Quando falamos em caminhonetes grandes, maiores do que as que estamos acostumados, logo nos vem a cabeça a figura de grandes ícones como F-150, Silverado e agora a Dodge Ram 1500 2019.
Esta última em especial já é mais conhecida dos brasileiros, visto que está mais presente do que as rivais em nosso território e, consequentemente, o desejo de ter uma Ram na garagem acaba crescendo.
Se você é um entusiasta por caminhonetes, deve saber que todas as outras gerações da Dodge Ram que vieram ao Brasil eram da versão 2500, que era maior do que a 1500 e, devido ao seu tamanho, era necessário ter a CNH para caminhão para poder dirigi-lá.
Este problema já foi resolvido com a nova geração: Com 5,91 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos, a Ram 1500 finalmente voltou a ser enquadrada na CNH tipo B, ou seja de veículos convencionais. Único fator não convencional são suas dimensões para o mercado brasileiro, que está acostumado com Hilux, S10, Amarok, L200 entre outros veículos que, embora grandes, ainda são menores que a Ram.
A Ram 1500 virá com um motor 3.0 V6 TurboDiesel, uma motorização realmente brutal!
Mas tudo isso se deve ao tamanho avantajado do veículo que devido ao seu peso necessita de um motor mais eficiente.
Possivelmente receberá o título de caminhonete mais forte do Brasil, desbancando rivais como a Amarok V6 e a Mercedes Classe X que, mesmo com motores fortíssimos, ainda são menores.
Por se tratar de uma caminhonete importada e muito grande para nossos padrões, o preço é, consequentemente, maior do que o esperado.
Enquanto a maioria das caminhonetes concorrentes custam até 200 mil reais, a Ram é esperada para ter preço entre 200 e 250 mil reais. A justificativa acaba por ser justamente a importação, as dimensões e as tecnologias.
A Dodge Ram 1500 será importada pela FCA justamente para se diferenciar das caminhonetes convencionais, isso sem precisar ter toda a burocracia da CNH tipo C da Ram 2500.
Com dimensões avantajadas, um preço acima do convencional e um conjunto tecnológico raro em veículos deste ramo presentes no Brasil caracterizam a Ram no Brasil.
Se sua vontade de possuir um veículo deste estilo fala mais alto que a praticidade de estacionar facilmente, tenha certeza que a Ram 1500 é seu veículo ideal.
Outra novidade que chega ao país é a nova Ram Heavy Duty 2019 com capacidade de reboque de 15,9 toneladas e de 3,5 toneladas de carga. Isso tudo só podia ser impulsionado por um motor excepcional, o Turbo Diesel Cummins I6 com 138 kgf.m de torque. O modelo será vendido no Brasil na versão 2500 a partir do segundo semestre de 2019.