Toyota Stout poderá vir ao Brasil concorrer com Fiat Toro, mas deve demorar

Toyota considera entrar no segmento de picapes médias. Conceito EPU apresentado com propulsão elétrica. Disputa pelo nome "Stout" no Brasil. Especulações e rumores em torno do lançamento.
Publicado por Alan Corrêa em Toyota dia 17/06/2024

A possível picape “Toyota Stout” tem gerado discussões e especulações na mídia automotiva. Desde a apresentação de um conceito no final do ano passado, surgiram muitos artigos e vídeos discutindo a viabilidade e características desse modelo. Mas o que é verdade e o que é especulação?

A Toyota está estudando o segmento de picapes médias, que tem crescido nos últimos anos com modelos como a Hyundai Santa Cruz e a Ford Maverick nos EUA. No Brasil, a categoria é dominada pela Fiat Toro, e a Chevrolet tem a nova Montana, posicionada entre a Strada e a Toro.

Toyota está estudando o segmento de picapes médias, que tem crescido nos EUA e no Brasil. O conceito EPU, com propulsão elétrica e maior que a Hilux, demonstra interesse da marca nesse mercado.
Toyota está estudando o segmento de picapes médias, que tem crescido nos EUA e no Brasil. O conceito EPU, com propulsão elétrica e maior que a Hilux, demonstra interesse da marca nesse mercado.

O conceito EPU, apresentado no Salão de Tóquio, é a maior demonstração de interesse da Toyota nesse segmento. O conceito tem um entreeixos maior que a Hilux e utiliza propulsão elétrica, o que indica um possível direcionamento para futuros modelos da marca.

A história do nome “Stout” é outro ponto de interesse. O nome foi usado pela Toyota para uma caminhonete até o final dos anos 90. Recentemente, a Embraer tentou registrar o nome no Brasil para uma linha de aviões utilitários híbridos, mas a Toyota conseguiu manter a propriedade até 2028.

Fontes confiáveis como a revista Motor Trend e o site Automotive News confirmam que a Toyota está testando modelos da concorrência e considerando uma picape média. Em entrevistas, executivos da Toyota nos EUA mencionaram a possibilidade de um modelo abaixo da Tacoma e Hilux, usando a plataforma TNGA de chassi monobloco.

Em fevereiro, o site Automotive News publicou imagens de unidades da Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz sendo testadas por engenheiros da Toyota nos EUA. O CEO da Toyota no país admitiu que a empresa está estudando um veículo dessa categoria, mas a eletrificação é uma grande dúvida.

Embora haja muito interesse e especulação, qualquer decisão da Toyota será lenta e cuidadosa. A marca é conhecida por seu planejamento de longo prazo, como mostra o tempo que o Yaris Cross levará para chegar ao mercado. Uma picape compacta/média da Toyota é esperada para daqui dois ou três anos, caso o projeto receba luz verde.

Enquanto isso, é importante ser cauteloso com manchetes sensacionalistas e buscar informações de fontes confiáveis. Muitos artigos e vídeos na internet exageram ou distorcem informações para atrair cliques, mas a realidade ainda é incerta.

Assim, a possível picape “Toyota Stout” permanece como uma interessante possibilidade, mas ainda sem confirmações oficiais. O mercado de picapes médias continua a crescer, e a Toyota está atenta a essa tendência, mas qualquer lançamento ainda está a alguns anos de distância.

*Wikipedia e Autoo.