O que esperar do novo Fiat Argo Tributo 125 2025 que comemora a história da marca; veja ficha técnica e preço

Fiat lança a série especial Tributo 125 do Argo, baseada na versão Drive 1.0. Com novos itens de tecnologia e acabamento, o modelo se diferencia por oferecer recursos como bancos em couro, sistema Keyless e pintura bicolor. A série ainda traz incrementos visuais exclusivos e aprimoramentos funcionais.
Publicado por Alan Corrêa em Fiat dia 26/09/2024

O Fiat Argo Tributo 125 foi lançado como uma série especial, baseada na versão Drive 1.0, para marcar os 125 anos da Fiat. O modelo traz diversas melhorias que visam proporcionar uma experiência de direção mais prática e confortável, sem comprometer o acesso a um veículo com tecnologia atualizada. Entre os destaques estão bancos e volante revestidos em couro, itens que normalmente estão disponíveis em versões superiores.

Pontos Principais:

  • Baseado na versão Drive 1.0, o Argo Tributo 125 traz melhorias em tecnologia.
  • Bancos e volante em couro proporcionam um acabamento mais refinado.
  • Sistema Keyless facilita o acesso e a partida do veículo.
  • Possibilidade de pintura bicolor e rodas escurecidas destacam o design.

Além disso, o sistema Keyless foi incluído na série Tributo 125, oferecendo mais praticidade para abrir e dar partida no carro, sem a necessidade de usar uma chave tradicional. A série também disponibiliza a opção de pintura bicolor, uma característica que permite ao comprador personalizar o visual do veículo, conferindo um aspecto mais moderno e diferenciado.

Fiat Argo Tributo 125 combina tecnologia, acabamento refinado e detalhes exclusivos, posicionando-se como uma opção diferenciada no mercado, sem perder sua essência acessível.
Fiat Argo Tributo 125 combina tecnologia, acabamento refinado e detalhes exclusivos, posicionando-se como uma opção diferenciada no mercado, sem perder sua essência acessível.

Externamente, o novo integrante da linha 2025 do Argo apresenta badges laterais exclusivos e rodas de liga leve escurecidas, características que agregam valor estético ao modelo. A inclusão de faróis de neblina melhora a visibilidade em condições climáticas adversas, enquanto o sensor de estacionamento e a câmera de ré facilitam as manobras em espaços reduzidos, garantindo maior segurança e comodidade ao motorista.

A série Tributo 125 também foi projetada para oferecer um conjunto completo de equipamentos, mantendo a essência da versão Drive 1.0, mas com aprimoramentos que tornam o modelo mais atraente para quem busca um carro com mais recursos de tecnologia e acabamento superior. O design diferenciado e os incrementos tecnológicos fazem dessa versão especial uma alternativa interessante para os consumidores que valorizam o equilíbrio entre preço e funcionalidades.

Em termos de performance, o Argo Tributo 125 mantém as características do motor 1.0 da versão Drive, focado na eficiência de consumo e na praticidade para o uso urbano. Contudo, o apelo dessa série está nas melhorias em acabamento e tecnologia, que tornam o modelo uma opção mais completa dentro de sua faixa de preço.

Com todas essas melhorias e itens exclusivos, o Fiat Argo Tributo 125 se destaca no mercado como uma série especial que oferece mais conforto e tecnologia, sem abrir mão das características práticas e acessíveis que já são associadas à versão Drive 1.0. A inclusão de itens como câmera de ré e sensor de estacionamento contribuem para facilitar a vida do motorista em seu dia a dia, proporcionando uma experiência mais completa e agradável.

Desempenho, motor e potência

O motor é de 3 cilindros com aspiração natural, entregando até 75 cv (álcool) ou 71 cv (gasolina) a 6000 rpm, com torque de até 10,7 kgfm a 3250 rpm.
O motor é de 3 cilindros com aspiração natural, entregando até 75 cv (álcool) ou 71 cv (gasolina) a 6000 rpm, com torque de até 10,7 kgfm a 3250 rpm.

