Problemas mais comuns enfrentados pelos donos do Caoa Chery Tiggo 5X no Brasil

Em 2018, o Caoa Chery Tiggo 5X surgiu como aposta para conquistar o mercado de SUVs compactos no Brasil. Com fabricação nacional, o modelo atraiu consumidores pelo custo-benefício e bons equipamentos, mas enfrentou críticas por falhas no câmbio e direção. Atualizações recentes incluem uma versão híbrida-leve.
Publicado por Alan Corrêa em Problemas dia 25/01/2025

O Caoa Chery Tiggo 5X é um SUV compacto que se consolidou no mercado brasileiro desde seu lançamento em 2018. Fruto da parceria entre o Grupo Caoa e a Chery, o modelo foi projetado para competir no segmento com foco em custo-benefício e equipamentos tecnológicos. Produzido localmente nas fábricas de Anápolis (GO) e Jacareí (SP), o veículo combina design contemporâneo com tecnologias absorvidas de outras parcerias globais da marca chinesa.

Pontos Principais:

  • O Tiggo 5X começou a ser produzido no Brasil em 2018.
  • Atualmente está disponível em três versões: Sport, Pro e Pro Max Hybrid.
  • Problemas relatados incluem câmbio automatizado e falhas na direção elétrica.
  • Passou por reestilizações em 2020 e 2022, além de receber uma versão híbrida-leve.

Desde sua estreia, o Tiggo 5X passou por reestilizações importantes e mudanças mecânicas para atender melhor às demandas do mercado. Um dos marcos significativos foi a substituição do câmbio automatizado de dupla embreagem por um câmbio automático CVT, em resposta às críticas de consumidores. O modelo também evoluiu ao incorporar uma versão híbrida-leve, que busca atender às novas tendências de sustentabilidade e eficiência energética.

Entre os problemas relatados estão falhas no câmbio automatizado, desgaste dos freios e ruídos na direção elétrica, gerando insatisfação entre os proprietários.
Entre os problemas relatados estão falhas no câmbio automatizado, desgaste dos freios e ruídos na direção elétrica, gerando insatisfação entre os proprietários.

Apesar dos avanços, o Tiggo 5X enfrenta desafios, como relatos de problemas mecânicos e falhas em componentes como o câmbio e a direção elétrica. Esses fatores impactam sua reputação, mas o SUV continua atraindo consumidores pela sua relação entre preço e nível de equipamentos. A história do modelo reflete os esforços da Caoa Chery em conquistar um espaço competitivo no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que busca superar as expectativas dos consumidores.

Caoa Chery Tiggo 5X: Histórico e Características do SUV Compacto

O Caoa Chery Tiggo 5X foi lançado no Brasil em 2018, resultado da parceria entre o Grupo Caoa e a Chery. O acordo, firmado em 2017, permitiu que o Grupo Caoa assumisse parte das operações da marca chinesa no Brasil, estabelecendo fábricas em Anápolis (GO) e Jacareí (SP). O Tiggo 5X foi um dos primeiros frutos dessa parceria, junto ao sedã Arrizo 5, marcando a entrada da montadora no segmento de SUVs compactos no país.

A plataforma T1X, utilizada na construção do Tiggo 5X, foi desenvolvida na China, aproveitando tecnologias de parcerias com outras marcas, como a Jaguar Land Rover. A utilização dessa plataforma gerou debates, especialmente devido à exigência de compartilhamento de tecnologias em joint ventures realizadas na China. Apesar disso, o modelo conseguiu se estabelecer no mercado brasileiro como uma opção de custo-benefício competitivo.

Com 4,34 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, 1,64 metros de altura e 2,63 metros de entre-eixos, o Tiggo 5X oferece espaço interno adequado para o segmento. O porta-malas tem capacidade para 340 litros, atendendo às necessidades de consumidores que buscam um SUV compacto com bom espaço para bagagens.

Equipamentos e Versões Disponíveis

A linha 2025 do Caoa Chery Tiggo 5X é composta por três versões: Sport, Pro e Pro Max Hybrid. Cada uma dessas versões oferece equipamentos e características específicas, com o objetivo de atender diferentes perfis de consumidores que procuram um SUV compacto.

A versão Sport, de entrada, é vendida por R$ 119.990 e inclui controles de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico, central multimídia de 9 polegadas, câmera de ré, chave presencial e rodas de liga leve aro 17. Esses itens garantem um pacote básico de segurança e conforto.

