O grupo automobilístico francês PSA vem crescendo no mercado brasileiro. Em 2018, a Peugeot e Citroën somando o total de vendas alcançaram 44.010 unidades.
Este ano o plano estratégico “Virada Brasil” pretende ampliar para 364 pontos de vendas por todo o país. Mais do que um projeto expansão, o grupo francês renovou por completo seu padrão de atendimento e serviços para conquistar de vez o público brasileiro.
O novo plano estratégico “Virada Brasil” visa em apenas 4 anos dobrar o número de concessionários do grupo PSA no Brasil. Deste modo, Peugeot e Citroën terão 364 pontos de vendas por todo o Brasil. Atualmente, ambas empresas possuem 189 lojas no país, sendo que ainda no ano 2019 o número chegará a 245, o que representa um aumento de 30%.
Não resta dúvida que as duas marcas francesas neste ritmo terminarão o ano no ranking das top 10 concessionárias. No ano passado, a Peugeot obteve o 11º lugar com 23.674 unidades e a Citroën o 13º com 20.336 unidades entre as montadoras que mais venderam.
Os pontos de venda serão em lugares estratégicos para atender os clientes com melhor qualidade e praticidade. As mais recentes inaugurações, por exemplo, foram as unidades Paris Rio, na Barra da Tijuca, e a da La Cité, em Maceió.
O projeto Virada Brasil tem como fundamento os conceitos da satisfação dos clientes, expansão contínua e desenvolvimento sustentável, abrindo assim uma nova dimensão para o futuro do grupo PSA no país.
Estas novas diretrizes foram estabelecidas baseadas em uma ampla análise de todas as frentes de negócios, que iniciou pela renovação da categoria de modelos, entre os quais estão o C4 Lounge, Citroën C4 Cactus, Peugeot 2008 e 3008.
Por outro lado, a renovação da rede implicou na saída de alguns dos grupos existentes e na readequação dos serviços prestados. Merece destaque o novo sistema de pós-vendas Citroën & Você e Peugeot Total Care, que oferecem compromissos ousados inéditos até então no mercado automobilístico no Brasil.
De acordo com Ana Theresa Borsari, diretora geral da Peugeot no Brasil, a satisfação dos consumidores esteve em primeiro lugar na elaboração dos novos padrões no país e os novos pontos de vendas vão proporcionar “experiências únicas, que partem da mais alta qualidade de nossos produtos e serviços”.
“Definimos novos padrões no Brasil, olhando, principalmente, a satisfação e encantamento de nossos clientes. Agora, com o anúncio de expansão e abertura de novos pontos, vamos conquistar os consumidores com experiências únicas, que partem da mais alta qualidade de nossos produtos e serviços”, destaca Ana Theresa Borsari, Country Manager das Marcas no Brasil.
Borsari destaca ainda que o momento é o mais propício para implementação do novo projeto de “acelerar o crescimento no país”, já que todo o processo de renovação da linha e de serviços está concluído. “Soubemos ler o que o cenário econômico nos mostrava e aproveitamos a oportunidade de mudança para também ouvir o consumidor”.
“Soubemos ler o que o cenário econômico nos mostrava e aproveitamos a oportunidade de mudança para também ouvir o consumidor. Tudo isso foi muito importante para construir um plano voltado para atender a um público cada vez mais exigente em todos os aspectos, mas sem perder competitividade e levando em conta a sustentabilidade do negócio”, completa.
Um dos diferenciais do grupo PSA é que a marca tem a experiência do mercado europeu e utiliza de dois nomes em um mesmo espaço. Esta união não fez que as duas concessionárias perdessem sua identidade. Ao contrário, reforçou o potencial de cada uma que servem de mútuo apoio.
A mesma estrutura da Peugeot e Citroën tem uma linguagem visual distinta e uma linha de produtos que atendem públicos diversos. Contudo, a parceria das duas marcas francesas determina um padrão de qualidade único, além de ampliar a fonte de atração de mais consumidores.
A prova que a junção Peugeot-Citroën tem feito sucesso é o crescimento concomitante que ambas estão tendo no mercado brasileiro, ou seja, uma gera rentabilidade para outra sem perder a identidade e o legado particular.
Para conhecer os novos conceitos do grupo PSA não é necessário apenas visitar os novos postos de vendas. A reformulação das concessionárias francesas foi por completo e a novidade está acessível pelas plataformas on line, tanto sites como redes sociais, bem como durante todo processo de venda e demais serviços.
Uma evolução notável está no serviço de revenda, que consta do Renova Peugeot e do Novo de Novo Citroën. Ambos oferecem aos clientes a garantia de até 85% no valor do veículo usado de acordo com a tabela FIPE na troca por um modelo zero km. O resultado foi tão positivo que a cada quatro veículos vendidos um tem sido a partir do programa de recompra.
Mas sobretudo a nova experiência que tanto a Peugeot como Citroën querem proporcionar é na condução dos novos modelos de veículos mais modernizados e com serviços inéditos.