Os 10 SUVs mais baratos do Brasil em 2025 – o nº 1 vai te surpreender!

O mercado de SUVs nunca esteve tão competitivo. De compactos a modelos mais espaçosos, as opções equilibram consumo, tecnologia e desempenho. Citroën Basalt, Renault Kardian e Fiat Pulse estão entre os mais acessíveis, enquanto Nissan Kicks, Jeep Renegade e VW T-Cross oferecem conectividade e potência, cada um com sua proposta única.
Publicado por Alan Corrêa em Dicas dia 14/02/2025

Os SUVs seguem dominando o mercado automotivo brasileiro, com crescimento contínuo nas vendas. Segundo dados da Fenabrave, em 2024, o segmento representou 48,2% do mercado geral, com mais de um milhão de unidades comercializadas. A preferência pelo formato se mantém forte em 2025, com diversas opções disponíveis para quem busca um utilitário esportivo acessível.

Carros e preços

Os modelos compactos continuam sendo os mais procurados, equilibrando preço, consumo e espaço interno. Com a alta demanda, as montadoras oferecem cada vez mais equipamentos e tecnologias, mesmo nas versões de entrada. Os consumidores encontram modelos com motores aspirados e turbo, transmissões manuais e automáticas e diferentes pacotes de conectividade.

Considerando os preços oficiais das montadoras para fevereiro de 2025, foram listados os 10 SUVs mais baratos do Brasil. A seleção inclui apenas versões de entrada, sem considerar descontos promocionais ou ofertas de concessionárias.

Citroën Basalt

Citroën Basalt: Motor 1.0 turbo de 130 cv, câmbio CVT, consumo equilibrado e porta-malas amplo. Painel digital, central multimídia de 10" e quatro airbags entre os itens de série.
Citroën Basalt: Motor 1.0 turbo de 130 cv, câmbio CVT, consumo equilibrado e porta-malas amplo. Painel digital, central multimídia de 10″ e quatro airbags entre os itens de série.

O SUV mais barato do Brasil em 2025 é o Citroën Basalt na versão Feel Turbo 200, com preço em cerca de R$ 91.990.

O modelo é equipado com motor 1.0 turboflex de três cilindros, entregando 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT de sete marchas simuladas. No consumo, registra 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

O porta-malas tem capacidade para 490 litros. A versão de entrada do Basalt inclui direção elétrica, painel digital, central multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, quatro airbags, vidros elétricos e retrovisores elétricos.

Renault Kardian

O Kardian se destaca pela moderna plataforma RGMP, motor 1.0 turbo e altura livre do solo de 21 cm. Ele oferece uma lista robusta de equipamentos de série e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista.
O Kardian se destaca pela moderna plataforma RGMP, motor 1.0 turbo e altura livre do solo de 21 cm. Ele oferece uma lista robusta de equipamentos de série e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista.

O Renault Kardian Evolution aparece como a segunda opção mais acessível, com preço aproximado de R$ 106.990. O modelo apresenta motorização turbo e câmbio manual.

Seu motor é um 1.0 turboflex de três cilindros, gerando 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O câmbio é manual de seis marchas. No consumo, alcança 8,4 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 12,3 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

A capacidade do porta-malas é de 385 litros. Entre os equipamentos de série, estão seis airbags, controle e limitador de velocidade, painel digital de 7″, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sensores de estacionamento e ar-condicionado digital.

Fiat Pulse

Fiat Pulse: Motor 1.3 aspirado de 107 cv, câmbio manual de cinco marchas, central multimídia de 8,4", faróis em LED, ar-condicionado automático e piloto automático de série.
Fiat Pulse: Motor 1.3 aspirado de 107 cv, câmbio manual de cinco marchas, central multimídia de 8,4″, faróis em LED, ar-condicionado automático e piloto automático de série.

O Fiat Pulse Drive 1.3 é a terceira opção mais acessível, com preço em torno de R$ 107.990. Seu motor é aspirado e tem câmbio manual.

O modelo traz motor 1.3 Firefly aspirado de quatro cilindros, entregando 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. O câmbio é manual de cinco marchas. No consumo, registra 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, faz 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

O porta-malas tem capacidade para 370 litros. A lista de itens de série inclui ar-condicionado automático, direção elétrica, faróis e lanternas traseiras em LED, central multimídia de 8,4″ e piloto automático.

Nissan Kicks Play

Nissan Kicks Play: Motor 1.6 aspirado de 113 cv, câmbio CVT, seis airbags, sensor de pressão dos pneus, direção elétrica, retrovisores elétricos e central multimídia de 7".
Nissan Kicks Play: Motor 1.6 aspirado de 113 cv, câmbio CVT, seis airbags, sensor de pressão dos pneus, direção elétrica, retrovisores elétricos e central multimídia de 7″.

O Nissan Kicks Play Active Plus 1.6 ocupa a quarta posição entre os SUVs mais baratos, custando aproximadamente R$ 117.990.

O modelo é equipado com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, gerando 113 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. O câmbio é automático do tipo CVT. No consumo, registra 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, faz 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

A capacidade do porta-malas é de 432 litros. Os itens de série incluem seis airbags, sensor de pressão dos pneus, direção elétrica, retrovisores elétricos e central multimídia de 7″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Jeep Renegade

O Jeep Renegade, equipado com motor 1.3 turboflex desde 2022, tem sido alvo de reclamações frequentes sobre o consumo elevado de óleo, gerando insatisfação entre os proprietários.
O Jeep Renegade, equipado com motor 1.3 turboflex desde 2022, tem sido alvo de reclamações frequentes sobre o consumo elevado de óleo, gerando insatisfação entre os proprietários.

