Produção em Série do Mercedes-Benz eActros 600 Tem Início na Alemanha

A Daimler Truck iniciou a produção do eActros 600, caminhão elétrico para longas distâncias, na fábrica de Wörth. Com autonomia de 500 km, integra a linha existente e usa componentes de Mannheim, Kassel e Gaggenau. Em 2023, treinou 3.300 funcionários. Sustentável, a fábrica opera com energia renovável.
Publicado em Caminhões e Ônibus dia 25/11/2024 por Alan Corrêa

A Daimler Truck iniciou a produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, caminhão elétrico à bateria para transporte de longas distâncias, em sua fábrica de Wörth, na Alemanha. O evento ocorreu em 22 de novembro de 2024 e contou com a presença de Karin Rådström, CEO da Daimler Truck, e Daniela Schmitt, Ministra da Economia, Transportes, Agricultura e Viticultura da Renânia-Palatinado. O lançamento representa um marco na estratégia de eletrificação da empresa.

O eActros 600 é o terceiro modelo de caminhão elétrico da marca, após o eActros 300/400 e o eEconic. Este modelo foi projetado para atender às demandas do transporte rodoviário de longa distância, que é responsável por uma parcela significativa das emissões de CO2 do setor. O veículo foi desenvolvido para oferecer uma autonomia de 500 quilômetros com uma única carga de bateria, demonstrando sua viabilidade em operações práticas.

A produção do eActros 600 está integrada à linha de montagem existente da fábrica de Wörth, destacando a flexibilidade e eficiência do processo. Os componentes essenciais do trem de força elétrico, como o eixo elétrico e a caixa frontal, são fornecidos por outras fábricas da Daimler Truck em Mannheim, Kassel e Gaggenau, reforçando a colaboração dentro da rede de produção da empresa.

Capacitação de Funcionários e Transformação Tecnológica

Para garantir a qualidade e eficiência na produção do eActros 600, a Daimler Truck investiu intensivamente na capacitação de seus funcionários. Somente em 2023, cerca de 3.300 sessões de treinamento foram realizadas na fábrica de Wörth. Esses treinamentos abordaram tecnologias de baterias, alta voltagem e hidrogênio, preparando os trabalhadores para lidar com os novos desafios técnicos associados aos veículos elétricos.

O Centro de Treinamento da fábrica desempenha um papel crucial na qualificação da força de trabalho para a montagem de caminhões elétricos. A empresa também está focada no recrutamento de novos talentos especializados em tecnologias de propulsão elétrica, considerando que essas habilidades são fundamentais para a transição para transportes livres de emissões.

A capacitação faz parte de um esforço mais amplo da Daimler Truck para assegurar que a transformação tecnológica beneficie tanto a empresa quanto seus colaboradores. Isso inclui a criação de empregos sustentáveis e atraentes relacionados à produção de veículos com trens de força elétricos e células de combustível.

Infraestrutura de Produção e Sustentabilidade

A fábrica de Wörth, maior unidade de produção de caminhões da Mercedes-Benz Trucks, está totalmente integrada à estratégia de sustentabilidade da Daimler Truck. Desde 2022, a produção na planta é livre de emissões de CO2, resultado do uso de eletricidade proveniente de fontes renováveis e da implementação de sistemas de geração própria de energia, como painéis solares.

Em 2023, a empresa deu mais um passo ao estabelecer uma joint venture com a EnBW e a prefeitura de Wörth am Rhein, chamada “WärmeWerk Wörth”. Essa parceria visa explorar o potencial da energia geotérmica para abastecer tanto a fábrica quanto a cidade com energia limpa.

A flexibilidade da linha de montagem de Wörth permite a produção simultânea de caminhões elétricos e a diesel, otimizando recursos e maximizando a eficiência. Essa abordagem também facilita o aumento da produção do eActros 600, em linha com a crescente demanda por veículos de transporte sustentável.

Detalhes Técnicos do Mercedes-Benz eActros 600

O eActros 600 possui três conjuntos de baterias com capacidade total instalada de 621 kWh, garantindo sua autonomia de 500 quilômetros. O veículo foi projetado para atender às necessidades de transporte de longa distância, podendo operar com peso bruto total combinado (PBTC) de até 40 toneladas.

Além disso, o caminhão suporta recargas rápidas durante intervalos de descanso do motorista, utilizando o padrão CCS com potência de até 400 kW. Ele também está preparado para recarga em megawatts (MCS), o que aumenta sua viabilidade em rotas mais longas e operações intensivas.

Testado em condições práticas, o modelo demonstrou sua eficiência durante o “eActros 600 European Testing Tour 2024”, que percorreu 15.000 quilômetros em 22 países europeus. O eActros 600 foi recentemente premiado como “International Truck of The Year 2025” por sua contribuição ao setor de transporte.

Impactos na Rede de Produção

A produção do eActros 600 marca um avanço significativo na estratégia de eletrificação da Daimler Truck. A planta de Wörth foi adaptada para integrar o novo modelo em sua linha de montagem, refletindo a abordagem da empresa para transformar sua rede de produção sem comprometer a eficiência.

Fábricas como Mannheim, Kassel e Gaggenau desempenham papéis importantes no fornecimento de componentes específicos para o eActros 600. Essa colaboração entre unidades assegura a continuidade da produção e fortalece a posição da Daimler Truck no setor de transporte sustentável.

A eletrificação também está presente nas entregas para a fábrica de Wörth. A previsão é de que toda a logística de transporte para a planta seja feita por caminhões elétricos até 2026, com o eActros 600 desempenhando um papel fundamental nesse objetivo.

Fonte: Mercedes.