Difícil encontrar alguém que nunca tenha sofrido com barulho no carro. Mais difícil ainda é encontrar a causa do barulho e resolver o problema. Mas nem tanto assim. Vamos dar algumas dicas que facilitarão a tarefa.
Esse problema acontece em todos os carros, por mais caros, luxuosos e tecnológicos que eles sejam. Até mesmo os carros elétricos fazem barulho, acredite. Isso se deve ao fato de que o veículo automotor é composto por milhares de peças, e como tudo nessa vida, elas sofrem desgaste com o tempo e o uso. Aí começam os barulhos.
O primeiro passo para resolver o problema do barulho depende do dono do veículo. Não adianta chegar numa oficina mecânica e dizer que o carro está fazendo barulho, o problema pode ter diversas origens e o mecânico levaria muito tempo em testes para descobrir o barulho, sem falar na troca de peças para tentar identificar o problema.
Então, o motorista deve prestar atenção no barulho enquanto usa o veículo, tentando observar de onde ele vem e quando ele acontece ou aumenta a intensidade. Então, por exemplo, prestar atenção se o barulho é contínuo ou se ele surge apenas em alguns momentos.
Para isso, o dono do carro deve prestar atenção nas seguintes situações possíveis:
1. O barulho acontece com o carro em movimento ou mesmo quando ele está parado? É continuo ou intermitente?
Se o barulho for contínuo e acontecer mesmo com o veículo parado, provavelmente sua origem está em algum componente do motor ou acessórios agregados, como alternador, correias, esticadores, compressor do ar condicionado, ventoinhas, entre outros.
Se, pelo contrário, o barulho só acontece com o veículo em movimento, podemos descartar – a princípio – que seja um problema no motor.
2. Se o barulho acontece com o veículo em movimento, mas não é continuo, em que situações ele aparece ou fica mais intenso?
O motorista deve prestar atenção nas seguintes situações: ao passar em lombadas ou valetas; ao esterçar o volante; ao acelerar; ao frear; baixa ou alta velocidade. Dependendo da resposta, o problema poderá estar na suspensão e afins.
As oficinas mecânicas de maior qualidade gostam de acertar o problema de primeira, e o número de informações que o dono do veículo pode oferecer é fundamental para acelerar esse processo. Claro que sempre será necessário fazer testes, mas eles podem ser focados onde o problema realmente está acontecendo.
Algumas oficinas são especializadas nesse tipo de problemas e contam com equipamentos avançados para ajudar identificar a origem dos barulhos. Isso é bom porque evita a substituição de peças desnecessariamente e ainda ajudam a acelerar o processo. Mas tudo tem seu custo. Você pode reduzir esse custo trazendo o maior número de informações possíveis.
Outra coisa importante é tirar um pouco do seu tempo para ajudar seu mecânico. Andar junto com ele pode ser importante para apontar o problema que te incomoda. Apesar de “perder” um pouco de tempo com isso, você vai economizar tempo e dinheiro depois.
Não é fácil dizer onde o barulho se encontra, a origem dele pode estar em qualquer lugar, e pode ter sido provocado pelas situações mais diversas. Mas sempre tem alguns lugares, ou melhor, algumas peças, que causam barulho com mais frequência. Vamos listar algumas abaixo:
Algumas dessas coisas podem ser resolvidas pelo próprio dono do carro, como por exemplo se o problema for uma folga na trava do encosto do banco traseiro – acontece muito nos SUV’s – quando com apenas uma “gambiarra” o barulho desaparece.
Mas outras fontes de barulho é mais indicado levar para um mecânico, pois o que está ruim pode ficar ainda pior se o serviço não for bem feito. Nas oficias as ferramentas são mais adequadas para esse tipo de trabalho, e o que seria barato pode ficar caro se o problema for agravado.