Qual o Melhor Combustível?

Em toda nossa vida de motoristas nos deparamos com diversos tipos de combustível para os veículos: Gasolina, Álcool, Diesel, Eletricidade entre outros.

Novidades
1 mês atrás
Qual o Melhor Combustível?
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Na maioria do nosso tempo iremos dirigir veículos de combustão à Gasolina ou a etanol no Brasil, mesmo com a popularização dos veículos híbridos e elétricos. Quais as principais diferenças de um tipo de combustível para o outro? Qual compensa mais? Qual o melhor?

Gasolina

Desde os primórdios do desenvolvimento dos veículos a gasolina acompanha os mesmos. Sua popularização se deu quando Henry Ford popularizou seus carros movidos a gasolina que, por sua vez, era matéria prima do magnata do petróleo John Rockefeller. Vale ressaltar que nesta época a gasolina, por ser mais oleosa, era descartada e a maioria do uso era para o querosene, fator este que mudou com a popularização do Model T da Ford.

Hoje vemos a maioria dos veículos sendo movidos a gasolina, principalmente no Brasil. Por ser um combustível mais oleoso, proporciona maior lubrificação das peças e aumenta a durabilidade das mesmas.

Mas nossa gasolina não é 100% pura (27% da composição da mesma é de etanol) pois existe um processo chamado pré-ignição que pode fazer a explosão do combustível de forma precoce e o etanol ajuda a sanar tal empecilho por precisar de uma maior temperatura para aquecer.

Entretanto, vale ressaltar que a gasolina é uma fonte não renovável, ou seja, tem prazo de validade até que seja extinta. Por esta razão, seu preço acaba se tornando mais alto e, também por ser um combustível fóssil, acaba liberando gases como como o monóxido de carbono (CO), o óxido de nitrogênio (NO) e o dióxido de carbono (CO2).

Etanol

O Etanol é o combustível “verde” que foi desenvolvido para se tornar uma alternativa mais sustentável, rentável e econômica à gasolina.

Sua produção se dá por meio de cana-de-açucar, milho, mandioca, arroz, aveia entre outras fontes naturais que podem ser renováveis, ou seja, que haverá constantemente uma renovação no ciclo de produção dos mesmos.

Suas principais apostas são no meio mais sustentável de abastecer os veículos, visto que o etanol libera os mesmos gases que a gasolina, porém em uma proporção menor. O aumento do desempenho dos veículos com o etanol e o preço mais em conta devido a produção mais abundante e sem prazo de validade atraem clientes para este combustível.

Em contrapartida, vale lembrar que o etanol também se dissolve mais fácil que a gasolina, ou seja, a velocidade em que o etanol é consumido é maior do que em relação a gasolina.

Motores a gasolina e flex

Uma das principais dúvidas que rondam a cabeça das pessoas é se existe alguma diferença entre os motores a gasolina e flex (álcool e gasolina juntos).

Abastecimento de combustível (foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)
Abastecimento de combustível (foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil)

No funcionamento, ambos os motores realizam o mesmo processo: Começa pela admissão (entrada de vapor de combustível e ar misturados na câmara de combustão), Compressão (comprime a mistura até gerar combustão), Combustão (descarga elétrica entre as velas de ignição gerando a explosão da mistura combustível juntamente ao ar) e o Escape (queima de resíduos no escape do motor).

Os motores vão se diferenciar pelas propriedades de compressão de cada um. Por exemplo, um motor a gasolina é feito para que a compressão seja praticamente total do mesmo tirando seu máximo, enquanto os motores flex não haverão compressão exata, resultando assim em um rendimento de 75% de no etanol.

Se você tem um veículo com motor a gasolina, nem pense em colocar álcool! Por conta de as peças não serem as mesmas do uso, o etanol pode corroer as peças do motor, danificar o mesmo e te causar uma tremenda dor de cabeça!

Mas se você tem um veículo flex que está abastecido com gasolina e deseja colocar álcool, mas tem medo de misturar ambos, fique tranquilo! Os veículos hoje conseguem identificar o combustível que está mais próximo de ser consumido e consegue se alterar para utilizar qualquer um, sendo o etanol ou a gasolina.

Qual a melhor opção

Tanto um combustível quanto outro possuem suas relações de benefícios X malefícios. A gasolina é mais durável, mas por sua vez é mais poluente e cara. Já o etanol é mais sustentável, barato e ajuda na motorização do veículo, mas acaba rendendo menos que a gasolina.

Se o seu veículo tiver um motor flex, cabe a você escolher qual melhor combustível para se abastecer, pois conhecendo o consumo de seu veículo conseguirá saber se vale mais a pena o etanol mais em conta, porém menos rentável ou a gasolina mais cara porém mais duradoura.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?