Peugeot 9X8 Hypercar prova que os franceses sabem fazer hipercarros

O 9X8 Hypercar é o novo carro de Endurance da Peugeot. O modelo de última geração foi projetado para competição e anunciado em setembro de 2020, com previsão de estreia em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC).

Carros
3 semanas atrás
Peugeot 9X8 Hypercar prova que os franceses sabem fazer hipercarros

A chegada do 9X8 Hypercar marca a participação da Peugeot na categoria LMH (Le Mans Hypercar).

Todos os detalhes

Confira o PEUGEOT 9X8, o novo carro de Endurance da marca do Leão
Confira o PEUGEOT 9X8, o novo carro de Endurance da marca do Leão

O Peugeot 9X8 tem um silhueta já mais vista, com características que remetem um carro fino, distinto, elegante, que esbanja emoção e dinamismo.

Hipereficiente, com alto desempenho e dotados de forte identidade visual, o 9X8 está alinhado com a estratégia da Neo-Performance e inaugura um novo gênero.

O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH), implantado pela FIA e pelo ACO para suceder à categoria dos LMP1, foi o responsável por essa proposta inovadora.

Por trás de seu nome há uma grande relação entre seus antecessores e o futuro. Começando pelo “9”, que caracteriza os veículos de competição extremos da marca, levando como base duas máquinas icônicas do Endurance, o Peugeot 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011).

Já o “X” tem a ver com a tração integral (tração nas 4 rodas) e com o projeto estratégico de eletrificação da marca.

O “8”, por sua vez, é o número que está presente no nome dos últimos lançamentos da Peugeot, como o 208 e 2008, 308, 3008, 5008 e o 508. Esse último modelo também ganhou uma atualização pela equipe de engenheiros e designers do Hypercar, e se tornou a primeira versão a carregar o selo “PEUGEOT SPORT ENGINEERED”.

Design

Com o 9X8, a PEUGEOT desenvolve um verdadeiro projeto de marca em torno do conceito de Neo-Performance, aliando uma esportividade extrema, um know-how tecnológico que pode ser adaptado aos modelos de série, além da eficiência e da excelência estilística.
Com o 9X8, a PEUGEOT desenvolve um verdadeiro projeto de marca em torno do conceito de Neo-Performance, aliando uma esportividade extrema, um know-how tecnológico que pode ser adaptado aos modelos de série, além da eficiência e da excelência estilística.

O desenvolvimento do 9X8 teve a participação das equipes de design e de engenharia da Peugeot e da Peugeot Sport.

O resultado foi um novo hipercarro com uma cabine ligeiramente inclinada para a frente, com três garras luminosas nos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro. O modelo também ganhou um novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, localizado na face dianteira e nas laterais do carro.

Alguns detalhes na carroceria e no interior do cockpit são na cor cinza Sélénium, com um contraste de Kryptonite (um verde amarelado ácido).

O cockpit do 9X8 também chama a atenção pelo trabalho cuidadoso da equipe de designers, trazendo um novo selo “PEUGEOT SPORT ENGINEERED”.

“Fizemos questão de apresentar uma versão absolutamente única do cockpit, enfatiza Matthias Hossann. Até o momento, ele era um elemento bastante anônimo: simplesmente funcional e genérico, sem nenhuma expressão da marca. Ao introduzir nossas cores e nosso i-Cockpit, a assinatura interna de identidade característica da Peugeot, conseguimos renovar esse espaço. Com isso, os espectadores deverão ser capazes de identificar imediatamente um Peugeot quando assistirem às imagens das câmeras embarcadas”.

No exterior, as rodas fazem conjunto com uma lateral bem trabalhada, expondo aberturas de ventilação na parte superior dos pneus. Além dos retrovisores que foram perfeitamente integrados, de modo que nenhum obstáculo venha se interpor aos fluxos de ar.

Na traseira do Peugeot 9X8, o maior destaque fica por conta do amplo difusor que leva a seguinte mensagem: “ We need no rear wing” (Não precisamos de aerofólio traseiro).

“O regulamento autoriza um único elemento aerodinâmico ajustável, sem especificar que este elemento tenha que ser o aerofólio traseiro. Nossos cálculos e simulações demonstraram que podemos ter um excelente desempenho sem o aerofólio traseiro”. Explica Olivier Jansonnie, Diretor técnico do Programa WEC da Peugeot Sport.

“É a primeira vez que um veículo de competição é concebido com esse nível de design”, destaca Kevin Magnussen, piloto de Endurance na IMSA.

Gustavo Menezes, piloto do WEC e da ALMS, acrescenta: “Com o 9X8, a Peugeot abre uma nova página do automobilismo. E nós vamos ajudar a escrever o seu futuro!”

Motorização

O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro. A cor cinza Sélénium, realçada por detalhes contrastantes em Kryptonite (um verde amarelado ácido), integra o código de cores presente na carroceria e no interior do cockpit, ecoando o novo selo PEUGEOT SPORT ENGINEERED, inaugurado no 508 e no 508 SW.4{><0} O novo emblema retroiluminado, sublimado pela cabeça do Leão, está presente na face dianteira e nas laterais do carro. A cor cinza Sélénium, realçada por detalhes contrastantes em Kryptonite (um verde amarelado ácido), integra o código de cores presente na carroceria e no interior do cockpit, ecoando o novo selo PEUGEOT SPORT ENGINEERED, inaugurado no 508 e no 508 SW.4{><0}[/caption] Propulsado por uma motorização híbrida e dotado de transmissão integral, o Peugeot 9X8 é equipado com um motor a combustão no eixo traseiro, sendo um V6 2,6 litros Bi-turbo de 500 kW (680 cv) com abertura a 90°, transmissão caixa sequencial de 7 marchas e tração nas 4 rodas. No eixo dianteiro terá um motor/gerador elétrico de 200 kW + redutor. A bateria do Peugeot 9X8 será de alta densidade com 900 volts, desenvolvida conjuntamente pela Peugeot Sport, TotalEnergies / Saft Combustível e lubrificantes: TotalEnergies. De acordo com a diretora geral da Peugeot, a competição Campeonato Mundial de Endurance será como um teste para o sistema de hibridação e as tecnologias relativas à redução do consumo de combustível. Para completar o Peugeot 9X8 terá exatos 5 metros de comprimento, 2 m de largura, 1,18 m de altura e entreeixos de 3 m. O novo supercarro da marca chegará para continuar o legado da Peugeot no automobilismo, substituindo os modelos Peugeot 905 e Peugeot 908, modelos de Endurance que venceram as 24 Horas de Le Mans, respectivamente em 1992 e 1993, assim como em 2009.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?