O número dos pneus permanece um grande mistério para a maior parte dos motoristas. Mas na verdade, é bem simples de entender o que significam, e muito importante na hora de trocar os pneus.
Cada modelo terá uma especificação indicada pelo fabricante, embora algumas mudanças possam ser feitas com segurança, por um profissional capacitado. Entretanto, você enquanto motorista deve entender o básico para não ser prejudicado.
Os pneus são uma parte muito importante de um veículo, já que são eles os que estão em contato com o solo e suportam não apenas o peso do carro, mas também as imperfeições dos diversos tipos de terrenos.
Mas todos eles têm algo em comum: largura, altura e diâmetro. Essas são as medidas básicas de todos os pneus. Claro que cada modelo terá necessidade de um determinado tamanho de pneu. Justamente por isso vemos um código impresso diretamente na borracha do pneu.
O padrão desse código é, normalmente, da seguinte forma: 000/00R00. Os três primeiros números indicam a largura em milímetros e os dois números depois da barra indicam a proporção da altura do pneu em porcentagem, e os dois últimos números indicam o diâmetro em polegadas.
Por exemplo, se o código for 175/70R13, significa que o pneu tem 175 milímetros de largura e sua altura é 70% desse valor, e o diâmetro – ou o aro – é de 13 polegadas. A letra “R” indica a construção do pneu, que nesse caso é radial.
O código que indica as medidas dos pneus não são as únicas informações que encontramos. Logo depois desse código temos a indicação da capacidade máxima de peso que o veículo suporta com aqueles pneus, e uma letra que indica a velocidade máxima recomendada.
A tabela abaixo pode dar uma boa ideia das diversas possibilidades de pneus:
O índice Treadwear é o indicador que traz a informação de quanto tempo o pneu leva para sofrer o desgaste. O número varia de 60 a 620, quanto maior for o número, mais tempo o pneu leva para se desgastar.
Mas é claro, isso dependerá também de outro fatores, como a correta calibragem dos pneus, o balanceamento e alinhamento das rodas, e o tipo de terreno ao qual o pneu é submetido.
Além dessa informação, o índice ainda conta com o Tread Wear Indicator (TWI), ou Indicador de Desgaste de Piso, uma marca em relevo que fica entre as ranhuras do pneu. Quando o pneu chega nessa marca, significa que é o momento de substituí-los. A partir desse ponto as derrapadas podem acontecer com muito mais facilidade.
O Department of Transportation (DOT) traz as informações da data de fabricação, que são exigidas na maior parte dos países, incluindo o Brasil, já que os pneus também têm vida útil, mesmo que não tenham se desgastado até o Tread Wear Indicator (TWI).
Precedidos pelas letras DOT, temos uma sequência numérica de quatro dígitos que indica a data de fabricação do pneu. Os dois primeiros números indicam a semana do ano em que o pneu foi fabricado e os dois últimos números indicam o ano de fabricação.
Por exemplo, se o número for 2719, quer dizer que o pneu foi fabricado na 27ª semana do ano de 2019. O pneu tem uma duração média de 5 anos. Se o seu já passou desse prazo, é aconselhável fazer a substituição.
Os pneus ainda podem trazer outras informações, relacionadas ao fabricante, ao INMETRO, ou ainda com informações adicionais da forma de uso indicada. Para exemplificar, trouxemos uma lista das principais marcações adicionais que um pneu pode apresentar.