Quando usar um serviço de aluguel de carros?

Uma ótima ocasião para alugar um carro é para utilizar em viagens. Sobretudo quando o destino for longe ou quando seja preciso se deslocar de avião.

Novidades
12 meses atrás
Quando usar um serviço de aluguel de carros?

Através das agências de locação de veículo, você pode fazer a reserva de um carro e retirar no local de destino para usufruir nos passeios com comodidade e liberdade.

Alugar Carro

Mas mesmo quando comparamos entre a compra de um carro ou a utilização de transportes públicos, a solução de aluguel ainda traz muitas vantagens. Conheça agora as melhores condições para locação e tire suas dúvidas dos requisitos necessários.

Custo-benefício entre transportes públicos, compra ou aluguel de veículo

Você utiliza apenas esporadicamente de um veículo? O seguro do seu carro está vencido e seu bolso está apertado? Não tem condições de investir na compra de um carro mas gosta de passear bastante aos finais de semana? Tem um compromisso marcado ou evento distante e não quer se preocupar com horários?

Se você respondeu positivamente a uma das perguntas enunciadas, então saiba que a solução de serviço de aluguel de carro pode ser a melhor opção.

É claro que a decisão entre comprar ou alugar um carro exige uma análise minuciosa dos custos em questão e de suas necessidades. De qualquer modo, tenha em conta que a compra de um carro implica um alto investimento, além de acarretar diversos gastos adicionais não pequenos, tais como manutenção, seguro e impostos.

Agora se você, de fato, por ora não tem condições de ter um carro, mas gosta ou precisa se deslocar livremente para lugares distantes, as comodidades de alugar um veículo são mais vantajosas do que depender do itinerário do ônibus, do Uber ou dos custos e disponibilidade do serviço de táxis.

Faça a comparação entre o custo-benefício entre alugar um carro e utilizar meios de transportes públicos para saber qual sua real necessidade e condição, mas não se esqueça de que o valor da sua vida não tem preço e a segurança de alugar um carro particular será sempre maior.

Faça a reserva online de carro

Faça a reserva online
Faça a reserva online

Com a concorrência do mercado entre locadoras, bem como a facilidade dos meios digitais, alugar um carro hoje em dia é tarefa muito simples e econômica.

A primeira etapa a fazer é aproveitar a internet para fazer um orçamento especificando a data, o local e o horário de início e fim da viagem, a fim de descobrir qual locadora oferece o melhor preço com mais comodidades. Em vez de procurar por uma locadora específica, pesquise sites próprios de cotação de locação de veículos que facilitam a comparação e indicam as melhores condições.

Após encontrar a opção desejada, faça já sua reserva on line e garanta a disponibilidade do carro escolhido, sendo que muitas das locadoras permitem que o pagamento seja feito apenas no dia da retirada. Deixar para última hora implica no risco de pagar mais caro e não ter o carro que atenda todas as suas necessidades.

Condições para alugar um carro

As exigências básicas para locação são possuir CNH e cartão de crédito. Embora o pagamento do aluguel possa ser feito à vista por débito ou em dinheiro, o cartão de crédito será necessário para o valor de caução que serve como garantia da locadora. No momento da devolução do carro, não havendo nenhuma avaria ou despesa extra, o estorno do valor é feito automaticamente.
Mas se posteriormente chegar alguma multa correspondente ao seu período utilizado, o desconto também será feito automaticamente do cartão, assim como a indicação para o Detran do condutor responsável.

Planos e seguros para a locação

Verifique as condições especiais
Verifique as condições especiais

Em geral, existem dois modos de cobrança de locação: por quilometragem ou diária. A vantagem da segunda opção é ter quilometragem livre. Já em casos de pouco deslocamento melhor optar pela primeira. Para períodos maiores, como por 30 dias, verifique as condições especiais para este tipo de pacote.

Quando já estiver de posse do carro, mantenha o contato da locadora em fácil acesso. Em caso de panes, acidentes ou roubos, o fato terá que ser relatado à locadora – nos dois últimos casos será preciso fazer também o boletim de ocorrência na delegacia – para você ter o direito de receber o devido socorro, como guincho ou carro reserva se necessário. Portanto, tenha atenção ao valor da franquia antes de fechar o aluguel.

Aliás, não vale a pena poupar em recursos de seguro. Pondere os riscos e escolha o plano mais adequado para não ter prejuízos depois. Por via de regra, por exemplo, não é permitido cruzar as fronteiras do país.

Dicas e informações úteis

Mantenha o carro em ordem
Mantenha o carro em ordem

Saiba que as locadoras disponibilizam diversos serviços adicionais de acordo com a sua necessidade, como o uso de GPS, kit praia e cadeiras de transporte para crianças. Verifique antes se existe algum custo.

Se houver algum condutor extra, não se esqueça de incluí-lo no contrato, pois em caso de sinistro o seguro só será válido se o motorista estiver devidamente cadastrado.

Antes de retirar o veículo, confira se os documentos do veículo estão em ordem, bem como não assine a vistoria sem ter assegurado que as condições estão de acordo com o estado do carro. Lembre-se, você terá que prestar contas de tudo depois. Portanto, evite taxas extras na devolução: entregue o veículo nas mesmas condições que recebeu: tanque cheio, limpo e sem maus odores.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?