O Volkswagen Golf R 2022 não só tem o papel de opção mais cara e esportiva do hatchback médio, como também é a variante mais potente já produzida do carro, com 320 cv vindos de seu motor 2.0 TSI.
Na Inglaterra o novo Golf R já foi revelado e partirá de 39.270 libras (cerca de R$ 272.000 em conversão direta), ficando cerca de 1.000 libras mais caro do que Audi S3 de 310 cv, Mercedes-AMG A35 com 306 cv e BMW M135i também de 306 cv.
Até agora, o Golf mais potente que a VW produziu era o Clubsport S com seus 310 cv, oferecido como uma versão limitada a 400 unidades. Agora o Volkswagen Golf R 2022 aumenta este limite para 320 cv potência e 42,8 kgfm de torque entregues às quatro rodas pelo sistema de tração integral 4Motion, o que faz com que acelere de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tenha velocidade máxima de 250 km/h. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de dupla embreagem e 7 posições (com caixa banhada em óleo).
O novo modelo tem quatro tubos de escape proeminentes no para-choque com difusor de ar pronunciado. Aliás, o escape pode ser da grife Akrapovic como opcional, e o Golf R ainda pode receber sistema de som da Harman-Kardon, rodas de 19 polegadas, aerofólio alto, retrovisores metalizados e um pacote que eleva a velocidade máxima para 270 km/h.
Estruturalmente, o hot hatch germânico adotou um novo conjunto de suspensão com altura 20 mm menor, mas mantém o uso de suspensão MacPherson na dianteira e multi-link na traseira.
Na frente, os freios passam a ter pinças de alumínio com duplo pistão, bem como discos de 14,1 polegadas, enquanto os traseiros possuem 13 polegadas.
Para deixar o Golf R com mais adrenalina, o programa do controle dinâmico de chassi foi aprimorado e o motorista tem quatro modos de condução: Comfort, Sport, Race e Individual. Contudo, o destaque do Golf R 2021 é o modo Drift, que permite tração 100% traseira.
A lista de equipamentos é extensa, a frente tem o bocão, enquanto o interior vem com a Discover Media de 10 polegadas e cluster digital de 12,3 polegadas. Volante esportivo, iluminação em LED azul e alavanca de marchas “Porsche” fazem parte do pacote.
O Golf R recebe um novo para-choque com difusor de ar inspirado em carros de pista, grades exclusivas para a versão e acabamento em preto brilhante no exterior.
Do lado de dentro, a cabine traz as linhas que já vimos no Golf GTI, mas com pequenas alterações, como o botão R no volante, para acionar o Race Mode, e o acabamento azul no console e nas portas. Contará com central multimídia de 10″, painel de instrumentos digital e até um touchpad no volante multifuncional. Terá como opcional o acabamento de couro Nappa.