O Porsche 911 Carrera 4 GTS Cabriolet é um carro de luxo, esportivo de verdade, com muita tecnologia e a última palavra em segurança. Quer mais: ele é conversível sem deixar de lado nenhuma dessas características. O problema é poder pagar por ele.
O preço base do Porsche 911 Carrera 4 GTS Cabriolet é de R$ 765.900. Contudo, esse valor pode subir bastante se o cliente decidir incrementar a “versão de entrada” apresentada. Para dar uma noção, só a pintura customizada pode passar de 50mil reais.
A motorização evidentemente é o aspecto central no modelo, e ela está composta pelo impressionante motor 3.0 de 6 cilindros, com tração integral, podendo gerar até 450 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 2.150 e 5.000 rpm.
Aliado a ele está o câmbio de 7 velocidades, que pode ser manual ou automático de acordo com o gosto do freguês, e que trabalha em união com a tecnologia Porsche Doppelkupplung, exclusividade da marca.
Como se mencionou acima, é possível ao comprador optar entre o câmbio manual ou automático, ambos de 7 velocidades e com o sistema Porsche Doppelkupplung. Mas é preciso ressaltar que na versão manual os encaixes foram feito com tanto esmero, o curso é tão curto e agradável que não há perda nenhuma na eficiência do motor, isso sem falar na diversão que ele pode proporcionar em competições.
O sistema Porsche Doppelkupplung nada mais é que uma embreagem dupla, desenvolvida sob medida para trabalhar com o câmbio específico do modelo, de modo que as trocas de marcha – na versão automática – acontecem de modo tão rápido que é praticamente impossível de ser notada. Além disso, o fato de ser tão veloz evita a perda de energia cinética gerada pelo motor, fator que aumenta a economia de combustível de forma significativa.
A função Start Stop também faz parte do modelo e vem para completar o trabalho do sistema de embreagem. Essa função é responsável por desligar o motor do veículo quando se encontra numa velocidade inferior a 7 km/h, religando-o tão logo o acelerador seja acionado, ainda que levemente.
O Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é um sistema que administra o torque gerado pelo motor, entregando-o de forma individual a cada roda e na proporção adequada para proporcionar maior estabilidade e ajudar na execução de curvas, especialmente aquelas em alta velocidade.
Sistema semelhante é o Porsche Active Suspension Management (PASM), que atua diretamente sobre o sistema de suspensão do veículo, de forma individual em cada roda, de modo a equilibrar a reação e intensidade de acordo com os obstáculos que se apresentem. O sistema ainda consegue “ler” o estilo de pilotagem do condutor.
Para completar o conjunto está o Porsche Stability Management (PSM) que monitora a velocidade, sentido de direção e inclinação da carroceria, acionando discretamente os freios para compensar a reação da massa em manobras de alta velocidade. Isso proporciona muito mais segurança e conforto aos ocupantes.
O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) é outros sistema de capital importância, especialmente se o veículo estiver voltado para competições. Ele é capaz de monitorar a inclinação do veículo e minimizar a inclinação lateral do chassi, de modo que a chance de ocorrer um capotamento é muito menor.
O pacote Porsche Sport Chrono conta com um conjunto de 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Outro elemento do pacote é a função Sport Response que dá mais energia ao motor por cerca de 20 segundos, como se fosse um turbo de desenho animado, mas na vida real.
A função Launch Control também está incluída e é responsável por melhorar as respostas do modelo em largas – ótimo para quem pretende participar de competições – evitando a derrapagem.
Merece destaque também o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA). Com esse aplicativo é possível monitorar algumas funções do veículo bem como cronometrar e compartilhar o tempo de suas voltas.
O sistema de direção do eixo traseiro permite que as rodas traseiras também, como as dianteiras, virem para os lados. Claro que isso acontece de forma muito sutil e sem a intervenção ou controle do condutor.
Quando o veículo está em alta velocidade elas viram no mesmo sentido das que estão na frente, atraindo o veículo para o sentido da curva. Já quando em baixa velocidade, viram no sentido oposto para aumentar o ângulo de esterço e facilitar manobras de estacionamento, por exemplo.
O sistema Porsche Ceramic Composite Brake é um opcional que a marca oferece para o modelo e que está voltado especialmente para competições. O sistema está composto por discos de cerâmica, 410 mm na frente e 390 mm na traseira, com pinça de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira.
Além de esquentar menos, ser mais durável a mais preciso, o conjunto de freios pode ficar até 50% mais leve do que o sistema tradicional, o que faz bastante diferença numa competição de verdade.
Para quem achava que a diversão estava apenas na potência e velocidade, enganou-se. O sistema de entretenimento também não deixa a desejar. Se bem o sistema de som default do modelo seja bom, os dois opcionais que a marca disponibiliza são incomparavelmente superior.
A primeira opção está composta pelo sistema de som da BOSE: por 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência e 1 amplificador no PCM. Não é nada mal, mas ainda poderia ser melhor, ao menos para alguns mais exigentes.
Pois bem, para esses que só se satisfazem com o que há de melhor, a Porsche oferece o High-End Surround da Burmester composto por 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.