O que as pessoas falam do Logan? Confira os principais problemas do sedan

O Renault Logan, em sua segunda geração, enfrentou desafios com a confiabilidade de componentes como o câmbio automatizado Easy-R e o motor 1.0 de três cilindros, gerando reclamações entre os donos. Mesmo com fama de espaçoso e robusto, esses problemas foram recorrentes. A matéria aborda os principais relatos.
Publicado em Renault dia 22/09/2024 por Alan Corrêa

O Renault Logan de segunda geração foi lançado no Brasil em 2014, com design renovado e mais equipamentos, mantendo a plataforma B0 da geração anterior. Mesmo com atualizações visuais e de acabamento, o modelo seguiu a linha de oferecer um sedan espaçoso e acessível, disputando mercado com modelos como Chevrolet Prisma, Fiat Grand Siena, Ford Fiesta Sedan, Hyundai HB20 e Volkswagen Voyage. No entanto, apesar das melhorias, diversos problemas mecânicos foram apontados pelos proprietários ao longo dos anos, afetando a satisfação de parte dos consumidores.

Entre os principais problemas relatados, o câmbio automatizado Easy-R, oferecido como opcional nas versões com motor 1.6, foi uma das principais fontes de reclamações. Proprietários mencionaram trancos e falhas no sistema de transmissão, o que comprometeu a experiência de condução. Um consumidor de Brasília, por exemplo, destacou que, após 72.000 km de uso, seu Logan apresentou problemas no módulo atuador da embreagem, resultando em um custo elevado para o reparo. Em alguns casos, as concessionárias optaram por reiniciar o sistema como solução temporária, adiando a necessidade de manutenção.

Problemas mecânicos no motor 1.0 e câmbio Easy-R

O Logan foi amplamente reconhecido pelo seu espaço interno, mas proprietários relataram problemas mecânicos que envolvem principalmente o motor 1.0 de três cilindros e o câmbio automatizado Easy-R, que equipava as versões com motor 1.6. Apesar de o sedan ter sido elogiado por sua robustez mecânica, as falhas mencionadas afetaram a satisfação de alguns consumidores.

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Proprietários do modelo com câmbio automatizado Easy-R, vendido como opcional, relataram trancos durante a troca de marchas e mau funcionamento do sistema. Um proprietário de Brasília (DF) destacou que seu veículo apresentou falhas no módulo atuador da embreagem após 72.000 km de uso. O custo estimado para reparo foi elevado, e, em alguns casos, as concessionárias optaram por reiniciar o sistema temporariamente.

Mancal do motor 1.0 de três cilindros

Após uma reestilização em 2019, o Renault Logan passou a contar com motores mais modernos da família SCe, incluindo o 1.0 de três cilindros e o 1.6 de quatro cilindros. No entanto, os proprietários das versões com motor 1.0 de três cilindros relataram problemas no mancal do comando de válvulas. Um dos relatos foi feito por um consumidor de São Paulo (SP), que encontrou folga no mancal, resultando em barulho no motor. Ele destacou a dificuldade em encontrar peças de reposição, o que gerou frustração entre os usuários.

Renault Logan: robustez e uso comercial

Mesmo com esses problemas relatados, o Renault Logan é frequentemente elogiado por sua confiabilidade mecânica e pelo amplo espaço interno. O sedan tem 4,35 metros de comprimento, 1,73 metros de largura e 1,57 metros de altura, com um entre-eixos de 2,63 metros que garante conforto para os ocupantes. O porta-malas de 510 litros também é destacado pelos proprietários, principalmente motoristas de aplicativo e taxistas, que utilizam o modelo em ambientes urbanos e comerciais.

O modelo 1.6 de quatro cilindros, em especial, foi bastante popular entre esse público, devido à sua confiabilidade. O motor 1.6, antes com 8 válvulas, passou a ser oferecido com 16 válvulas, o que resultou em um aumento de potência para 118 cv.

Fonte: ReclameAqui (123), Wikipedia e MobiAuto.