O futuro chegou: Audi não fabricará mais novos motores a combustão

Para quem pensava que o futuro dos carros elétricos ainda estava muito distante da realidade, essa notícia será uma grande surpresa. A Audi anunciou que não desenvolverá mais nenhum novo motor a combustão, e empregará seus esforços na eletrificação. Agora é oficial, uma empresa importante e tradicional anuncia o fim dos motores a combustão. A decisão tem como fundamento, principalmente, a nova norma Euro 7, relativa ao controle de emissões na União Européia, e que entrará em vigor a partir de 2025.
Publicado em Notícias dia 18/03/2021 por Alan Corrêa

Para quem pensava que o futuro dos carros elétricos ainda estava muito distante da realidade, essa notícia será uma grande surpresa. A Audi anunciou que não desenvolverá mais nenhum novo motor a combustão, e empregará seus esforços na eletrificação.

Agora é oficial, uma empresa importante e tradicional anuncia o fim dos motores a combustão. A decisão tem como fundamento, principalmente, a nova norma Euro 7, relativa ao controle de emissões na União Européia, e que entrará em vigor a partir de 2025.

O futuro chegou

Muita gente mantinha reserva quanto à proximidade dos carros elétricos dominarem o mercado automobilístico, ou até mesmo que eles tivessem um papel relevante nesse cenário.

Para algumas pessoas, isso representava um futuro muito distante, que apenas uma ou duas gerações futuras veriam. Mas a realidade é bem diferente. Os carros eletrificados já estão fazendo parte da rotina, estão no mercado e a tendência é que isso fique cada vez mais intenso, e de forma muito rápida.

A melhor prova disso é a recente declaração do CEO da Audi, Markus Duesmann, anunciando o fim do desenvolvimento de novos motores movidos a combustão pela marca, que passará a concentrar seus esforços na eletrificação da linha.

O que acontecerá com os motores a combustão atuais?

Embora a fabricante alemã esteja abandonando os motores a combustão, nesse primeiro momento isso se aplica apenas ao desenvolvimento de novos motores. Aqueles que já existem serão adaptados às exigências da Euro 7, que entrará em vigor a partir de 2025 em todo território da União Européia.

Esses motores serão retrabalhados para se adequarem, o que exigirá muito esforço e tempo, afirmou o CEO, acrescentando ainda a crítica de que será “um grande desafio com, ao mesmo tempo, poucos benefícios para o meio ambiente”.

Um modelo elétrico e vinte outras promessas

A marca alemã já conta com um modelo 100% elétrico, o SUV Audi e-tron, modelo que, aliás, tem agradado largamente o público europeu. Ela ainda promete o lançamento de vinte novos modelos movidos apenas a eletricidade até 2025. Sem dúvida uma proposta ousada.

Embora aqui no Brasil isso soe estranho, na Europa os carros elétricos já fazem parte do cotidiano das pessoas. Já não é mais um “se” mas apenas um “quando” os carros elétricos serão a maioria nas ruas.

A prova disso é que outras marcas fortes no velho continente, como a Mercedes-Benz, também anunciaram a sua expansão no segmento dos veículos movidos a eletricidade. A Volvo e a Jaguar foram ainda mais radicais, e já anunciaram o fim definitivo e irreversível da produção de modelos a combustão.

E o Brasil?

Claro que tudo que acontece na Europa ou nos EUA, um pouco depois acontece também no Brasil. Quanto tempo isso levará? É difícil de responder, não tanto por conta das montadoras, mas sobretudo pela falta de infraestrutura para receber esse novo mercado que está emergindo.

Cedo ou tarde isso vai acontecer, o mercado vai impor essa mudança, o Estado precisará se adaptar – rapidamente – e o Meio Ambiente irá agradecer.