O Grupo Stellantis (Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram) anunciou que planeja introduzir a tecnologia Bio-Hybrid em seus veículos até o final de 2024. Essa tecnologia será aplicada inicialmente em quatro modelos de veículos já disponíveis no mercado. As inovações começarão com os modelos Fiat Pulse e Fastback, que serão produzidos na planta de Betim, em Minas Gerais, que recebeu recentemente um investimento significativo destinado a esses projetos.
A tecnologia Bio-Hybrid incorpora um dispositivo elétrico que realiza as funções de alternador e motor de arranque. Esse sistema é projetado para fornecer energia adicional ao motor do veículo, aumentando o torque e reduzindo a carga sobre o motor a combustão. O objetivo é aumentar a eficiência do veículo enquanto reduz o consumo de combustível.
Além da Fiat, outras marcas sob a bandeira da Stellantis, como Citroën e Peugeot, também adotarão essa tecnologia. O Peugeot 2008 é outro modelo que receberá essa tecnologia híbrida e está programado para ser lançado no meio do ano. O Citroën Basalt também está na lista para ser equipado com o sistema Bio-Hybrid.
A implementação dessa tecnologia faz parte de um plano maior da Stellantis, que inclui o lançamento de 40 novos modelos e a introdução de oito novos motores até 2030. Essa estratégia destina-se a posicionar a Stellantis como líder em tecnologia de mobilidade sustentável no Brasil.
A Stellantis anunciou um investimento de R$ 14 bilhões na fábrica da Fiat em Betim, Minas Gerais. Este investimento faz parte de um plano maior de R$ 30 bilhões que a empresa pretende realizar no Brasil até 2030. O foco deste investimento é a introdução de veículos híbridos e a implementação de uma nova plataforma na unidade.
A fábrica de Betim, que é a maior do grupo Stellantis no país, atualmente produz apenas modelos da marca Fiat. Existem algumas exceções, como a Ram 700, que é a versão para exportação da Fiat Strada, e o Peugeot Partner Rapid, um furgão que utiliza a mesma base do Fiorino. Com a nova plataforma, chamada STLA Small, há a possibilidade de a fábrica produzir veículos de outras marcas da Stellantis, como a Jeep.
Além do investimento em Betim, a Stellantis já havia anunciado anteriormente um aporte de R$ 13 bilhões na fábrica de Goiana, em Pernambuco. Esses investimentos visam fortalecer a presença da empresa no mercado brasileiro e aumentar a produção de veículos híbridos. A adoção de tecnologias mais modernas e sustentáveis é uma das estratégias da Stellantis para se manter competitiva.
A nova plataforma STLA Small permitirá à fábrica de Betim diversificar sua produção e atender a diferentes segmentos de mercado. Essa mudança pode trazer novos empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. A Stellantis espera que a modernização da fábrica contribua para a sua competitividade no mercado automotivo.
Os investimentos da Stellantis no Brasil são parte de uma estratégia global da empresa para se adaptar às novas demandas do mercado. A produção de veículos híbridos é uma resposta à crescente preocupação com o meio ambiente e à busca por soluções mais eficientes em termos de consumo de energia. A empresa está se preparando para um futuro onde os veículos elétricos e híbridos terão um papel cada vez mais importante.
A implementação da nova plataforma na fábrica de Betim é um passo significativo para a Stellantis. Isso permitirá a produção de uma nova geração de veículos, que poderão incluir modelos de marcas diferentes da Fiat. A diversificação da produção é vista como uma forma de aumentar a competitividade e a capacidade de resposta às mudanças no mercado.
O plano de investimentos da Stellantis também inclui o desenvolvimento de novas tecnologias e a modernização das linhas de produção. A empresa está focada em melhorar a eficiência e a sustentabilidade de suas operações. Esses investimentos são fundamentais para garantir que a Stellantis continue sendo um player relevante no mercado automotivo global.
*Com informações da Stellantis, Terra e AutoEsporte.