O projeto “O Legado do S”, anunciado pela Audi do Brasil em parceria com a Senna Brands, busca homenagear Ayrton Senna, um dos maiores ídolos brasileiros, por meio da identificação de estradas com curvas similares ao famoso “S do Senna”, trecho emblemático do autódromo de Interlagos. A Audi, trazida ao Brasil por Senna há 30 anos, pretende com essa ação levar um dos maiores legados do piloto a diferentes regiões do país.
O “S do Senna” foi projetado pelo próprio Ayrton Senna na reforma do autódromo de Interlagos em 1989 e é conhecido por sua complexidade e desafio no automobilismo mundial. A ação da Audi agora visa ampliar esse legado, tornando-o acessível ao público fora do ambiente de corridas.
Segundo Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil, o projeto busca devolver ao Brasil a conexão trazida por Senna com a Audi, levando o “S do Senna” para estradas por todo o país. A ação também envolve a busca por novas formas de interação entre os fãs de Ayrton e a história do piloto, de forma criativa e inovadora.
Para localizar as curvas semelhantes ao “S do Senna”, a Audi do Brasil se aliou à Bolha, um estúdio de inovação digital que desenvolveu um algoritmo capaz de mapear e analisar estradas, identificando as que mais se aproximam do traçado original da curva. Com o uso de inteligência artificial, a tecnologia utiliza dados de geolocalização e características técnicas das curvas para identificar as estradas que se assemelham ao “S do Senna”.
O projeto também inclui a produção de um minidocumentário em parceria com a Warner Bros. Discovery e a Sweet Filmes, que será disponibilizado no canal Discovery BR no YouTube. O documentário, intitulado “O Legado do S”, explora a relação entre Ayrton Senna e a Audi, além de contar com depoimentos de nomes importantes do automobilismo, como o jornalista Reginaldo Leme, o ex-piloto Christian Fittipaldi e Leonardo Senna, irmão de Ayrton.
Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, destacou que o projeto foi pensado para homenagear Senna de uma forma que envolvesse não apenas a marca, mas também seus colaboradores e parceiros, em um esforço conjunto para perpetuar o legado do piloto.
O mapeamento das estradas brasileiras é um dos maiores desafios do projeto. Por meio dessa tecnologia inovadora, a Audi consegue expandir o que antes era restrito ao autódromo de Interlagos para diversas regiões, permitindo que os fãs do piloto possam experimentar algo que antes estava restrito aos profissionais do automobilismo.
A ação faz parte de uma série de eventos comemorativos pelos 30 anos da presença da Audi no Brasil, trazida por Senna em 1994. Segundo Thiago Fernandes, COO da Senna Brands, a homenagem criativa permite que o legado do piloto continue vivo, aproximando as gerações mais jovens da sua história, através de um trabalho colaborativo que reflete o espírito de Ayrton Senna.
O lançamento oficial do documentário ocorre no dia 24 de setembro de 2024, marcando o início de novas etapas do projeto, que continuarão a mapear estradas por todo o Brasil.
Fonte: Audi e RevistaCarro.