O sonho do carro elétrico brasileiro acabou? Lecar promete modelo híbrido de 33 km/l no etanol

Lecar abandona desenvolvimento de carros elétricos. Novo modelo híbrido promete 33 km/l no etanol. Uso de motor a combustão como gerador. Infraestrutura de carregamento insuficiente no Brasil.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 27/06/2024

A Lecar, empresa automotiva brasileira, anunciou que abandonará o desenvolvimento de veículos elétricos, focando agora em híbridos. O modelo 459, que seria um carro elétrico brasileiro, servirá de base para a nova linha híbrida. A decisão foi divulgada em um comunicado oficial, onde a empresa destacou as dificuldades encontradas no desenvolvimento e comercialização de carros elétricos.

O fundador da Lecar, Flávio Figueiredo de Assis, explicou que a escolha pelo etanol é estratégica, devido ao potencial de compensação das emissões de CO2 pelo cultivo dessa matéria-prima. Segundo ele, o protótipo do novo carro híbrido começou os testes em abril e tinha previsão de lançamento para dezembro, mas a mudança de foco pode alterar esse cronograma.

A Lecar anunciou que abandonará o desenvolvimento de carros elétricos, focando agora em veículos híbridos. A decisão foi tomada devido às dificuldades e altos custos dos motores elétricos.
A Lecar anunciou que abandonará o desenvolvimento de carros elétricos, focando agora em veículos híbridos. A decisão foi tomada devido às dificuldades e altos custos dos motores elétricos.

A nova abordagem da Lecar promete um consumo de 33,3 km/l no etanol, utilizando o motor a combustão apenas como gerador para o motor elétrico. A empresa justifica a troca de rumo alegando que a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos no Brasil é insuficiente. A falta de carregadores é vista como um grande obstáculo para a popularização dos elétricos, necessitando de investimentos significativos para ser superada.

A decisão de focar em veículos híbridos também está ligada às limitações tecnológicas dos motores elétricos e baterias. A Lecar argumenta que essas tecnologias estão chegando ao seu auge e que o custo de produção ainda é muito alto. Assim, a tecnologia híbrida a etanol surge como uma solução mais viável e sustentável para o mercado brasileiro.

A Lecar defende que os veículos híbridos a etanol, com tração elétrica, são uma alternativa mais eficiente e econômica. O novo carro da empresa promete uma autonomia de 1.000 km com 30 litros de etanol, destacando-se pela eficiência energética e menor impacto ambiental. A mudança de estratégia reflete uma adaptação às condições do mercado e às necessidades de infraestrutura do país.

Flávio Figueiredo de Assis afirmou que a empresa continuará a desenvolver a plataforma eletrificada do Model 459, mas agora com foco nos híbridos. A Lecar acredita que essa mudança permitirá atender melhor às demandas dos consumidores e contribuirá para um mercado automotivo mais sustentável no Brasil.

A decisão da Lecar de abandonar os elétricos e investir em híbridos marca uma reviravolta significativa na indústria automotiva brasileira. A empresa aposta na tecnologia híbrida como a melhor solução para atender às demandas de sustentabilidade e eficiência no Brasil. Essa mudança reflete os desafios e oportunidades presentes no mercado, sinalizando um futuro onde a inovação e a adaptação são essenciais para o sucesso.

Fonte: Motor1.