Quase 400 cv no novo BMW Série 3

Recentemente a BMW revelou a próxima geração do Série 3, ícone inconfundível da marca. Ele ganhou linhas mais agressivas e que ressaltam seu lado esportivo. A grande novidade, entretanto, é que uma de suas versões será realmente muito esportiva, com motor 6 cilindros com quase 400 cv de potência.
Publicado em Carros dia 7/12/2018 por Alan Corrêa

Recentemente a BMW revelou a próxima geração do Série 3, ícone inconfundível da marca. Ele ganhou linhas mais agressivas e que ressaltam seu lado esportivo. A grande novidade, entretanto, é que uma de suas versões será realmente muito esportiva, com motor 6 cilindros com quase 400 cv de potência.

Preço

Infelizmente não há nenhuma informação até o momento sobre o preço que será praticado para essa versão, e ainda é cedo para fazer suposições. O certo é que ele começará a ser importado da Alemanha no primeiro semestre de 2019 e ainda nesse ano já será fabricado no Brasil, na fábrica Araquari (SC).

Motorização

A motorização dessa versão esportiva do modelo, denominada BMW M340i, contará com o motor 3.0 de 6 cilindros, capaz de gerar 374 cv de potência e 50,1 k.gfm de torque máximo. Ele terá como aliada a transmissão automática Steptronic Sport de 8 velocidades e tração integral. Com esse conjunto poderá atingir de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos.

A versão M340i também estará equipada com o pacote aerodinâmico: freios e suspensão esportiva M Sport.

Design agressivo

O design do novo Série 3 ficou mais agressivo e esportivo, sem abandonar as características do clássico e icônico sedan. Os faróis dianteiros em LED (com opção de laser) um pouco saltados pra frente com uma divisão apenas insinuada pelo para-choque aumentam a impressão de esportividade.

A traseira também foi renovada e apresenta lanternas mais finas, porém mais largas. A lateral ganhou vincos mais fortes e vibrantes. Todo visual exterior deixam transparecer a intenção da marca de modernizar o conceito do sedan.

Interior sofisticado e tecnológico

A modernização não ficou só do lado de fora, diria que principalmente atingiu os elementos internos do modelo. Agora o painel de instrumentos é 100% digital, exibido numa tela de 12,3 polegadas com ótima resolução e personalizável.

Todo console central e a área do câmbio também sofreram enormes revoluções e ficaram mais sofisticadas, com a atenção voltada para a cômoda utilização por parte do motorista. Mais confortável, mais prático e mais incrível do que nunca.

Assistente Artificial

Embora o modelo não conte com controle por gestos – como seus irmãos maiores – traz uma inovação exclusiva: a Assistente Artificial denominada IPA (similar à Siri da Apple). O motorista poderá pedir que a IPA apresente informações do veículo, como autonomia restante e próxima revisão, ou ainda dados como previsão do tempo. A IPA também obedecerá comandos de música, rádio e navegação.

Outros itens de série

O modelo na Europa conta também com outros importantes itens de série, como por exemplo o sistema de frenagem de emergência, o detector de ciclistas e o assistente de reversão (que possibilita ao veículo dar marcha ré no exato trajeto percorrido nos últimos 50 metros), piloto automático adaptativo com função de tráfego e assistente de estacionamento.