Novo VW Polo traz potência e tecnologia

O novo Volkswagen Polo está completamente renovado e modernizado. Pouca coisa restou de sua geração anterior, a bem dizer apenas o nome. Agora o modelo conta com muita tecnologia, itens de segurança e conforto que nunca teve antes, e um motor Turbo 1.0 muito econômico aliado ao câmbio automático.
Publicado em Carros dia 6/07/2018 por Alan Corrêa

O novo Volkswagen Polo está completamente renovado e modernizado. Pouca coisa restou de sua geração anterior, a bem dizer apenas o nome. Agora o modelo conta com muita tecnologia, itens de segurança e conforto que nunca teve antes, e um motor Turbo 1.0 muito econômico aliado ao câmbio automático.

Preço compatível e justo

O novo Polo tem 4 versões, sendo que a de entrada tem seu preço inicial perto dos R$ 50.490, enquanto a versão top de linha parte de R$ 72.990, aproximadamente.

Na versão top de linha as cores disponíveis são: preta, branca e vermelha (sólidas); azul, cinza e dois tons de prata (metálicas). A única que não tem valor adicional é a preta.

Possibilidades de motorização

O novo Polo conta com três possibilidades de motor. O primeiro é o 1.0L MPI de 75 cv de potência acompanhado do câmbio manual de 5 velocidades. Disponível apenas para a versão de entrada.

A segunda opção já conta com mais potência, é o motor 16.L MSI de 110 cv de potência, também com o câmbio manual de 5 velocidades. Como o anterior, disponível apenas para a versão de entrada.

E por fim temos o chamado motor 200 TSI, que apesar de ser 1.0 pode entregar até 116 cv de potência e um torque máximo de 200 Nm, aliado ao câmbio automático de 6 velocidades. Essa motorização é a que integra as versões Confortline e Highline.

Painel de controle 100% digital

Uma das grandes mudanças que o novo Polo recebeu foi na parte de tecnologia. Agora, por exemplo, ele conta com um painel de controle 100% digital que pode mostrar as informações em 2D ou 3D numa tela de 10,2 polegadas.

Entre outras coisas, essa tela conta com sistema de navegação que, quando ativado, desloca o conta giros e velocímetro um pouco mais para o lado para deixar mais espaço para o mapa.

Central multimídia de última geração

Outro avanço tecnológico dessa nova geração do Polo é da central multimídia, que agora conta com tela touchscreen de 8 polegadas, com ampla conectividade com smartphones pelo Apple CarPlay e Android Auto. Sua conexão bluetooth permite o uso de até dois celulares ao mesmo tempo.

Além disso, ela conta com câmera de ré (nas versões Confortline e Highline) de alta definição, o que facilita muito as manobras de estacionamento.

Outro elemento que compõe esse conjunto é o volante multifuncional, pelo qual é possível controlar boa parte dos recursos do veículo: computador de bordo, infotainment, comando de voz para operar telefone e sistema de navegação, e selecionar mídias.

Kessy and Go

O sistema Kessy and Go permite que o acesso ao veículo seja feito sem a necessidade do uso da chave, basta que ela esteja ao alcance dos sensores. Para dar a partida também não precisa pegar a chave, ao toque do botão de partida o motor é acionado. Disponível apenas para as versões Confortline e Highline.

Sistema de segurança privilegiado

O novo Polo também conta com bons itens de segurança. Ele traz os dois airbags frontais exigidos por lei e ainda mais dois laterais para proteger os ocupantes da frente em caso de colisão.

Traz ainda Detector de fadiga, sistema que consegue perceber pelas reações do motorista quando o cansaço está falando mais alto, emitindo sinais visuais e sonoros de que é o momento de fazer uma pausa.

Outro sistema útil é o monitoramento de pressão dos pneus, indicando na tela da central multimídia se há necessidade de calibrar algum dos pneus. Isso não só ajuda a evitar acidentes, mas também reduz o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes.

Outra ferramenta fantástica é o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que ajuda o motorista a não perder o controle sobre o veículo em situações de emergência e imprevistos. O sistema é capaz de perceber quando há perda da estabilidade, desacelerando o motor e acionando os freios individualmente.

E, por fim, conta ainda com o Cornering Ligth, sistema que amplia a iluminação pelos faróis de neblina. Ou seja, quando a seta é acionada ou o volante é virado, o sistema acende o farol do lado para onde se está fazendo a curva, aumentando a luminosidade daquele lado.

Versão de entrada 1.0 e 1.6

A versão de entrada do novo Polo pode contar com os motores 1.0 MPI ou 1.6 MSI, ambos com câmbio manual de 5 velocidades. O preço aproximado dela é R$ 50.490 (motor 1.0) e R$ 56.990 (motor 1.6). A lista dos itens de série segue abaixo:

 

Versão Confortline 200TSI

 

A versão Confortline tem como única opção de motor o 200TSI, com preço inicial aproximado de R$ 67.990, com os seguintes itens de série:

 

 

Versão Highline 200TSI

 

Como na versão anterior, a Highline só conta com o motor 200TSI de câmbio automático, com preço inicial sugerido de R$ 72.990, e com os itens de série: