O futuro da Honda permanecerá focado na tecnologia híbrida, pelo menos até 2030

A Honda aposta em motores híbridos até 2030, desenvolvendo novas plataformas leves e rígidas, baterias mais potentes e sistemas avançados como E-AWD. Modelos híbridos com motores de ciclo Atkinson e novas transmissões serão o foco até a transição total para elétricos, prevista para 2040.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 22/12/2024

A Honda anunciou durante uma coletiva de imprensa que continuará a investir no desenvolvimento de motores híbridos até pelo menos 2030. A fabricante japonesa revelou que está trabalhando em uma nova geração de motores e plataformas, com foco em eficiência e sustentabilidade, antes de completar a transição para veículos totalmente elétricos.

Pontos Principais:

  • Nova geração de motores híbridos e:HEV com tecnologias avançadas.
  • Meta de neutralidade de carbono até 2050 com transição gradual para veículos elétricos.
  • Investimento em motores de ciclo Atkinson com injeção direta de 1.5 e 2.0 litros.
  • Novas plataformas mais rígidas e leves para maior eficiência.

A filosofia de conservação tecnológica da Honda reflete sua abordagem consistente ao longo dos anos. A montadora segue com o objetivo de oferecer motores confiáveis e eficientes, evitando tecnologias que possam se tornar rapidamente obsoletas. Como parte dessa estratégia, os futuros modelos híbridos serão equipados com a evolução do sistema e:HEV. Esse sistema oferece três modos de direção: elétrico, híbrido com extensão de autonomia e combustão interna direta.

O Honda Jazz Hybrid, vendido na Europa, Ásia e outros mercados, é um hatch compacto com motor híbrido i-MMD, consumo de 20+ km/l, Magic Seats, tecnologia avançada e versatilidade urbana.
O Honda Jazz Hybrid, vendido na Europa, Ásia e outros mercados, é um hatch compacto com motor híbrido i-MMD, consumo de 20+ km/l, Magic Seats, tecnologia avançada e versatilidade urbana.

Entre os avanços apresentados, estão os motores de ciclo Atkinson de 1.5 e 2.0 litros com injeção direta, que comporão os novos trens de força, junto a uma transmissão automática S Shift. Alguns modelos também contarão com o sistema E-AWD, que utiliza um motor elétrico adicional no eixo traseiro para proporcionar tração integral.

A Honda reforçou que os carros híbridos desempenharão um papel importante até o fim da transição para veículos totalmente elétricos. A empresa espera que essa fase de transição dure até 2030, quando então veículos elétricos e movidos a célula de combustível devem representar 100% de suas vendas globais até 2040.

Além dos avanços nos motores, a fabricante está investindo em plataformas mais leves e rígidas. Essa mudança estrutural visa melhorar a eficiência energética e a performance dos veículos.

Outro ponto destacado foi o uso de baterias com maior capacidade, que devem prolongar a autonomia dos modelos híbridos e elétricos. A Honda também está explorando novas tecnologias para tornar seus veículos ainda mais eficientes.

A empresa segue com sua meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050, em linha com outras fabricantes que também buscam reduzir emissões e se adequar às demandas do mercado global. No entanto, a Honda reconhece a alta demanda por veículos híbridos, especialmente em mercados emergentes, justificando sua continuidade no desenvolvimento de modelos híbridos por mais alguns anos.

A estratégia também inclui uma análise constante da viabilidade de diferentes tecnologias, mantendo o foco no consumidor e nas condições de mercado em cada região. Enquanto isso, novos lançamentos e atualizações em modelos como Civic, Accord e CR-V continuarão a refletir os avanços híbridos anunciados.

Honda planeja sete carros elétricos até 2030 com nova linha futurista

A Honda investirá 10 trilhões de ienes em eletrificação, com sete carros elétricos até 2030. A nova linha, 0 Series, aposta em design inovador, leveza estrutural e tecnologia de ponta.
A Honda investirá 10 trilhões de ienes em eletrificação, com sete carros elétricos até 2030. A nova linha, 0 Series, aposta em design inovador, leveza estrutural e tecnologia de ponta.

A Honda anunciou que investirá 10 trilhões de ienes (aproximadamente R$ 332 bilhões) para eletrificar sua frota até 2030. A principal novidade é a criação da linha de veículos elétricos chamada 0 Series, com previsão de lançamento de sete novos modelos até o final da década. A iniciativa traz mudanças significativas na abordagem de construção e design dos automóveis da montadora.

Pontos Principais:

  • Investimento de 10 trilhões de ienes na eletrificação da linha até 2030.
  • Sete novos modelos elétricos serão lançados sob a linha 0 Series.
  • Design baseado no conceito Honda Saloon, com linhas geométricas.
  • Autonomia prometida de 480 km em todos os modelos.

A nova linha 0 Series será introduzida em etapas, começando com o lançamento de um sedã de médio porte e dois SUVs em 2026. Um SUV de grande porte, com três fileiras de assentos, está previsto para 2027. Entre 2028 e 2030, a Honda lançará outros quatro modelos: um SUV compacto, um SUV médio e um sedã compacto.

Os carros da linha 0 Series serão baseados no conceito Honda Saloon, apresentado no início do ano. Esse design traz formas geométricas e retilíneas, eliminando detalhes extravagantes, como portas em estilo asa de gaivota, que estavam no protótipo inicial. A montadora afirma que 95% do visual do conceito será mantido nos veículos de produção.

A estrutura dos veículos seguirá a filosofia da marca, descrita como “Fina, Leve e Sábia”. A Honda desenvolveu uma nova plataforma compacta e uma bateria ultrafina para esses modelos, que também contarão com motores mais leves, inspirados na tecnologia utilizada na Fórmula 1. Essa abordagem busca reduzir o peso médio dos veículos em até 100 kg, o que impactará positivamente na autonomia dos modelos, estimada em 480 km por carga.

Além da estrutura e do design, os carros 0 Series se destacarão pela integração tecnológica. A montadora integrará diversas ECUs em um único sistema, aprimorando o controle de dados. Os veículos também contarão com inteligência artificial incorporada ao sistema operacional e terão capacidade para condução autônoma de nível 3, permitindo ao motorista retirar as mãos do volante em situações específicas. Para isso, a Honda usará semicondutores e chips avançados.

Com a linha 0 Series, a Honda entra em uma nova fase na eletrificação automotiva, competindo diretamente com marcas que também investem em design e tecnologias futuristas para carros elétricos.

Fonte: Motor1, CNN e MSN.