterior.

Com seus 4,26 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,31 m de altura e entre-eixos de 2,57 m, o GR 86 recebeu nova grade dianteira maior e retangular, enquanto o novo para-choque deixa a frente mais longa e os faróis de LED aumentaram e ganharam luzes diurnas de leds. A traseira ainda ganhou lanternas mais envolventes.

Do lado de dentro não houve muita mudança e acaba sendo idêntico ao seu modelo-irmão BRZ, exceto pelo estofamento ligeiramente diferente e do emblema GR no volante. Ambos possuem o mesmo painel de instrumentos digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 8 polegadas. Até mesmo o pacote de tecnologia EyeSight Driver Assist presente no novo GR 86 é da Subaru. O pacote inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

O motor que equipa o novo GR 86 foi atualizado e passa de 2.0 para 2.4 boxer, passando a oferecer desempenho superior e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3s. Ainda naturalmente aspirado, o motor de quatro cilindros horizontalmente opostos produz 235 cv a 7.000 rpm, e 25,4 kgfm de torque a 3.700 rpm na versão japonesa do carro.

Por fim, a suspensão é do tipo McPherson na dianteira e independente duplo-a na traseira, com ambos os eixos ligados a rodas de 18 polegadas envolvidas em pneus 215/40.