Preço do SUV Peugeot 3008 é alto mas compensa com boa ficha técnica

Um dos modelos mais sofisticados e bem equipados disponível no mercado brasileiro, o Peugeot 3008 é um verdadeiro carro de luxo. Motor Turbo que lhe dá potência e economia, tecnologia de ponta por dentro e por fora, sofisticação de teto solar panorâmico elétrico e bancos dianteiros com função de massagem.
Publicado em Ficha técnica dia 19/07/2018 por Alan Corrêa

Um dos modelos mais sofisticados e bem equipados disponível no mercado brasileiro, o Peugeot 3008 é um verdadeiro carro de luxo. Motor Turbo que lhe dá potência e economia, tecnologia de ponta por dentro e por fora, sofisticação de teto solar panorâmico elétrico e bancos dianteiros com função de massagem.

Preço

O preço do Peugeot 3008 é de aproximadamente R$ 160.990, um bom custo/benefício se forem analisadas todas as características que ele traz e feita uma comparação com outros veículos de valor parecido.

Motorização

O Peugeot 3008 está equipado com o potente motor turbo THP de 165 cv de potência e torque máximo de 24,5 kgf.m atingidos a apenas 1.400 rpm. Isso proporciona uma incrível redução no consumo de combustível e, consequentemente, diminui a emissão de CO2. Um motor mais econômico, mais ecológico e mais potente.

Aliado ao motor está o câmbio automático EAT6 (Efficient Automatic Transmission), com a tecnologia Quickshift, a qual possibilita mudanças de marchas mais rápidas, deixando a condução mais fluida e prazerosa. Ele ainda conta com um modo de condução Sport que deixa a pilotagem mais dinâmica.

Imponente e sofisticado por dentro e por fora

Quando se diz que os detalhes fazem a diferença, não é nenhum exagero. O Peugeot 3008 serve como prova disso. Por fora, suas linhas sugerem força e robustez, ao lado da sofisticação e modernidade. É impossível não perceber sua presença.

Os faróis dianteiros quebram um pouco esse ar pesado e mio quadrado com uma divisão feita pelo próprio para-choques que dão um estilo mais esportivo. Eles contam com lâmpadas full-LED e uma máscara negra com detalhes cromados.

Por dentro a sofisticação só aumenta. O modelo conta com um painel de instrumentos 100% digital no qual são apresentadas todas as informações do veículo de forma bastante nítida. Sua tela de 12,3 polegadas pode apresentar as informações de modo personalizado de acordo com a preferência do motorista.

A central multimídia conta com uma tela touchscreen de 8 polegadas. Mas nela o que mais chama a atenção são os Toggle Switches, que são umas teclas como as de um piano localizadas abaixo da tela e que mudam a função apresentada na mesma, variando entre configuração do ar condicionado, navegação GPS, opções do rádio e outras funções.

Por fim, para completar o espetáculo, temos o sistema Magic Flat que controla o rebatimento dos assentos traseiros de forma elétrica e segura, podendo deixar o assoalho completamente liso e aumentar o espaço para transportar bagagem.

Teto solar panorâmico elétrico

Um item que merece especial destaque no modelo é o teto solar panorâmico elétrico, ou seja, mesmo com seu tamanho privilegiado ele pode ser aberto. Ele conta com cortina de teto que permite fechar e ficar como o teto comum de um veículo. Para completar, existe ainda o Ambient Light (guias azuis em LED) que deixam o interior aconchegante e luxuoso.

Peugeot i-Cockpit 2.0

O Peugeot i-Cockpit é uma tecnologia exclusiva da marca, e está composta pela integração de vários elementos. Em primeiro lugar está o volante de proporções reduzidas e extremidades achatadas que deixam a condução mais dinâmica. Em seguida está a posição mais elevada do painel de instrumentos, que pode ser visualizado por cima do volante, de modo que a atenção do motorista sempre estará na pista e mesmo assim poderá ver as informações do veículo com tranquilidade.

Além disso, o seletor de marcha e os comandos da central multimídia estão ao alcance do motorista de modo mais ergonômico, facilitando o acesso e deixando a viagem mais segura e confortável.

Griffe Pack: o Piloto Automático Inteligente

O Griffe Pack não é um simples piloto automático, mas um Piloto Automático Inteligente. Uma vez determinada a velocidade que o veículo deve manter, o sistema é capaz de frear e acelerar automaticamente de acordo com a movimentação à frente. É possível regular o grau de distância em relação ao veículo da frente entre perto, normal e longe.

Se o motorista acionar a seta, indicando a intenção de mudar de faixa, o sistema entende que não é para diminuir a velocidade, mas também não acelera além da velocidade pré-estabelecida.

Active Safety Brake

O Active Safety Brake é um sistema que aciona automaticamente os freios em caso de emergência. O sistema é capaz de identificar um obstáculo à frente e emite avisos visuais e sonoros alertando o motorista. Se mesmo assim este não frear, o sistema entende que deve fazê-lo, evitando um acidente ou ao menos amortizando a colisão.

Identificador de ponto cego

Outro recurso importante é o identificador de ponto cego, que através de sensores ultrassom colocados na lateral do carro e uma câmera, identificam a presença de outro veículo ou obstáculo no ponto cego do motorista e indica com um sinal luminoso no retrovisor do veículo. Caso o sistema entenda que há risco de colisão ele mesmo corrige a trajetória e evita a colisão.

Leitura de sinalização de velocidade

O modelo conta também com um avançado sistema que é capaz de ler e interpretar as placas de trânsito que indiquem o limite de velocidade, emitindo um alerta ao motorista e perguntando se pode modificar o limite de velocidade (caso esteja no Piloto Automático). O sistema é tão bom que consegue identificar a diferença entre a indicação de velocidade para veículos leves e pesados.

Permanência na faixa

O sistema é capaz também de identificar as faixas de rolagem e emitir alerta visual e sonoro caso entenda que o veículo está se desviando inadvertidamente. Ele ainda é capaz de corrigir o desvio e conduzir o veículo para dentro da faixa novamente.

Detector de fadiga

O sistema de detector de fadiga alerta o motorista para fazer uma parada e descansar após duas horas em que o veículo esteja numa velocidade superior a 65km/h. O sistema atua em conjunto com o Alerta de Atenção do Condutor, responsável por identificar pequenos desvios da trajetória.

Central multimídia de ponta

A central multimídia é compatível com a tecnologia Mirror Screen (espelhamento de Smartphones), feito através do protocolo Apple CarPlay e Android Auto. Ela ainda exibe as imagens da câmera Visiopark (câmera de ré), o controle do ar-condicionado bi-zone, e outras informações do veículo.

Bancos massageador

Os bancos dianteiros estão equipados com um sistema de massagem inédito e exclusivo da marca, com 5 programações diferentes em vários pontos do assento. Viajar no 2008 é ainda melhor que ir de primeira classe num avião.

Itens de série