O modelo oferece uma combinação de desempenho adequado para o dia a dia, com motor dianteiro de aspiração natural, uma potência máxima de 75 cv (álcool) ou 71 cv (gasolina) a 6000 rpm, e torque máximo de 10,7 kgfm (álcool) ou 10 kgfm (gasolina) a 3250 rpm. Esse motor de 3 cilindros em linha possui 333 cm³ de cilindrada unitária e usa um sistema de injeção multiponto. A relação de compressão é de 13,2:1, com curso de pistão de 86,5 mm e diâmetro de cilindro de 70 mm. Além disso, o motor é acoplado a uma transmissão manual de 5 marchas com tração dianteira, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e uma velocidade máxima de 162 km/h.

A plataforma utilizada é a MP1, que traz uma estrutura bem ajustada para a categoria, oferecendo boa dirigibilidade. O câmbio manual é conhecido pelo código c513, e o acoplamento é feito via embreagem monodisco a seco, garantindo uma troca de marchas eficiente e suave, adequada tanto para o uso urbano quanto rodoviário.

Consumo e autonomia

O consumo urbano com álcool é de 9,4 km/l, subindo para 13,3 km/l com gasolina. No rodoviário, faz 10,2 km/l (álcool) e 14,7 km/l (gasolina).
O consumo urbano com álcool é de 9,4 km/l, subindo para 13,3 km/l com gasolina. No rodoviário, faz 10,2 km/l (álcool) e 14,7 km/l (gasolina).

O consumo é um ponto de destaque, especialmente em termos de economia. Na cidade, o consumo com álcool é de 9,4 km/l, enquanto na estrada sobe para 10,2 km/l. Quando abastecido com gasolina, esses números aumentam consideravelmente, com um consumo urbano de 13,3 km/l e rodoviário de 14,7 km/l. A autonomia, que é diretamente ligada ao consumo, é satisfatória. Com álcool, a autonomia urbana é de 451 km, e a rodoviária atinge 490 km. Já com gasolina, esses números sobem para 638 km em trajetos urbanos e 706 km em rodovias, com o tanque de combustível comportando até 48 litros.

Interior

A transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira e direção assistida eletricamente, proporcionando uma condução suave e precisa.
A transmissão é manual de 5 marchas, com tração dianteira e direção assistida eletricamente, proporcionando uma condução suave e precisa.

O espaço interno é bem aproveitado para um carro compacto, oferecendo conforto para até 5 ocupantes. O modelo traz um porta-malas com capacidade de 300 litros, o que é suficiente para o transporte de bagagens em viagens curtas ou para o uso diário. Além disso, a carga útil é de 400 kg, o que permite levar bagagens adicionais ou objetos mais pesados sem comprometer o desempenho do veículo.

Os bancos são revestidos em couro, proporcionando mais sofisticação e durabilidade, e o banco do motorista conta com ajuste de altura, aumentando o conforto e a ergonomia durante a condução. O banco traseiro é rebatível, o que permite ampliar o espaço de carga quando necessário. A iluminação no porta-malas e no porta-luvas também é um destaque para garantir mais praticidade no uso diário.

Medidas

No que diz respeito às dimensões, o carro possui um comprimento de 3998 mm, largura de 1724 mm e altura de 1503 mm, com distância entre-eixos de 2521 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1465 mm e 1500 mm, respectivamente, garantindo uma boa estabilidade nas curvas. O peso total do carro é de 1077 kg, proporcionando uma boa relação peso-potência de 14,36 kg/cv, o que é bastante razoável para a categoria.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. Na traseira, o carro utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais, o que garante um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios dianteiros são a disco sólido, enquanto os traseiros são a tambor, complementando o sistema de freios ABS, que vem de série. A direção é assistida eletricamente, com um diâmetro de giro de 10,3 metros, ideal para manobras em espaços reduzidos.

Os pneus são 185/60 r15 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de dimensões 175/65 r14. Esses pneus proporcionam boa aderência em diferentes condições de rodagem, além de contribuir para o conforto da condução.

Preço aproximado

Em termos de preço, este modelo se posiciona como uma opção interessante dentro do segmento dos hatches compactos. O valor de mercado gira em torno de R$ 93.990, o que coloca o carro em um patamar competitivo, levando em consideração seu pacote de equipamentos, motorização e proposta de economia de combustível.

