A Fiat Doblò Adventure 1.8 16V 2020 é uma opção interessante para quem busca um carro versátil, espaçoso e com capacidade para enfrentar terrenos variados. Com seu estilo aventureiro e capacidade para até sete passageiros, ela atende bem famílias grandes ou motoristas que necessitam de um veículo para o transporte de pessoas e cargas. Embora não seja um modelo dos mais econômicos, devido ao motor 1.8 e sua estrutura robusta, o Doblò Adventure compensa com um espaço interno amplo e modular, além de uma boa altura do solo, que favorece tanto o uso urbano quanto trajetos rurais e estradas de terra.
Pontos Principais:
Ao considerar a compra de um Doblò Adventure 2020 usado, é importante avaliar alguns aspectos. Verificar o estado da suspensão e dos componentes da transmissão é essencial, já que este carro pode ter sido usado em estradas irregulares, o que demanda mais desses sistemas. Além disso, inspecione o estado dos bancos e do acabamento interno, especialmente se o modelo foi utilizado para transporte de passageiros, pois o desgaste pode ser maior. Outro ponto importante é analisar o histórico de manutenção, especialmente do motor 1.8 E.torQ, para garantir que o carro foi bem cuidado.
Ideal para famílias que precisam de espaço e para motoristas que enfrentam estradas mistas, o Doblò Adventure 1.8 também é uma boa escolha para pequenos negócios que dependem do transporte de carga leve ou de passageiros. A combinação de robustez e espaço torna o modelo uma opção multifuncional. No entanto, vale considerar os custos com combustível e manutenção, que tendem a ser maiores devido ao motor mais potente e ao desgaste de uso em terrenos variados.
O desempenho do veículo é marcado pela aceleração de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 171 km/h. Seu motor é um 1.8 de 16 válvulas, com cilindrada de 1747 cm³, quatro cilindros em linha e comando de válvulas único no cabeçote. O motor utiliza corrente para o acionamento e possui injeção multiponto, com aspiração natural.
A potência varia de acordo com o combustível utilizado: ao abastecer com etanol, a potência máxima chega a 132 cv, enquanto com gasolina, alcança 130 cv, ambas obtidas a 5250 rpm. O torque máximo também difere entre etanol e gasolina: com etanol, o torque é de 18,9 kgfm, enquanto com gasolina, é de 18,4 kgfm, ambos a 4500 rpm. O motor é montado de forma transversal na dianteira, o que melhora a distribuição de peso.
A razão de compressão é de 11,2:1, com peso/potência de 11,1 kg/cv e peso/torque de 77,4 kg/kgfm, o que confere uma boa relação de força e eficiência. A tração dianteira é combinada com uma transmissão manual de cinco marchas, com embreagem monodisco a seco e código de câmbio C510. Com isso, a dirigibilidade e controle do modelo ficam assegurados em diferentes tipos de terrenos.
A eficiência do consumo de combustível é variável de acordo com o ambiente e o combustível. No consumo urbano, o modelo realiza uma média de 6,4 km/l com etanol e 9,2 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, a média é de 6,7 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina.
A autonomia também é um destaque, podendo alcançar 384 km em ambiente urbano e 402 km em rodovias ao utilizar etanol. No caso da gasolina, o alcance aumenta para 552 km em ambiente urbano e 588 km em rodovias, oferecendo boa versatilidade para longos trajetos.
O interior do modelo é projetado para proporcionar conforto e versatilidade, com capacidade para até seis ocupantes. Seu espaço é pensado para acomodar os passageiros de forma prática, especialmente com a presença de bancos traseiros bipartidos e rebatíveis, que ampliam as opções de configuração de espaço.
A carga útil suportada é de 490 kg, ideal para o transporte de objetos, e o porta-malas oferece uma capacidade de 665 litros. Além disso, a terceira fileira de bancos é um adicional que permite acomodar mais passageiros, mantendo o conforto com o ajuste elétrico dos retrovisores e a direção assistida, que facilita as manobras.
Em relação às medidas e estrutura, o veículo possui 4478 mm de comprimento, 1768 mm de largura, 1957 mm de altura e uma distância entre-eixos de 2583 mm. A bitola dianteira é de 1523 mm, enquanto a traseira é de 1520 mm. O peso total é de 1463 kg, assegurando uma construção robusta e estável.
A suspensão é independente na frente, com o sistema McPherson, enquanto na traseira, utiliza eixo rígido com mola parabólica de lâmina única. A direção conta com assistência hidráulica, o que torna o manuseio suave, mesmo em giros de até 11,2 m de diâmetro.
Os freios são bem dimensionados, com discos ventilados na frente e tambores na traseira, garantindo eficiência nas frenagens. Os pneus possuem medidas de 205/70 R15 para ambos os eixos, com uma altura de flanco de 144 mm, que ajudam a proporcionar um vão livre do solo de 223 mm, ideal para encarar diversos tipos de terrenos.
Em segurança, o veículo conta com airbags frontais e cintos de três pontos para todos os ocupantes, garantindo proteção em caso de colisão. Além disso, possui encosto de cabeça para todos os passageiros, faróis com refletores duplos e faróis de neblina. Outras características incluem freios ABS, desembaçador do vidro traseiro, limpador e lavador do vidro traseiro, e sensores de estacionamento traseiro.
No quesito conforto, destaca-se o ajuste de altura do volante, ar-condicionado, ar quente, banco traseiro bipartido, banco traseiro rebatível e apoio de braço para o motorista. Os vidros dianteiros são controlados eletricamente, proporcionando maior comodidade para o motorista. As rodas de liga leve completam o pacote de equipamentos voltados ao conforto e ao design.
Para entretenimento, o modelo oferece CD player, rádio, conexão USB e Bluetooth, além de um computador de bordo que ajuda a monitorar informações importantes do veículo. O volante multifuncional permite acessar esses recursos sem tirar as mãos do volante, mantendo o foco na direção.
Fonte: Wikipedia e Stellantis.