Quando começam as vendas do Yaris Cross? Veja data e espectativa para a chegada do novo SUV da Toyota no Brasil

A Toyota inicia a produção do Yaris Cross, um SUV compacto híbrido, no Brasil. O modelo será fabricado em Sorocaba, com motores feitos em Porto Feliz. O lançamento está previsto para o início de 2025. A versão híbrida visa economia de combustível, com uma autonomia de 32 km/l.
Publicado por Alan Corrêa em Toyota dia 9/07/2024

A Toyota anunciou no final de 2023 que iniciaria a produção de um SUV compacto híbrido no Brasil. Este veículo é o Yaris Cross. A planta de Sorocaba, no estado de São Paulo, foi escolhida para a montagem do modelo, enquanto os motores serão fabricados em Porto Feliz. A produção deve começar no final deste ano, com lançamento previsto para o início de 2025.

Desde o anúncio, a Toyota vem preparando a linha de produção para receber os novos componentes necessários para a montagem do Yaris Cross. A versão híbrida, que será vendida no Chile, está sendo importada da Indonésia. Esta preparação inclui ajustes na linha de montagem e treinamento dos funcionários para manusear a nova tecnologia.

O Yaris Cross será produzido em duas versões: uma com motor a combustão flex e outra híbrida. A Toyota investiu significativamente na infraestrutura de produção para garantir que ambos os modelos sejam fabricados de acordo com os padrões de qualidade da marca.

Especificações Técnicas do Yaris Cross

A Toyota vai fabricar o Yaris Cross, SUV compacto híbrido, no Brasil. A planta de Sorocaba será responsável pela montagem, e Porto Feliz produzirá os motores. O lançamento está previsto para 2025.
A Toyota vai fabricar o Yaris Cross, SUV compacto híbrido, no Brasil. A planta de Sorocaba será responsável pela montagem, e Porto Feliz produzirá os motores. O lançamento está previsto para 2025.

O Yaris Cross será equipado com um motor 1.5 litro de quatro cilindros. A versão híbrida utilizará o ciclo Atkinson, que é conhecido por sua eficiência energética. Este motor gera 90 cavalos de potência e 12,2 kgfm de torque. No entanto, com o auxílio do motor elétrico, a potência total sobe para 116 cavalos e 14,5 kgfm de torque.

O modelo tradicional, não híbrido, oferece 105 cavalos de potência e 14,5 kgfm de torque. O Yaris Cross híbrido será equipado com uma transmissão automática eCVT de sete velocidades. Já a versão a combustão terá opções de câmbio manual de cinco marchas ou CVT com sete relações pré-programadas.

A autonomia elétrica do Yaris Cross híbrido é limitada, sendo recarregada apenas pela energia gerada nas frenagens e pelo próprio motor a combustão. Essa configuração visa principalmente a economia de combustível, com uma autonomia elétrica de pouco mais de um quilômetro.

Dimensões e Design do Yaris Cross

O Yaris Cross será oferecido em versões híbrida e a combustão. A versão híbrida usa o ciclo Atkinson e combina um motor a combustão com um elétrico, focando na economia de combustível.
O Yaris Cross será oferecido em versões híbrida e a combustão. A versão híbrida usa o ciclo Atkinson e combina um motor a combustão com um elétrico, focando na economia de combustível.

O Yaris Cross tem dimensões típicas de um SUV compacto. Ele mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,62 metros de altura. A distância entre eixos é de 2,62 metros. A distância para o solo é de 21 cm, o que proporciona uma boa altura em relação ao chão.

O compartimento de bagagem tem uma capacidade de 466 litros na versão híbrida e 471 litros na versão a combustão. O design do Yaris Cross combina linhas geométricas e orgânicas, com uma grade frontal em forma de trapézio e faróis posicionados no alto do capô. Na traseira, há um spoiler proeminente e uma faixa de LED conectando as lanternas.

O SUV será construído sobre a plataforma DNGA da Daihatsu, que será utilizada também na próxima geração do Yaris hatch e sedã no Brasil. A plataforma DNGA esteve envolvida em um escândalo de manipulação de testes de colisão, o que levou a uma supervisão rigorosa nos processos de produção para atender aos padrões de segurança.

Equipamentos e Tecnologia do Yaris Cross

O Yaris Cross será equipado com o Toyota Safety Sense, que inclui frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo e assistência de manutenção de faixa, visando aumentar a segurança dos ocupantes.
O Yaris Cross será equipado com o Toyota Safety Sense, que inclui frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo e assistência de manutenção de faixa, visando aumentar a segurança dos ocupantes.

O Yaris Cross oferecerá uma gama de equipamentos e tecnologias. Entre eles, a chave presencial para travas e ignição, freio de estacionamento elétrico e espelho retrovisor eletrocrômico. O veículo também contará com uma central multimídia com tela de 10,1 polegadas, que suporta espelhamento por Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Além disso, o SUV será equipado com um painel de instrumentos analógico e uma tela de 4,2 polegadas para o computador de bordo. O volante será multifuncional, oferecendo ao motorista controle sobre várias funções do carro. O sistema de segurança inclui seis airbags e sensores traseiros com câmera de ré.

O design interior do Yaris Cross foi pensado para oferecer conforto e funcionalidade. Os bancos são ajustáveis e há um bom espaço para os ocupantes. A integração tecnológica permite uma experiência de condução moderna e eficiente, com todos os controles ao alcance do motorista.

A produção local do Yaris Cross deve influenciar positivamente o preço do veículo no mercado brasileiro. A expectativa é de que o modelo de entrada tenha um valor aproximado de R$ 120.000, enquanto a versão híbrida-flex pode ser comercializada por cerca de R$ 151.368. Esta estratégia de produção local visa tornar o Yaris Cross mais acessível ao consumidor brasileiro, oferecendo uma opção de SUV compacto com tecnologia híbrida a um preço competitivo.

Versão Flex

A Toyota está prestes a lançar seu primeiro SUV compacto no Brasil, o Yaris Cross. O modelo chegará ao mercado com duas opções de motorização, uma versão híbrida e outra flex, ambas projetadas para atender a diferentes perfis de consumidores. Com essa oferta, a Toyota busca aumentar sua competitividade no concorrido segmento de utilitários compactos, disputando espaço com modelos como Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Chevrolet Tracker.

A motorização flex do Yaris Cross pode ser baseada no motor 1.5 aspirado de 110 cv já utilizado no Yaris, enquanto a versão híbrida deve combinar um motor a combustão com um motor elétrico. A versão híbrida, no entanto, utiliza uma tecnologia que não será fabricada no Brasil, o que pode influenciar no preço final. Já a versão flex promete ser mais acessível, atraindo um público mais amplo.

Com a oferta de ambas as motorizações, a Toyota pretende consolidar sua posição no mercado brasileiro de SUVs compactos. A combinação de uma motorização flex competitiva com a eficiência da tecnologia híbrida deve tornar o Yaris Cross uma opção atraente para diferentes perfis de clientes.

Fonte: Toyota, Terra e iG.