Novo Volkswagen Golf R 2021 tem motor 2.0 turbo

Por aqui os carros hatch tem perdido espaço para os SUVs, enquanto em outros países as novas versões do Golf já aparecem, a oitava geração do hatch terá uma versão mais potente com o Volkswagen Golf R 2021, que pode até chegar a vir para o Brasil.
Publicado em Notícias dia 4/11/2020 por Alan Corrêa

Por aqui os carros hatch tem perdido espaço para os SUVs, enquanto em outros países as novas versões do Golf já aparecem, a oitava geração do hatch terá uma versão mais potente com o Volkswagen Golf R 2021.

A pergunta que se repete é “será que ele pode até chegar a vir para o Brasil?”, a resposta é praticamente Não, sem preços divulgados até o momento, as chances de ver a versão R da oitava geração do Golf no Brasil são quase zero, a Volks deve trazer somente a variante GTI e híbrida plug-in GTE para nosso mercado, se vier.

A Volkswagen revelou a última geração do novo Golf R. Este carro possui 315 cavalos de potência, 27 a mais do que o modelo americano anterior, bem como 310 libras-pés de torque. Com tração nas quatro rodas 4Motion® padrão, o Golf R pode acelerar de 0 a 62 mph em apenas 4,7 segundos, em seu caminho para uma velocidade máxima de 250 km/h. O carro estará à venda nos EUA como um modelo 2022 no final de 2021.

Outras características de destaque do novo Golf R incluem um sistema de tração nas quatro rodas 4Motion de vetorização de torque recentemente desenvolvido e um Vehicle Dynamics Manager.

A nova configuração 4Motion apresenta controle seletivo de torque das rodas no eixo traseiro – o novo diferencial traseiro distribui a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, e também entre as duas rodas traseiras. Isso permite aumentar significativamente a agilidade do Golf R, principalmente nas curvas. Como uma inovação mundial, a tração nas quatro rodas também é conectada em rede por meio de um Vehicle Dynamics Manager (VDM) com outros sistemas de engrenagem de rolamento, como os bloqueios de diferencial eletrônicos (XDS®) e o sistema de amortecimento adaptativo DCC®. Graças a esta estreita integração dos diferentes sistemas, o novo Golf R oferece tração ideal, manuseio neutro com o maior nível de precisão e máxima agilidade e prazer de dirigir.

O design exterior do novo Golf R inclui um novo pára-choque dianteiro com um divisor de estilo automobilístico e grades de entrada de ar específicas para R, com elementos pretos de alto brilho. No topo da grade do radiador, o Golf apresenta uma barra transversal azul que se acende como uma faixa de LED assim que o motor liga e se estende até os pára-lamas para atuar como luzes diurnas.

O equipamento interior do Golf R também foi personalizado e aprimorado. O motorista e o passageiro dianteiro sentam-se em bancos esportivos de última geração, com superfícies de assento em couro Nappa que apresentam elementos de aparência de carbono com detalhes em azul nas seções laterais, bem como um logotipo R azul no encosto. O volante esportivo aquecido e multifuncional em couro também recebeu um design específico, com remos DSG ergonômicos, costuras contrastantes em azul e um botão R para seleção direta dos diversos perfis de direção. Um pressionamento mais forte do botão R também ativa o perfil Race diretamente. Como outros modelos de golfe de oitava geração, o Golf R apresenta controles de “toque” no volante com feedback tátil.

O motor também possui válvula de distribuição variável em ambos os cames de admissão e escape, com levantamento de válvula variável no lado de escape. Esta solução permite um controle otimizado das trocas gasosas em relação ao desempenho, consumo e emissões de gases de escape. O motor transfere sua potência para a transmissão manual de 6 velocidades padrão – um recurso fundamental para os mercados dos EUA e Canadá – ou uma transmissão automática de dupla embreagem DSG de 7 velocidades opcional.