Onde estão os esportivos da Mitsubishi?

Estamos percebendo que, aos poucos, os SUVS estão matando os outros veículos como hatchs, sedans e até mesmo os aclamados esportivos.

Novidades
4 meses atrás
Onde estão os esportivos da Mitsubishi?
Foto: Rudolf Stricker / Wikimedia

A Mitsubishi já produziu veículos esportivos históricos como o Eclipse e o Lancer Evolution que eternizou uma disputa com o Subaru WRX STI, mas aos poucos estes veículos deixaram de ser fabricados e não deixaram sucessores. Mas por qual razão?

Eclipse e Lancer

Recentemente a Mitsubishi anunciou a chegada de um novo SUV chamado Eclipse Cross para integrar sua gama de veículos. O nome rapidamente causou revolta no mundo dos entusiastas da marca que, por mais bem-acabado que seja o carro, transformar um ícone esportivo em um SUV não caiu bem para os fãs.

Achou que a marca acabaria por aí? Em 2014 anunciaram a descontinuação após 10 gerações da icônica Lancer Evolution sem deixar nenhum sucessor. O grande problema foi que recentemente afirmaram que a marca pode voltar a produzir o veículo, mas desta vez irá adotar o estilo de SUV, declaração essa que irritou diversos fãs mundo afora.

Mitsubishi e-Evolution Concept 2017
Mitsubishi e-Evolution Concept 2017

Qual o motivo?

Para o gerente da Mitsubishi no Reino Unido Rob Lindley a resposta é fácil: Pois não vende!

Mitsubishi Eclipse Cross 2019
Mitsubishi Eclipse Cross 2019

Existe uma explicação um pouco mais racional por trás desta declaração.

A Mitsubishi é um conglomerado de empresas e, entre elas, a Mitsubishi Motors que produz os carros. O foco sempre foi em veículos maiores como Pajero, Outlander entre outros, mas sempre com a divisão de esportivos.

Levando em consideração que a marca possui uma participação menor no mercado quando comparada com concorrentes, é necessário vender o máximo de carros possível para conquistar nem que seja uma pequena fatia do mercado, ambição esta que não consegue ser realizada vendendo carros esportivos que muitas vezes não vendem tanto e custam mais caro para serem produzidos.

Ou seja, a Mitsubishi quer sim retomar seus clássicos carros, mas de maneira com que os mesmos se tornem comercializáveis como SUVS, intenção está que, mesmo melhor comercialmente, acaba repelindo fãs mais puristas e entusiastas da marca.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?