Ficha Técnica do Fiat Argo Tributo 125 1.0 2025

A suspensão dianteira é independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios a disco sólido na frente e tambor atrás, com pneus 185/60 R15.
A suspensão dianteira é independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios a disco sólido na frente e tambor atrás, com pneus 185/60 R15.

Geral

  • Ano: 2025
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: MP1

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 13,2:1
  • Curso do pistão: 86,5 mm
  • Potência máxima: 75 cv (A) 71 cv (G) a 6000 rpm
  • Código do motor: Firefly
  • Torque máximo: 10,7 kgfm (A) 10 kgfm (G) a 3250 rpm
  • Peso/potência: 14,36 kg/cv
  • Torque específico: 10,7 kgfm/litro
  • Peso/torque: 100,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 75,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,3 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/60 R15
  • Traseiros: 185/60 R15
  • Estepe: 175/65 R14

Dimensões

  • Comprimento: 3998 mm
  • Largura: 1724 mm
  • Altura: 1503 mm
  • Distância entre-eixos: 2521 mm
  • Bitola dianteira: 1465 mm
  • Bitola traseira: 1500 mm
  • Porta-malas: 300 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros
  • Peso: 1077 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Altura mínima do solo: 155 mm
  • Área frontal: 2,2 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,34
  • Área frontal corrigida: 0,748 m²

Desempenho

  • Velocidade máxima: 162 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 9,4 km/l (álcool), 13,3 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 10,2 km/l (álcool), 14,7 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 451 km (álcool), 638 km (gasolina)
  • Rodoviária: 490 km (álcool), 706 km (gasolina)

Equipamentos do Fiat Argo Tributo 125 1.0 2025

Oferece freios ABS, airbags, controle de estabilidade, ar-condicionado, direção assistida, conectividade USB, Bluetooth e volante multifuncional.
Oferece freios ABS, airbags, controle de estabilidade, ar-condicionado, direção assistida, conectividade USB, Bluetooth e volante multifuncional.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Ajuste do volante em altura
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular

125 anos de história

Para celebrar seus 125 anos de história, a Fiat lançou a série especial Tributo 125, reunindo seus principais modelos com toques de exclusividade. Argo, Pulse, Fastback, Strada e Toro foram os escolhidos para integrar essa edição comemorativa, cada um com características únicas que ressaltam a importância desse marco para a marca. As mudanças vão desde cores especiais, como o branco Alaska perolizado, até acabamentos internos diferenciados, que combinam sofisticação com a tradição italiana.

Cada modelo da série Tributo 125 reflete a filosofia de inovação da Fiat, mantendo a tecnologia e o design como pontos centrais. No Argo, por exemplo, o destaque vai para os bancos de couro, volante também revestido em couro e a inclusão de itens de conveniência, como o sistema Keyless e ar-condicionado digital. Já no Pulse e no Fastback, a aposta é na combinação de funcionalidades premium, como câmera de ré, central multimídia e rodas escurecidas, mantendo um visual moderno e imponente.

A Strada e a Toro, líderes de venda no Brasil, também receberam atenção especial na série Tributo 125. A Strada vem equipada com comandos borboleta no volante e acabamento interno escurecido, enquanto a Toro destaca seu sistema ADAS, de assistência avançada ao condutor. Ambas oferecem, além dos recursos tecnológicos, uma experiência visual única com detalhes exclusivos dessa edição comemorativa, reafirmando o compromisso da Fiat em oferecer sempre inovação aos seus clientes.

Durante esses 125 anos, a Fiat não apenas expandiu sua presença na Itália, mas também se tornou uma força global, com fábricas e operações em diversos continentes. No Brasil, a marca fincou raízes sólidas desde a inauguração de sua fábrica em Betim, Minas Gerais, em 1976. A partir daí, o mercado brasileiro se tornou um dos principais da marca, ajudando a Fiat a se tornar líder de vendas no país.

Além de produzir veículos acessíveis e inovadores, a Fiat sempre manteve seu compromisso com a evolução tecnológica e com o design, características que moldaram sua identidade. A celebração de 125 anos é um marco que reflete a capacidade da marca de se reinventar, sem perder sua essência, mantendo-se relevante em um setor em constante transformação.

Fonte: Stellantis.