Quais os problemas de andar com o carro na reserva? Entenda

Rodar com o tanque de combustível na reserva é uma prática comum, mas que pode trazer uma série de problemas mecânicos e financeiros para os proprietários de veículos. Além disso, representa riscos à segurança e pode gerar multas de trânsito. Entenda os principais motivos para evitar essa prática e como ela pode impactar o funcionamento do seu automóvel.
Publicado por Alan Corrêa em Dicas dia 1/01/2025

Dirigir com o tanque de combustível na reserva é uma prática comum entre muitos motoristas, mas que pode gerar uma série de consequências negativas para o veículo e para a segurança no trânsito. Essa situação pode parecer inofensiva à primeira vista, mas impacta diretamente componentes importantes do carro, além de representar riscos financeiros e operacionais.

Pontos Principais:

  • Resíduos do combustível acumulados no tanque podem entupir filtros.
  • A bomba de combustível pode superaquecer e ser danificada.
  • Reparos podem custar mais de R$ 2.000 em casos graves.
  • Rodar na reserva aumenta o risco de pane seca e imprevistos.

Ao manter o tanque constantemente em níveis baixos, o motorista aumenta as chances de danos à bomba de combustível, entupimentos no filtro, maior consumo devido à evaporação e até mesmo o risco de pane seca. Compreender os problemas associados a essa prática é fundamental para preservar a saúde do veículo e evitar transtornos desnecessários.

Danos à bomba de combustível

Dirigir com o tanque na reserva pode causar danos à bomba de combustível, que depende do líquido para resfriamento. O superaquecimento da bomba pode resultar em falhas e custos de manutenção elevados.
Dirigir com o tanque na reserva pode causar danos à bomba de combustível, que depende do líquido para resfriamento. O superaquecimento da bomba pode resultar em falhas e custos de manutenção elevados.

A bomba de combustível desempenha um papel essencial no funcionamento do veículo, sendo responsável por transferir o combustível do tanque para o motor. Ela utiliza o próprio combustível como um meio de resfriamento. Quando o nível do tanque está muito baixo, a bomba fica exposta ao calor, o que pode causar superaquecimento.

Esse superaquecimento pode levar à queima da bomba, que é uma peça cara de ser substituída. O custo de reparo ou troca pode ultrapassar valores significativos, dependendo do modelo do veículo. Além disso, a substituição da peça pode implicar na necessidade de deixar o carro parado por vários dias.

Para evitar danos à bomba de combustível, é recomendável que o tanque esteja sempre acima do nível de reserva. Assim, a bomba estará devidamente submersa, garantindo sua refrigeração e prolongando sua vida útil.

Quais os problemas de andar com o carro na reserva?

  • Superaquecimento e danos à bomba de combustível devido à falta de resfriamento.
  • Entupimento do filtro de combustível por sedimentos acumulados no fundo do tanque.
  • Maior risco de pane seca, que pode causar imobilização do veículo.
  • Possibilidade de multas e pontos na CNH por falta de combustível.
  • Perdas de combustível por evaporação, aumentando o consumo.
  • Impactos negativos no desempenho do motor devido ao fluxo inadequado de combustível.

Entupimento do filtro de combustível

O tanque de combustível acumula sedimentos e impurezas ao longo do tempo. Essas partículas tendem a se depositar no fundo do tanque, local de onde a bomba de combustível suga o líquido. Com o nível do tanque baixo, essas impurezas podem ser aspiradas com maior frequência.

O acúmulo de partículas no filtro pode causar entupimentos, prejudicando o desempenho do motor. O filtro é projetado para evitar que essas impurezas alcancem o sistema de injeção, mas o aumento da demanda pode sobrecarregá-lo e comprometer sua funcionalidade.

Caso o filtro de combustível fique entupido, o veículo pode apresentar falhas no funcionamento, perda de potência ou até mesmo parada completa. Isso pode resultar em custos adicionais de manutenção e possíveis transtornos no dia a dia do motorista.

Risco de pane seca

Rodar com o tanque na reserva aumenta a probabilidade de sofrer uma pane seca, situação em que o veículo fica completamente sem combustível. Isso pode ser especialmente problemático se ocorrer em locais de difícil acesso ou em vias movimentadas, colocando o motorista em situações de risco.

Além dos transtornos práticos, a pane seca é considerada uma infração de trânsito. De acordo com a legislação brasileira, ficar sem combustível na via pública pode gerar uma multa de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira de habilitação.

Para evitar esses problemas, recomenda-se planejar abastecimentos regulares e monitorar constantemente o nível de combustível, especialmente em viagens de longa distância.

Perdas por evaporação

Outro aspecto relevante é a maior perda de combustível por evaporação quando o tanque está com pouca quantidade. Isso ocorre porque o espaço vazio no tanque facilita a formação de vapores, o que pode reduzir a eficiência no consumo do combustível.

Esse processo é intensificado em regiões de altas temperaturas ou quando o veículo é estacionado sob o sol por longos períodos. A evaporação não apenas representa um desperdício financeiro, mas também pode contribuir para a emissão de gases na atmosfera.

Manter o tanque com níveis mais altos de combustível ajuda a minimizar essas perdas. Além disso, o abastecimento regular é uma prática que otimiza o desempenho do veículo e reduz impactos ambientais.

Medida preventiva

Evitar rodar com o tanque na reserva é uma medida preventiva que pode economizar dinheiro, preservar o veículo e aumentar a segurança no trânsito. Danos à bomba de combustível, entupimentos no filtro, pane seca e perdas por evaporação são apenas alguns dos problemas que podem ser evitados com essa prática.

Manter o nível do tanque acima da reserva e realizar abastecimentos regulares são hábitos que contribuem para prolongar a vida útil do veículo e reduzir custos com manutenção. Adotar essas precauções é essencial para garantir uma experiência de condução mais tranquila e eficiente.

Quantos km é possível rodar com o carro na reserva?

A distância que um carro pode percorrer após entrar na reserva de combustível varia conforme o modelo do veículo, o consumo médio e as condições de condução. Em geral, a reserva corresponde a cerca de 10% da capacidade total do tanque, o que pode significar entre 5 e 10 litros de combustível. Essa quantidade permite rodar aproximadamente de 30 a 80 quilômetros, dependendo do consumo específico do automóvel.

É importante notar que fatores como estilo de direção, uso do ar-condicionado, peso transportado e condições da estrada influenciam diretamente no consumo de combustível. Por exemplo, acelerações bruscas e velocidades elevadas tendem a aumentar o consumo, reduzindo a distância que pode ser percorrida com o combustível na reserva.

Conduzir frequentemente com o tanque na reserva não é recomendável, pois pode causar danos à bomba de combustível, que depende do líquido para resfriamento e lubrificação. Além disso, impurezas acumuladas no fundo do tanque podem ser aspiradas, prejudicando o sistema de alimentação do veículo. Portanto, é aconselhável abastecer o carro antes que o nível de combustível atinja a reserva, garantindo a integridade do veículo e evitando imprevistos na estrada.

Fonte: UOL e Terra.