O que esperar da nova picape híbrida plug-in da Toyota derivada do Corolla Cross que competirá com a Fiat Toro

A Toyota está avançando no desenvolvimento de uma nova picape híbrida plug-in, baseada na plataforma do Corolla Cross, que deverá ser chamada Toyota Stout. Com projeto brasileiro, o modelo tem previsão de lançamento para 2026 e já está em fase de prototipagem de peças em território nacional. O nome de código da picape é 150D, e ela será uma concorrente direta de modelos como Fiat Toro e Ram Rampage.
Publicado em Toyota dia 18/10/2024 por Alan Corrêa

A Toyota Stout será construída sobre a plataforma TNGA-C, a mesma usada pelo Corolla Cross. Fornecedores locais da Toyota no Brasil já estão desenvolvendo protótipos de componentes, como suspensão, faróis, grades, chapas de estamparia e elementos de acabamento interno. Esses protótipos serão utilizados como base para os moldes de produção em série do modelo, que deverá competir no mercado de picapes intermediárias, um segmento que tem ganhado destaque com lançamentos como o Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e a futura Renault Niagara.

Pontos Principais:

  • O projeto da picape Toyota Stout já tem peças sendo desenvolvidas no Brasil.
  • Ela será baseada na plataforma do Corolla Cross e terá um sistema híbrido plug-in.
  • Motorização híbrida permitirá autonomia elétrica de cerca de 50 km.
  • A previsão de lançamento da picape no mercado brasileiro é para 2026.

O nome do projeto da picape é 150D, e ele utilizará diversos elementos estruturais do Corolla Cross, incluindo as colunas A e B, mas contará com uma traseira exclusiva, com entre-eixos alongado para adaptar à proposta de utilitário. O modelo foi concebido dentro do plano de investimentos da Toyota no Brasil, que até 2030 prevê um aporte de R$ 11 bilhões. A produção será realizada na fábrica de Indaiatuba, em São Paulo, e o modelo também poderá ser exportado para outros mercados.

A Toyota Stout contará com uma motorização híbrida flex plug-in (PHEV), com possibilidade de recarga externa. O sistema será o mesmo utilizado no novo Toyota Prius, que foi recentemente apresentado no Brasil. A picape terá uma bateria de íons de lítio com capacidade de 13,6 kWh, permitindo uma autonomia de cerca de 50 km em modo exclusivamente elétrico. Além disso, o modelo terá tração 4×4, graças ao uso de um motor elétrico traseiro.

O motor a combustão será o 2.0 Dynamic Force, um quatro-cilindros aspirado de 16 válvulas da linha Corolla. Esse motor será utilizado no ciclo Atkinson, em vez do ciclo Otto, o que deve melhorar a eficiência energética do conjunto. A potência combinada entre o motor a combustão e o elétrico chegará a 223 cv quando alimentado com gasolina, e poderá ser ainda maior com o uso de etanol. O torque total gerado será de 19,4 kgfm. A transmissão será do tipo e-CVT, uma nova geração da caixa transeixo que simula uma transmissão continuamente variável.

Nas versões de entrada, que não contarão com eletrificação, o motor será o mesmo 2.0 Dynamic Force, porém com funcionamento no ciclo Otto, rendendo 175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque com etanol. Nessa configuração, o câmbio será um CVT tradicional, com dez marchas simuladas e uma engrenagem mecânica adicional para otimizar as arrancadas na primeira marcha.

A picape Toyota Stout será uma alternativa voltada para quem busca um veículo de trabalho com motorização híbrida e boas capacidades off-road, graças à tração 4×4. O segmento de picapes intermediárias no Brasil tem atraído cada vez mais concorrência, e a Stout promete ser um dos principais lançamentos da Toyota para os próximos anos. Sua produção local, aliada à tecnologia híbrida plug-in, coloca a montadora em posição de destaque no processo de eletrificação do mercado automotivo brasileiro.

Além do mercado interno, há a expectativa de que o modelo possa ser exportado para outros países, ampliando o alcance da Toyota em mercados estratégicos para a empresa. A picape também faz parte de uma estratégia mais ampla da marca de aumentar sua linha de veículos eletrificados, com foco na sustentabilidade e na redução de emissões de carbono, seguindo as tendências globais do setor automotivo.

O conjunto híbrido da Stout será similar ao do Prius de nova geração, que a Toyota apresentou durante o encontro do G20 em Foz do Iguaçu. A marca japonesa tem investido fortemente em soluções eletrificadas, e a picape será um dos carros-chefes dessa nova fase no Brasil. Para além das versões híbridas, a Toyota também aposta na viabilidade das versões não eletrificadas, que devem atender a um público que busca uma picape intermediária mais acessível.

Fonte: Toyota, OAntagonista e AutoEsporte.