A versão intermediária, Pro, custa R$ 132.990 e adiciona recursos como airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital automático, teto solar, câmera com visão de 360 graus e banco do motorista com regulagem elétrica. Esses equipamentos tornam a versão Pro uma opção mais atrativa para quem busca maior conforto e tecnologia.

Por fim, a versão topo de linha, Pro Max Hybrid, é comercializada por R$ 147.990. Ela se diferencia pelo sistema híbrido-leve, que combina o motor 1.5 turboflex com um motor elétrico, resultando em 160 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. Essa configuração também inclui teto solar panorâmico e melhorias no acabamento interno.

Histórico de Atualizações

Desde o lançamento, o Tiggo 5X passou por duas grandes reestilizações para acompanhar as demandas do mercado e as tendências de design e tecnologia. A primeira atualização ocorreu em 2020, quando o modelo recebeu faróis redesenhados, nova grade frontal, para-choques atualizados e lanternas traseiras com novo arranjo luminoso. Além disso, o acabamento cromado na tampa traseira trouxe uma aparência mais refinada ao SUV.

Em 2022, o modelo passou por outra reestilização, recebendo o sobrenome Pro. A nova identidade visual incluiu uma grade com efeito tridimensional, melhorias no acabamento interno e novos equipamentos de série. A partir dessa atualização, o câmbio automatizado de dupla embreagem foi substituído definitivamente pelo câmbio automático CVT com nove marchas simuladas, utilizado em outras linhas da marca.

A versão híbrida-leve foi outro marco na evolução do Tiggo 5X. Lançada em 2022, essa variante ampliou as opções para consumidores interessados em tecnologias mais eficientes e com menor consumo de combustível, fortalecendo a competitividade do modelo no segmento.

Problemas Relatados pelos Consumidores

Apesar de suas qualidades, o Tiggo 5X tem enfrentado críticas de proprietários por alguns problemas recorrentes. Entre os principais estão falhas no câmbio automatizado de dupla embreagem, desgaste prematuro dos freios, superaquecimento do motor e descascamento do acabamento do volante. Esses problemas afetam a experiência do consumidor e geram reclamações frequentes em plataformas como o Reclame Aqui.

O câmbio automatizado de dupla embreagem, usado nos primeiros anos de produção, é alvo de muitas queixas. Consumidores relatam trancos durante a troca de marchas e, em alguns casos, falhas que imobilizam o veículo. Esse tipo de problema tem gerado insatisfação, principalmente devido ao custo elevado das manutenções corretivas.

Outro ponto de preocupação é a caixa de direção, que apresenta ruídos e falhas após algum tempo de uso. Relatos indicam a necessidade de substituição frequente dessa peça, mesmo em veículos relativamente novos. Em alguns casos, a demora para obtenção das peças nas concessionárias agrava a insatisfação dos proprietários.

Orientações de Especialistas

Especialistas recomendam que consumidores interessados em adquirir o Tiggo 5X, especialmente modelos usados, façam uma inspeção detalhada antes da compra. Segundo o mecânico Paulo Vianna, os câmbios automatizados, como o utilizado nos primeiros modelos do SUV, exigem manutenção preventiva rigorosa para evitar desgastes e falhas.

Em relação à direção elétrica, Vianna reforça que qualquer sinal de ruído ou trancos deve ser avaliado imediatamente em uma oficina. A falha nesse componente pode gerar danos adicionais em outros elementos do sistema, aumentando os custos de reparo.

Para modelos híbridos, ele destaca a importância de acompanhar as manutenções programadas e verificar a bateria do sistema híbrido-leve, que é um componente essencial para o bom funcionamento da versão Pro Max Hybrid.

Impacto no Mercado e Perspectivas

Mesmo com as reclamações relatadas, o Caoa Chery Tiggo 5X mantém sua relevância no mercado brasileiro de SUVs compactos. A combinação de bom nível de equipamentos, preço competitivo e constantes atualizações reforça sua posição no segmento. A introdução de versões híbridas demonstra o interesse da marca em expandir sua participação, atendendo às demandas por veículos mais eficientes.

A competitividade do modelo depende, no entanto, de como a marca lida com os problemas apontados pelos consumidores e de sua capacidade de oferecer suporte técnico e peças de reposição em tempo hábil. Soluções para as falhas recorrentes podem ser um diferencial para fidelizar clientes e melhorar sua reputação.

Fonte: ReclameAqui (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) e AutoEsporte.