O Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet além de ser altamente esportivo ainda é conversível. Um carro sem dúvida que atrai a atenção dos olhares por onde quer que passe. Mas para isso é preciso ter um bolso bem grande.
O preço base do Porsche 911 Carrera GTS Cabriolet é de cerca de R$ 731.900. O valor pode subir consideravelmente se a ele forem adicionados certos opcionais, como por exemplo o sistema de freios de cerâmica que custa quase 40 mil reais, ou então uma pintura customizada que passa dos 50 mil reais.
A motorização é um dos aspectos principais do modelo, e não devia ser diferente. Ela está composta pelo motor 3.0 de 6 cilindros, com impressionantes 450 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm entre 2.150 e 5.000 rpm. Aliado a ele está o câmbio de 7 velocidades com tecnologia Porsche Doppelkupplung.
O câmbio do 911 Carrera GTS Cabriolet, como a maior parte dos modelos da marca, pode ser tanto automático quanto manual, ao gosto do freguês. Na opção do automático com certeza o conforto será completo, e a economia de combustível garantida.
Na opção do câmbio manual a esportividade leva vantagem, já que dá ao piloto um maior controle sobre o veículo. Nessa modalidade os encaixes são tão precisos, com o curso da alavanca curto, que a competitividade será a mais prazerosa possível.
Independente do sistema de câmbio ser manual ou automático, ambos são de 7 velocidades e contam com a tecnologia Porsche Doppelkupplung, a qual está composta pela dupla embreagem que proporciona trocas tão rápidas que a energia cinética gerada pelo motor não é desperdiçada em nada, rendendo o melhor aproveitamento possível do combustível.
Para corroborar com a economia de combustível a motorização conta também com a função Start Stop, responsável por desligar o motor quando o veículo se encontrar em velocidade inferior a 7 km/h. O sistema também o religa de forma instantânea ao primeiro toque do acelerador, sem deixar intervalo entre a ação do piloto e a resposta do motor.
O 911 Carrera GTS Cabriolet também conta com o sistema Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP), o qual é capaz de identificar o torque necessário em cada uma das rodas individualmente a cada momento, seja numa competição ou no uso diário, dando mais estabilidade ao se realizar curvas e, alta velocidade.
Já o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM) é responsável por calibrar a ação e intensidade das suspensões, também de forma individual, de modo que o veículo ofereça a maior segurança e conforto possível. O sistema é capaz de reconhecer o estilo de pilotagem e se adaptar a ele.
O Porsche Stability Management (PSM) faz um trabalho parecido, mas agindo sobre os freios. Ele monitora a velocidade, direção e inclinação do veículo e aciona na medida certa cada um dos freios de modo a proporcionar uma ótima estabilidade e facilidade na realização de curvas em alta velocidade sem perder o controle do veículo.
Outra tecnologia que garante a estabilidade é a Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), que é capaz de minimizar a inclinação lateral do veículo, o que costuma acontecer em curvas mais velozes, de modo a proporcionar segurança e conforto aos ocupantes, além de melhorar o desempenho em competições.
O Porsche Sport Chrono é um pacote que no caso do 911 Carrera GTS Cabriolet é um item de série, e que contem diversos componentes importantes. Um deles é o conjunto de 4 modos de condução, composto pelo Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Trabalhando junto com esses modos está a função Sport Response, um sistema capaz de concentrar uma enorme potência por aproximadamente 20 segundos, dando uma grande vantagem ao veículo.
O pacote ainda contempla a função Launch Control que dá melhor resposta nas largadas, melhorando a performance e entregando mais aderência. Por fim, o pacote ainda traz o aplicativo Porsche Track Precision (PTPA) que permite monitorar algumas funcionalidades do modelo, bem como cronometrar e compartilhar o tempo das duas voltas.
Outro elemento de destaque é o sistema de direção do eixo traseiro, ou seja, a capacidade do eixo virar as rodas traseiras, de forma bastante sutil, como a ação do volante faz sobre as rodas dianteiras.
Na prática isso pode acontecer de duas formas. A primeira é quando o veículo está em alta velocidade, neste caso as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras de modo a atrair o veículo para a curva e facilitar a manobra.
Quando, por outro lado, o veículo está em baixa velocidade as rodas traseiras viram na direção oposta das dianteiras de maneira que o ângulo de esterço fica privilegiado e o veículo precisa de menos espaço para, por exemplo, estacionar numa vaga mais apertada.
Claro que o sistema de som do 911 Carrera GTS Cabriolet está no nível tecnológico dos demais componentes do veículo, mas existem outras duas opções que podem ser escolhida como opcionais. Uma delas é o sistema de som da BOSE, composto por 6 alto-falantes que juntos oferecem 110 watts de potência e 1 amplificador no PCM.
Mas o melhor mesmo é o sistema High-End Surround da Burmester composto por 12 canais amplificadores com potência total de 821 watts, 12 alto-falantes, incluindo 1 subwoofer com amplificador classe D de 300 watts, mais de 1.340 cm2 de área total de membrana, e frequência de 35 Hz a 20 kHz.