O Caoa Chery Tiggo 5X é um SUV compacto que se consolidou no mercado brasileiro desde seu lançamento em 2018. Fruto da parceria entre o Grupo Caoa e a Chery, o modelo foi projetado para competir no segmento com foco em custo-benefício e equipamentos tecnológicos. Produzido localmente nas fábricas de Anápolis (GO) e Jacareí (SP), o veículo combina design contemporâneo com tecnologias absorvidas de outras parcerias globais da marca chinesa.
Pontos Principais:
Desde sua estreia, o Tiggo 5X passou por reestilizações importantes e mudanças mecânicas para atender melhor às demandas do mercado. Um dos marcos significativos foi a substituição do câmbio automatizado de dupla embreagem por um câmbio automático CVT, em resposta às críticas de consumidores. O modelo também evoluiu ao incorporar uma versão híbrida-leve, que busca atender às novas tendências de sustentabilidade e eficiência energética.
Apesar dos avanços, o Tiggo 5X enfrenta desafios, como relatos de problemas mecânicos e falhas em componentes como o câmbio e a direção elétrica. Esses fatores impactam sua reputação, mas o SUV continua atraindo consumidores pela sua relação entre preço e nível de equipamentos. A história do modelo reflete os esforços da Caoa Chery em conquistar um espaço competitivo no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que busca superar as expectativas dos consumidores.
O Caoa Chery Tiggo 5X foi lançado no Brasil em 2018, resultado da parceria entre o Grupo Caoa e a Chery. O acordo, firmado em 2017, permitiu que o Grupo Caoa assumisse parte das operações da marca chinesa no Brasil, estabelecendo fábricas em Anápolis (GO) e Jacareí (SP). O Tiggo 5X foi um dos primeiros frutos dessa parceria, junto ao sedã Arrizo 5, marcando a entrada da montadora no segmento de SUVs compactos no país.
A plataforma T1X, utilizada na construção do Tiggo 5X, foi desenvolvida na China, aproveitando tecnologias de parcerias com outras marcas, como a Jaguar Land Rover. A utilização dessa plataforma gerou debates, especialmente devido à exigência de compartilhamento de tecnologias em joint ventures realizadas na China. Apesar disso, o modelo conseguiu se estabelecer no mercado brasileiro como uma opção de custo-benefício competitivo.
Com 4,34 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,64 metros de altura e 2,63 metros de entre-eixos, o Tiggo 5X oferece espaço interno adequado para o segmento. O porta-malas tem capacidade para 340 litros, atendendo às necessidades de consumidores que buscam um SUV compacto com bom espaço para bagagens.
A linha 2025 do Caoa Chery Tiggo 5X é composta por três versões: Sport, Pro e Pro Max Hybrid. Cada uma dessas versões oferece equipamentos e características específicas, com o objetivo de atender diferentes perfis de consumidores que procuram um SUV compacto.
A versão Sport, de entrada, é vendida por R$ 119.990 e inclui controles de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico, central multimídia de 9 polegadas, câmera de ré, chave presencial e rodas de liga leve aro 17. Esses itens garantem um pacote básico de segurança e conforto.
A versão intermediária, Pro, custa R$ 132.990 e adiciona recursos como airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital automático, teto solar, câmera com visão de 360 graus e banco do motorista com regulagem elétrica. Esses equipamentos tornam a versão Pro uma opção mais atrativa para quem busca maior conforto e tecnologia.
Por fim, a versão topo de linha, Pro Max Hybrid, é comercializada por R$ 147.990. Ela se diferencia pelo sistema híbrido-leve, que combina o motor 1.5 turboflex com um motor elétrico, resultando em 160 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Essa configuração também inclui teto solar panorâmico e melhorias no acabamento interno.
Desde o lançamento, o Tiggo 5X passou por duas grandes reestilizações para acompanhar as demandas do mercado e as tendências de design e tecnologia. A primeira atualização ocorreu em 2020, quando o modelo recebeu faróis redesenhados, nova grade frontal, para-choques atualizados e lanternas traseiras com novo arranjo luminoso. Além disso, o acabamento cromado na tampa traseira trouxe uma aparência mais refinada ao SUV.
Em 2022, o modelo passou por outra reestilização, recebendo o sobrenome Pro. A nova identidade visual incluiu uma grade com efeito tridimensional, melhorias no acabamento interno e novos equipamentos de série. A partir dessa atualização, o câmbio automatizado de dupla embreagem foi substituído definitivamente pelo câmbio automático CVT com nove marchas simuladas, utilizado em outras linhas da marca.
A versão híbrida-leve foi outro marco na evolução do Tiggo 5X. Lançada em 2022, essa variante ampliou as opções para consumidores interessados em tecnologias mais eficientes e com menor consumo de combustível, fortalecendo a competitividade do modelo no segmento.
Apesar de suas qualidades, o Tiggo 5X tem enfrentado críticas de proprietários por alguns problemas recorrentes. Entre os principais estão falhas no câmbio automatizado de dupla embreagem, desgaste prematuro dos freios, superaquecimento do motor e descascamento do acabamento do volante. Esses problemas afetam a experiência do consumidor e geram reclamações frequentes em plataformas como o Reclame Aqui.
O câmbio automatizado de dupla embreagem, usado nos primeiros anos de produção, é alvo de muitas queixas. Consumidores relatam trancos durante a troca de marchas e, em alguns casos, falhas que imobilizam o veículo. Esse tipo de problema tem gerado insatisfação, principalmente devido ao custo elevado das manutenções corretivas.
Outro ponto de preocupação é a caixa de direção, que apresenta ruídos e falhas após algum tempo de uso. Relatos indicam a necessidade de substituição frequente dessa peça, mesmo em veículos relativamente novos. Em alguns casos, a demora para obtenção das peças nas concessionárias agrava a insatisfação dos proprietários.
Especialistas recomendam que consumidores interessados em adquirir o Tiggo 5X, especialmente modelos usados, façam uma inspeção detalhada antes da compra. Segundo o mecânico Paulo Vianna, os câmbios automatizados, como o utilizado nos primeiros modelos do SUV, exigem manutenção preventiva rigorosa para evitar desgastes e falhas.
Em relação à direção elétrica, Vianna reforça que qualquer sinal de ruído ou trancos deve ser avaliado imediatamente em uma oficina. A falha nesse componente pode gerar danos adicionais em outros elementos do sistema, aumentando os custos de reparo.
Para modelos híbridos, ele destaca a importância de acompanhar as manutenções programadas e verificar a bateria do sistema híbrido-leve, que é um componente essencial para o bom funcionamento da versão Pro Max Hybrid.
Mesmo com as reclamações relatadas, o Caoa Chery Tiggo 5X mantém sua relevância no mercado brasileiro de SUVs compactos. A combinação de bom nível de equipamentos, preço competitivo e constantes atualizações reforça sua posição no segmento. A introdução de versões híbridas demonstra o interesse da marca em expandir sua participação, atendendo às demandas por veículos mais eficientes.
A competitividade do modelo depende, no entanto, de como a marca lida com os problemas apontados pelos consumidores e de sua capacidade de oferecer suporte técnico e peças de reposição em tempo hábil. Soluções para as falhas recorrentes podem ser um diferencial para fidelizar clientes e melhorar sua reputação.
Fonte: ReclameAqui (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e AutoEsporte.