O novo Volkswagen Polo está completamente renovado e modernizado. Pouca coisa restou de sua geração anterior, a bem dizer apenas o nome. Agora o modelo conta com muita tecnologia, itens de segurança e conforto que nunca teve antes, e um motor Turbo 1.0 muito econômico aliado ao câmbio automático.
Preço compatível e justo
O novo Polo tem 4 versões, sendo que a de entrada tem seu preço inicial perto dos R$ 50.490, enquanto a versão top de linha parte de R$ 72.990, aproximadamente.
Na versão top de linha as cores disponíveis são: preta, branca e vermelha (sólidas); azul, cinza e dois tons de prata (metálicas). A única que não tem valor adicional é a preta.
Possibilidades de motorização
O novo Polo conta com três possibilidades de motor. O primeiro é o 1.0L MPI de 75 cv de potência acompanhado do câmbio manual de 5 velocidades. Disponível apenas para a versão de entrada.
A segunda opção já conta com mais potência, é o motor 16.L MSI de 110 cv de potência, também com o câmbio manual de 5 velocidades. Como o anterior, disponível apenas para a versão de entrada.
E por fim temos o chamado motor 200 TSI, que apesar de ser 1.0 pode entregar até 116 cv de potência e um torque máximo de 200 Nm, aliado ao câmbio automático de 6 velocidades. Essa motorização é a que integra as versões Confortline e Highline.
Painel de controle 100% digital
Uma das grandes mudanças que o novo Polo recebeu foi na parte de tecnologia. Agora, por exemplo, ele conta com um painel de controle 100% digital que pode mostrar as informações em 2D ou 3D numa tela de 10,2 polegadas.
Entre outras coisas, essa tela conta com sistema de navegação que, quando ativado, desloca o conta giros e velocímetro um pouco mais para o lado para deixar mais espaço para o mapa.
Central multimídia de última geração
Outro avanço tecnológico dessa nova geração do Polo é da central multimídia, que agora conta com tela touchscreen de 8 polegadas, com ampla conectividade com smartphones pelo Apple CarPlay e Android Auto. Sua conexão bluetooth permite o uso de até dois celulares ao mesmo tempo.
Além disso, ela conta com câmera de ré (nas versões Confortline e Highline) de alta definição, o que facilita muito as manobras de estacionamento.
Outro elemento que compõe esse conjunto é o volante multifuncional, pelo qual é possível controlar boa parte dos recursos do veículo: computador de bordo, infotainment, comando de voz para operar telefone e sistema de navegação, e selecionar mídias.
Kessy and Go
O sistema Kessy and Go permite que o acesso ao veículo seja feito sem a necessidade do uso da chave, basta que ela esteja ao alcance dos sensores. Para dar a partida também não precisa pegar a chave, ao toque do botão de partida o motor é acionado. Disponível apenas para as versões Confortline e Highline.
Sistema de segurança privilegiado
O novo Polo também conta com bons itens de segurança. Ele traz os dois airbags frontais exigidos por lei e ainda mais dois laterais para proteger os ocupantes da frente em caso de colisão.
Traz ainda Detector de fadiga, sistema que consegue perceber pelas reações do motorista quando o cansaço está falando mais alto, emitindo sinais visuais e sonoros de que é o momento de fazer uma pausa.
Outro sistema útil é o monitoramento de pressão dos pneus, indicando na tela da central multimídia se há necessidade de calibrar algum dos pneus. Isso não só ajuda a evitar acidentes, mas também reduz o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes.
Outra ferramenta fantástica é o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que ajuda o motorista a não perder o controle sobre o veículo em situações de emergência e imprevistos. O sistema é capaz de perceber quando há perda da estabilidade, desacelerando o motor e acionando os freios individualmente.
E, por fim, conta ainda com o Cornering Ligth, sistema que amplia a iluminação pelos faróis de neblina. Ou seja, quando a seta é acionada ou o volante é virado, o sistema acende o farol do lado para onde se está fazendo a curva, aumentando a luminosidade daquele lado.
Versão de entrada 1.0 e 1.6
A versão de entrada do novo Polo pode contar com os motores 1.0 MPI ou 1.6 MSI, ambos com câmbio manual de 5 velocidades. O preço aproximado dela é R$ 50.490 (motor 1.0) e R$ 56.990 (motor 1.6). A lista dos itens de série segue abaixo:
- 2 airbags dianteiros com desativação do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros
- 4 alto-falantes
- Aerowischer – palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco traseiro com encosto rebatível
- Colunas centrais externas com aplique preto fosco
- Computador de bordo
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Easy drive – direção elétrica
- Faróis duplos
- Freios com sistema antitravamento (ABS)
- Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX / Top tether
- Limpador do para-brisa com temporizador
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Rodas de aço aro 15 com pneus 185/65 R15 e super-calotas Sports
- Sistema de infotainment Media Plus com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN
- Sit & Adjust – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros
Versão Confortline 200TSI
A versão Confortline tem como única opção de motor o 200TSI, com preço inicial aproximado de R$ 67.990, com os seguintes itens de série:
- 2 airbags dianteiros com desativação do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros
- 4 alto-falantes e 2 tweeters
- Aerowischer – palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico
- Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Easy drive – direção elétrica
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função Tilt Down no lado direito
- Faróis de neblina com luz de conversão estática
- Faróis duplos
- Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX / Top tether
- HHC (Hill Hold Control) – assistente para partida em aclive/subida
- I-System – computador de bordo
- Limpador do para-brisa com temporizador
- Manopla da alavanca de transmissão em couro
- Park pilot – sensores de estacionamento traseiros
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Rodas de liga leve 15 Design Viper com pneus 185/65 R15
- Sistema de som touchscreen Composition Touch com App-connect
- Sit & Adjust – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Suporte para celular com entrada USB para carga
- Travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros
- Volante multifuncional
Versão Highline 200TSI
Como na versão anterior, a Highline só conta com o motor 200TSI de câmbio automático, com preço inicial sugerido de R$ 72.990, e com os itens de série:
- 2 airbags dianteiros com desativação do passageiro e 2 laterais para os ocupantes dianteiros
- 4 alto-falantes e 2 tweeters
- Aerowischer – palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico
- Ar-condicionado digital Climatronic com filtro de poeira e pólen
- Banco do passageiro dianteiro rebatível
- Banco traseiro com encosto rebatível bi-partido
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
- Descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga
- Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
- Easy drive – direção elétrica
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função Tilt Down no lado direito
- Faróis de neblina com luz de conversão estática
- Faróis duplos
- Fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX / Top tether
- HHC (Hill Hold Control) – assistente para partida em aclive/subida
- I-System – computador de bordo
- Kessy – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partída do motor
- Limpador do para-brisa com temporizador
- Luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina
- Manopla da alavanca de transmissão em couro
- Manopla da alavanca do freio de mão em couro
- Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro
- Park pilot – sensores de estacionamento traseiros
- Piloto automático – controle automático de velocidade
- Pneus 195/55 R16
- Revestimentos dos bancos em tecido
- Rodas de liga leve 16 Design Avalanche
- Sistema de som touchscreen Composition Touch com App-connect
- Sit & Adjust – banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
- Suporte para celular com entrada USB para carga
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros
- Volante multifuncional com Paddles Shifts