O Jeep Renegade 1.3 Turbo 4×2 ocupa a quinta posição na lista, com preço em cerca de R$ 118.290.

O motor é um 1.3 turboflex de quatro cilindros, entregando 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas. No consumo, registra 7,7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 10,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.

A capacidade do porta-malas é de 385 litros. A versão de entrada traz faróis full-LED, rodas de liga-leve de 16″, seis airbags, freio de estacionamento eletrônico e monitoramento da pressão dos pneus.

Citroën C3 Aircross

Citroën C3 Aircross: Motor 1.0 turbo de 130 cv, câmbio CVT, porta-malas espaçoso, central multimídia de 10", direção elétrica, ar-condicionado e quatro airbags na versão de entrada.
Citroën C3 Aircross: Motor 1.0 turbo de 130 cv, câmbio CVT, porta-malas espaçoso, central multimídia de 10″, direção elétrica, ar-condicionado e quatro airbags na versão de entrada.

O Citroën C3 Aircross Feel Turbo 200 AT é a sexta opção mais acessível, com preço aproximado de R$ 119.290.

O modelo tem motor 1.0 turboflex de três cilindros, gerando 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT de sete marchas simuladas. No consumo, registra 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 10,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

O porta-malas tem capacidade para 493 litros. Entre os itens de série, estão central multimídia de 10″, direção elétrica, ar-condicionado, quatro airbags e rodas de aço de 16″ com calotas.

Volkswagen T-Cross

Volkswagen T-Cross: Motor 1.0 turbo de 128 cv, câmbio automático de seis marchas, painel digital, central multimídia VW Play de 10,1", seis airbags e sensor de estacionamento traseiro.
Volkswagen T-Cross: Motor 1.0 turbo de 128 cv, câmbio automático de seis marchas, painel digital, central multimídia VW Play de 10,1″, seis airbags e sensor de estacionamento traseiro.

O Volkswagen T-Cross Sense 200 TSI aparece na sétima posição, com preço em torno de R$ 119.990.

Seu motor é um 1.0 turbo de três cilindros, entregando 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas. No consumo, registra 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

O porta-malas tem capacidade para 420 litros. A versão Sense inclui seis airbags, direção elétrica, painel digital, central multimídia VW Play de 10,1″ e sensor de estacionamento traseiro.

Fiat Fastback

Fiat Fastback: Motor 1.0 turbo de 130 cv, câmbio CVT, ar-condicionado automático, central multimídia de 8,4", Apple CarPlay e Android Auto sem fio, faróis e lanternas em LED.
Fiat Fastback: Motor 1.0 turbo de 130 cv, câmbio CVT, ar-condicionado automático, central multimídia de 8,4″, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, faróis e lanternas em LED.

O Fiat Fastback Turbo 200 AT está na oitava posição, com preço aproximado de R$ 119.990.

O modelo traz motor 1.0 turboflex de três cilindros, entregando 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT de sete marchas simuladas. No consumo, registra 8,1 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, faz 11,3 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada.

O porta-malas tem capacidade para 516 litros. Os itens de série incluem central multimídia de 8,4″, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento traseiro.

Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker: Motor 1.0 turbo de 121 cv, câmbio automático de seis marchas, seis airbags, alerta de frenagem de emergência, câmera de ré, sensor crepuscular e partida sem chave.
Chevrolet Tracker: Motor 1.0 turbo de 121 cv, câmbio automático de seis marchas, seis airbags, alerta de frenagem de emergência, câmera de ré, sensor crepuscular e partida sem chave.

O Chevrolet Tracker figura entre os SUVs mais acessíveis do mercado, oferecendo motor turbo e uma lista equilibrada de equipamentos de série. O modelo aposta em tecnologia e segurança.

Seu motor é um 1.0 turbo de três cilindros, entregando 121 cv de potência e 18,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas. No consumo, registra 9 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, faz 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

O porta-malas tem capacidade para 393 litros. Entre os itens de série, o modelo conta com seis airbags, alerta de frenagem de emergência, câmera de ré, sensor crepuscular, partida sem chave e sistema multimídia com conectividade.

Caoa Chery Tiggo 5X

Caoa Chery Tiggo 5X: Motor 1.5 turbo de 150 cv, câmbio CVT de nove marchas simuladas, bancos em couro sintético, multimídia de 10,25", chave presencial e volante com ajuste duplo.
Caoa Chery Tiggo 5X: Motor 1.5 turbo de 150 cv, câmbio CVT de nove marchas simuladas, bancos em couro sintético, multimídia de 10,25″, chave presencial e volante com ajuste duplo.

O Caoa Chery Tiggo 5X é uma das opções mais acessíveis da marca, oferecendo motor turbo e câmbio CVT. Seu pacote de equipamentos inclui conectividade e acabamento interno aprimorado.

O motor é um 1.5 turbo de quatro cilindros, gerando 150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT com nove marchas simuladas. No consumo, faz 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 9,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

A capacidade do porta-malas é de 340 litros. Entre os equipamentos, o modelo traz bancos em couro sintético, multimídia de 10,25″, chave presencial, volante com ajuste de altura e profundidade, faróis com acendimento automático e sensor de estacionamento traseiro.

Fonte: Canaltech, Motor1 e AutoEsporte.