CNH Digital é mais segura e prática, basta baixar, cadastrar e ativar no seu celular

É bem ruim ter que carregar aquele monte de documentos no carro, é quando a gente esquece a chance de ter problemas é grande, a solução deve chegar com a CNH Digital, assim como já ocorre com o título de eleitor, a carteira nacional de habilitação (CNH) e o registro e o licenciamento de veículos automotores terão também uma versão digital no seu celular com sistema Android ou IOS.

Tecnologia
3 anos atrás
CNH Digital é mais segura e prática, basta baixar, cadastrar e ativar no seu celular
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A CNH Digital vale como documento, agente fiscalizador é obrigado a aceitar esses documentos digitais.

O app CDT é a versão oficial da Carteira Digital de Trânsito, onde o Denatran reúne toda sua documentação de trânsito de forma digital no seu celular, com segurança e com o mesmo valor legal dos documentos impressos.

Download da CNH Digital

Com o aplicativo você tem o CRLV Digital (Certificado de registro e licenciamento de veículo) e a CNH Digital
Com o aplicativo você tem o CRLV Digital (Certificado de registro e licenciamento de veículo) e a CNH Digital

Para ter o documento em seu celular, é necessário que o proprietário do veículo esteja em dia com o licenciamento. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Quem já tem a CNH Digital não precisa fazer o download da Carteira Digital de Trânsito, basta apenas atualizar o aplicativo da CNH Digital. Em seguida, basta adicionar o CRLV Digital e informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV), que é o antigo DUT.

Em poucos passos você pode ter o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no seu celular.

  • Abra a loja online do seu celular, Apple Store ou Google Play.
  • Baixe e instale o app Carteira Digital de Trânsito – CDT em seu smartphone
  • Faça seu login ou crie seu cadastro no sistema Gov.br, caso ainda não tenha
  • Cadastre os seus documentos no aplicativo
  • Agora você já pode usufruir de todos os benefícios da sua Carteira Digital de Trânsito – CDT!

Importante: Para conseguir incluir seus documentos dentro da Carteira Digital de Trânsito – CDT, sua CNH precisa ter sido emitida a partir de maio/2017. A partir dessa data, todas as CNHs foram emitidas com a tecnologia de QR Code e permitem leitura e validação pelo aplicativo Vio.

Como Usar a Habilitação Digital

O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito se transformou em um ponto de convergência do trânsito. Muito mais do que uma carteira digital, a CDT carrega serviços e funcionalidades para você ter na sua mão o que você precisar.

CNH digital agora pode ser criada sem necessidade de ir ao Detran

A carteira de habilitação digital passou a valer em todo o país, não é mais preciso ir a um posto do Detran.

A CNH Digital já estava disponível em alguns estados brasileiros, mas era necessário comparecer ao Detran para ativar a funcionalidade, agora além de ser mais fácil, está disponível em todo o país.

Facilidade pelo celular

O aplicativo reune, na mesma plataforma, CNH, seguro obrigatório e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Segundo nota do governo, a ideia do aplicativo é facilitar a vida do cidadão e diminuir as filas dos departamentos de trânsito.

“Mais de 97 milhões de brasileiros possuem CRLV; mais de 60 milhões possuem carteira de habilitação; e mais de 23 milhões de pessoas possuem a habilitação com o QR Code [espécie de código de barras que pode ser verificada pelos agentes de trânsito durante as abordagens]. Esse aplicativo tornará a ida ao Detran desnecessária [para boa parte dessas pessoas]”, explicou Baldy.

CNH Digital vale como documento

A carteira de habilitação digital passou a valer em todo o país, não é mais preciso ir a um posto do Detran (Foto: Andre Borges / Agência Brasília)
A carteira de habilitação digital passou a valer em todo o país, não é mais preciso ir a um posto do Detran (Foto: Andre Borges / Agência Brasília)

Segundo o Serpro, o agente fiscalizador é obrigado a aceitar esses documentos digitais. Caso se recuse, você pode registrar ocorrência no Denatran e no órgão em que o agente trabalha.

A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita por ser documento oficial, conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017”. Já sobre o CRLV, o órgão indica a Resolução nº 720, de 7 de Dezembro de 2017, que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

O Denatran também explicita que o agente fiscalizador é obrigado a aceitar ambos os documentos em suas versões digitais. Caso o agente se recuse a aceitar, é possível registrar ocorrência no órgão de trânsito em que o agente trabalha ou no próprio Denatran e/ou ouvidorias.

Depois de instalada em seu celular, a Carteira Digital de Trânsito pode ser acessada mesmo quando seu telefone está sem acesso à internet. Afinal, a tecnologia foi pensada exatamente para situações em trânsito, onde, muitas vezes, a conexão não é possível.

Se você ainda não baixou o aplicativo da CDT, faça isso agora mesmo, para evitar multa, pontos na carteira e retenção do veículo por não estar de posse dos documentos obrigatórios em uma abordagem de fiscalização.

Tudo pelo smartphone

Rovena Rosa/Agência Brasil
Rovena Rosa/Agência Brasil

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda, no seu celular, sua carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome. É uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos. Outra vantagem é poder compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.

Você pode ter a Carteira Digital de Trânsito se a sua carteira de motorista possui um QR Code na parte de trás.

Com informações da Agência Brasil e Gov.Br.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?