Pedágio Free Flow chegará em São Paulo

O sistema de pedágio Free Flow será implementado no estado de São Paulo, começando pelas rodovias SP-333 em Itápolis e Jaboticabal, a partir de 1° de agosto. Este sistema elimina as cabines físicas e utiliza pórticos com câmeras, sensores e antenas para identificar os veículos automaticamente, seja por leitura de placa ou por um dispositivo TAG fixado no para-brisa.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 16/05/2024

O estado de São Paulo iniciará a implementação do sistema de pedágio Free Flow a partir de 1º de agosto nas rodovias SP-333, especificamente nas praças localizadas em Itápolis (km 179) e Jaboticabal (km 110). Este sistema moderno de cobrança de pedágios substitui as tradicionais cabines de pedágio por pórticos equipados com câmeras, sensores e antenas. Os veículos que passarem por estas praças serão automaticamente identificados, seja por uma TAG eletrônica previamente instalada no para-brisa ou pela leitura de placas.

O objetivo desta mudança, promovida por um contrato firmado entre a concessionária EcoNoroeste, o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), é eliminar a necessidade de paradas para pagamento de tarifas, o que, por sua vez, reduz congestionamentos e otimiza o fluxo de tráfego nas rodovias. O projeto está alinhado com uma tendência global de facilitar a mobilidade nas rodovias e melhorar a experiência dos usuários.

O sistema de pedágio Free Flow será implementado nas rodovias SP-333 em São Paulo a partir de 1º de agosto, começando em Itápolis e Jaboticabal.
O sistema de pedágio Free Flow será implementado nas rodovias SP-333 em São Paulo a partir de 1º de agosto, começando em Itápolis e Jaboticabal.

Para os veículos com TAG instalada, a cobrança será feita automaticamente pelas operadoras de serviço, como já é comum em sistemas como Sem Parar e ConectCar. Para aqueles que são identificados pela leitura de placas, os motoristas têm até 15 dias para efetuar o pagamento da tarifa pelos canais disponibilizados pela concessionária responsável pelo trecho. Caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo estipulado, o motorista estará sujeito a uma multa de R$ 195,23, além de receber cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração grave de trânsito.

Milton Persoli, diretor geral da Artesp, destacou que a implementação do sistema Free Flow é um marco significativo para as rodovias concedidas do estado, pois promove uma circulação mais fluida e segura. A expectativa é que este modelo de cobrança não apenas economize tempo para os motoristas, mas também contribua para a redução no consumo de combustível, uma vez que diminui a necessidade de acelerações e desacelerações frequentes na aproximação e saída das praças de pedágio.

Esse sistema moderniza a cobrança de pedágios, substituindo cabines físicas por pórticos com câmeras, sensores e antenas para identificar veículos.
Esse sistema moderniza a cobrança de pedágios, substituindo cabines físicas por pórticos com câmeras, sensores e antenas para identificar veículos.

Ainda não foram divulgados os valores específicos das tarifas para as praças de Itápolis e Jaboticabal sob o novo sistema. Atualmente, os preços mínimos cobrados nessas localidades são de R$ 8,45 e R$ 15,20, respectivamente, para cobrança automática. A EcoNoroeste e a Artesp planejam substituir gradualmente todos os pedágios da concessão por cobranças eletrônicas, estendendo o sistema Free Flow para outras partes do estado conforme o sucesso da implementação inicial.

Além da mudança na cobrança de pedágios, a concessionária está promovendo uma série de avanços na infraestrutura digital das rodovias, incluindo a instalação de câmeras de monitoramento, sistemas de conectividade gratuita para os usuários, painéis de mensagens variáveis, e a possibilidade de uso de cartões de crédito ou débito por aproximação para pagamentos. Essas inovações fazem parte de um esforço mais amplo para transformar as rodovias paulistas em vias mais modernas e seguras, alinhadas com os padrões internacionais de mobilidade e segurança rodoviária.

Veículos com TAG terão tarifas cobradas automaticamente, enquanto aqueles identificados pela placa precisarão pagar a tarifa em até 15 dias.
Veículos com TAG terão tarifas cobradas automaticamente, enquanto aqueles identificados pela placa precisarão pagar a tarifa em até 15 dias.

O sucesso da implementação do pedágio Free Flow em São Paulo poderá influenciar futuras políticas de transporte e infraestrutura em outras regiões do Brasil, promovendo melhorias que beneficiam não apenas os motoristas, mas toda a sociedade, ao reduzir o tempo de viagem e aumentar a segurança nas rodovias.

Como pagar o pedágio free flow

No novo sistema de pedágio Free Flow em São Paulo, veículos equipados com uma TAG eletrônica terão a tarifa cobrada automaticamente. Para veículos identificados pela placa, o pagamento deve ser realizado em até 15 dias após a passagem, através dos canais disponibilizados pela concessionária. Não pagar no prazo resulta em multa de R$ 195,23 e acréscimo de cinco pontos na CNH.

*Com informações do Governo-SP e Autoesporte.