Police Interceptor Utility 2020 é um utilitário híbrido para uso da polícia

A Polícia dos EUA e a Ford têm uma grande e velha amizade, uma tradição que começou há quase de 7 décadas e que parece ter muita história pela frente. A última novidade dessa linda união é o Ford Police Interceptor Utility 2020 com motor híbrido.
Publicado em Notícias dia 2/02/2019 por Alan Corrêa

A Polícia dos EUA e a Ford têm uma grande e velha amizade, uma tradição que começou há quase de 7 décadas e que parece ter muita história pela frente. A última novidade dessa linda união é o Ford Police Interceptor Utility 2020 com motor híbrido.

Um pouco de história

Por volta de 1950 a montadora começou a fornecer veículos para a força policial. Os primeiros modelos tinham como base os carros populares da época. Mas não tardou para que a Ford começasse a fabricar modelos especiais que tinham como principal objetivo entregar mais segurança, durabilidade e desempenho.

Em 1951 nasceu o modelo Interceptor, que foi evoluindo até hoje, com o motor V8 “flathead” de 110 cv, uma verdadeira potência para aqueles tempos. Em 1961 a marca já era detentora de 58% dos veículos fornecidos à Polícia.

Nova motorização híbrida

O novo Police Interceptor Utility 2020 oferece três opções de motorização: 3.3 híbrido, o 3.0 EcoBoost e o 3.3 V6. A transmissão automática de 10 marchas e tração inteligente nas quatro rodas com modo de controle para neve/areia faz parte de ambas versões de motor.

Com a composição do motor híbrido o consumo de combustível (gasolina) passa a ser de 10,2 km/l, o que representa um ganho de 41% em comparação com o modelo atual de motor 3.7. Por incrível que pareça, o motor híbrido proporciona uma aceleração mais rápida que os demais utilitários da Polícia, mesmo os com motores V8, e chegam a uma velocidade de 220 km/h.

Vantagens das baterias de íons de lítio

Os carros policiais têm uma particularidade em relação aos veículos comuns, eles precisam alimentar sistema de iluminação, rádio, computadores e outros equipamentos do veículo, mesmo quando este se encontre parado. Isso quer dizer que o motor nunca pode ser desligado, o que aumenta drasticamente o consumo de combustível.

Já com o novo modelo de motor híbrido esse problema fica resolvido, pois que as baterias de íons de lítio podem manter por várias horas todo o sistema elétrico, incluindo os aparelhos policiais, mesmo com o motor desligado.

Novos dispositivos de segurança

O novo Police Interceptor Utility 2020 não é um veículo para um cidadão comum, ele é institucional e feito para garantir a pacificação social. Isso o transforma num alvo fácil, já que está caracterizado com veículo policial.

Visando aumentar a segurança dos agentes, foi desenvolvido um sistema de segurança chamado Alerta de Perímetro de Polícia, o qual trabalha com sensores que monitoram uma área de 270o ao redor do veículo. Assim que o sistema detecta algum movimento suspeito nesse perímetro, a câmera traseira é ligada, os vidros das janelas se fecham, as portas travam e um alerta sonoro é acionado, tudo de forma automática e rápida. A movimentação aparece no painel digital de modo que os agentes possam ver o que está acontecendo. Como a célula de segurança é construída de aço boro, os agentes ficam bem protegidos.

Além de tudo isso, o Ford Police Interceptor Utility 2020 traz um novo sistemas de freios, refrigeração, travas das portas e rodas muito mais reforçados que os do modelo anterior. Agora, os modelos suportam com mais resistência o impacto com guias, canteiros e até mesmo trilhos de trem. Também tem mais capacidade para atravessar áreas alagadas.

Opcionais importantes

A montadora ainda oferece à Força Policial alguns opcionais importantes para o modelo. A câmera traseira é um deles, alguns pacotes de iluminação, um sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres (este sistema pode ser desativado no painel quando os agentes estiverem executando manobras de interceptação).