O Porsche 911 Carrera 4S Cabriolet é sem dúvida um dos carros mais completos do mercado automobilístico, com elementos de tecnologia inovadores, um design marcante e já reconhecido no mundo todo. Mas isso tudo eleva seu preço às alturas, não é carro para qualquer um.
O preço base do Porsche 911 Carrera 4S Cabriolet é de R$ 738.190. Esse preço pode aumentar, e muito, se o comprador decidir acrescentar elementos visuais que não sejam os de fábrica, como por exemplo uma pintura customizada – sendo possível escolher a cor e sua tonalidade – que pode passar de 50 mil reais.
A motorização é um dos maiores atrativos do modelo, composta pelo incrível motor 3.0 de 6 cilindros, capaz de gerar até 420 cv de potência e um torque máximo de 500 Nm entre 1.700 e 5.000 rpm. Aliado a ele está a transmissão, que poderá ser automática ou manual, de 7 velocidades com tecnologia Porsche Doppelkupplung.
Um dos grandes diferenciais desse modelo, mesmo sobre outros da própria Porsche, é a sua tração integral, que dá a ele mais agilidade, mais força e menor consumo de combustível, já que o esforço é distribuído entre 4 e não 2 rodas.
Como se mencionou acima, o 911 Carrera 4S Cabriolet dá ao comprador a possibilidade de optar pelo câmbio manual ou automático, ambos com 7 velocidades. Num o conforto da condução será maior, e noutro a diversão de uma pilotagem esportiva será o centro das atenções.
O sistema Porsche Doppelkupplung é uma tecnologia de embreagem dupla que permite a troca de marcha de maneira muito mais rápida e eficiente, de modo que o intervalo entre uma e outra é tão pequeno que praticamente não há perda de força cinética, o que também impacta num menor consumo de combustível.
Outro sistema que influi diretamente no consumo de combustível é o Start Stop, pelo qual o motor é desligado automaticamente quando o veículo está numa velocidade inferior a 7 km/h, e é religado assim que o motorista aciona o acelerador.
O Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP) é outro item que compõe o modelo. Essa tecnologia ajuda o condutor a manter a estabilidade do carro, de modo especial em curvas feitas em alta velocidade. Para isso, o sistema age sobre as rodas de forma individual, dando a cada uma o torque necessário em cada momento da manobra.
A tecnologia Porsche Active Suspension Management (PASM), que também faz parte dos itens de série, também exerce papel semelhante, mas sobre o sistema de suspensão, oferecendo mais segurança e conforto aos ocupantes.
Graças a esse sistema é possível que a altura do modelo seja 10 mm mais baixa, privilegiando a aerodinâmica e favorecendo um menor consumo de combustível, já que o arrasto em relação ao vento é menor.
O Porsche Stability Management (PSM) completa o trio tecnológico atuando sobre os freios individualmente. O sistema pode monitorar constantemente a direção, o ângulo da guinada, a velocidade do veículo e com base nessas informações agir sobre o sistema de freios para ajudar compensar em tais manobras.
O próprio chassi do Porsche 911 Carrera 4S também tem um sistema de ajuste eletrônico, o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) que proporciona mais estabilidade durante a rodagem, minimizando a inclinação lateral do veículo nas curvas, fator que também ajuda a diminuir o balanço lateral em terrenos irregulares, resultando em maior conforto.
O pacote Porsche Sport Chrono é um dos elementos mais cobiçados pelos apaixonados por Porsche e competições. Ele traz 4 modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus, e cada um desses modos traz ajustes específicos para deixar o carro o mais equilibrado possível para cada uma das atividades.
Além desses modos de condução o pacote também conta com o Sport Response. Sabe aqueles joguinhos de carro que tem um turbo que durante alguns segundos dão mais impulso ao seu carrinho, pois bem, isso existe na vida real. Uma vez ativado, o Sport Response dá maior força de propulsão, e sua ação dura uns 20 segundos.
Outro item incluso no pacote é o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) que permite monitorar algumas funções do veículo, além de registrar e compartilhar o tempo das voltas em competições.
Por fim, o pacote também compreende o recurso chamado de Launch Control, pelo qual o veículo fica mais preparado para executar uma boa largada, com mais força, velocidade e melhor aderência ao solo.
Um dos obstáculos para se transitar com um Porsche no dia-a-dia é a dificuldade que ele encontra por ser muito baixo. Às vezes subir a rampa de uma garagem já fica complicado. Por isso, a marca desenvolveu o sistema de elevação do eixo dianteiro, que pode erguer a parte dianteira do carro em até 40 mm desde que este se encontre numa velocidade inferior a 35 km/h.
Com um propósito bem diferente, o eixo traseiro também conta com regulagem, melhor dizendo, conta com direcionamento das rodas. Na prática o sistema permite que as rodas traseiras girem discretamente para os lados.
Quando o veículo está numa velocidade grande e vai realizar uma curva, as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras de modo que o carro é “atraído” para a curva e a realiza com mais facilidade.
Porém, quando está em baixa velocidade, por exemplo saindo de uma vaga de estacionamento, as rodas traseiras giram no sentido oposto das dianteiras, de modo que o ângulo de esterço se amplia e a manobra fica facilitada mesmo em espaços apertados.
Pra ajudar na refrigeração do motor o modelo conta com as aletas de refrigeração inteligentes. Quando o veículo está nos modos de condução Sport e Sport Plus as aletas se abrem e permitem a entrada de ar que ajuda diminuir a temperatura do motor. Quando nos outros modos de condução as aletas se fecham para ajudar na aerodinâmica do veículo e diminuir a resistência do ar.
O 911 Carrera 4S Cabriolet conta ainda com o sistema Porsche Active Safe, uma espécie de piloto automático mais avançado, que permite programar a velocidade desejada, mas que também conta com sensores que “percebem” a presença de outro veículo à frente e é capaz de reduzir a velocidade, acionando os freios se necessário, e até mesmo fazer a parada completa do veículo, retomando a velocidade programada anteriormente. Tudo de forma automática, proporcionando mais conforto ao condutor.
Por dentro a tecnologia não é menor. O modelo conta com uma impressionante central multimídia com tela touchscreen de altíssima resolução, que reconhece comandos feitos por gestos sem mesmo a necessidade de tocar a tela. Além disso, conta com uma ampla conectividade com dispositivos smartphones.
O sistema de som que acompanha também é sensacional, mas pode ficar melhor se o comprador adicionar um dos dois sistemas de som opcionais que a marca oferece. Um deles é da BOSE e conta com 6 alto-falantes que oferecem 110 watts de potência total, um amplificador que permite ajuste tanto para o motorista quanto para o passageiro ao seu lado.
Mas o melhor mesmo é o incrível High-End Surround da Burmester: 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo um subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.