RAM 1500 adota tecnologia similar do Nissan Kicks para eletrificação no Brasil

A RAM 1500 planeja entrar no mercado brasileiro com duas novas versões: uma elétrica e outra com autonomia estendida. As novas opções buscam atender às normas de emissões e às expectativas dos consumidores por soluções mais sustentáveis. A marca aposta em tecnologia híbrida e elétrica para competir no segmento de picapes.
Publicado por Alan Corrêa em RAM dia 2/08/2024

A RAM 1500 está em processo de trazer ao Brasil uma abordagem inovadora para a eletrificação de picapes. As novas regras de emissões e a demanda por veículos mais sustentáveis motivaram a marca a desenvolver duas versões de sua popular picape: uma totalmente elétrica e outra com autonomia estendida, conhecida como EREV. Essa estratégia visa atender tanto as exigências regulatórias quanto as expectativas dos consumidores por soluções de transporte mais sustentáveis.

A versão EREV da RAM 1500 é chamada de Ramcharger. Ela combina um motor a combustão com a função de gerador de energia para as baterias que alimentam dois motores elétricos. Essa configuração permite que a picape ofereça tração integral, com potência total de 663 cv e torque de 84,9 kgfm. O modelo Ramcharger é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4,5 segundos, e sua autonomia total é de 1.100 km, superando as picapes elétricas convencionais.

A RAM 1500 planeja eletrificação no Brasil com duas novas versões. Uma delas é a Ramcharger, que usa um motor a combustão como gerador para as baterias, aumentando sua autonomia.
A RAM 1500 planeja eletrificação no Brasil com duas novas versões. Uma delas é a Ramcharger, que usa um motor a combustão como gerador para as baterias, aumentando sua autonomia.

Além da versão Ramcharger, a RAM também planeja lançar a 1500 REV, uma picape totalmente elétrica projetada para atender os grandes centros urbanos brasileiros. Esta versão elétrica oferece desempenho comparável, com 645 cv e 85,7 kgfm de torque, permitindo que ela acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Ambas as versões mantêm a capacidade robusta de carga e reboque, com a 1500 REV capaz de carregar até 1.224 kg e rebocar 6.350 kg.

Internamente, as picapes RAM 1500 oferecem tecnologia avançada, com painel digital e central multimídia, unindo tradição e modernidade, visando uma experiência de condução conectada.
Internamente, as picapes RAM 1500 oferecem tecnologia avançada, com painel digital e central multimídia, unindo tradição e modernidade, visando uma experiência de condução conectada.

Internamente, as picapes misturam elementos de metal, couro e fibra de carbono, além de incorporar tecnologias modernas. O painel digital de 12,3 polegadas e a central multimídia de 14,5 polegadas proporcionam uma experiência de condução conectada e prática. Estas inovações tecnológicas reforçam a posição da RAM 1500 como uma picape que combina tradição e modernidade.

Além das novas versões elétricas, a RAM 1500 também passará por uma atualização em sua motorização convencional. A nova geração, que está prevista para chegar ao Brasil no final de 2024, substituirá o motor V8 tradicional por um motor seis cilindros em linha mais eficiente. O novo motor 3.0 biturbo estará disponível em diferentes configurações, oferecendo até 547 cv de potência e atendendo às exigências das novas normas de emissões.

A Ramcharger acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem autonomia de 1.100 km, superando modelos elétricos. Com tração integral, carrega 1.191 kg e reboca 6.350 kg, ideal para diversos usos.
A Ramcharger acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e tem autonomia de 1.100 km, superando modelos elétricos. Com tração integral, carrega 1.191 kg e reboca 6.350 kg, ideal para diversos usos.

A decisão de eletrificar a RAM 1500 no Brasil reflete a necessidade crescente de inovação no setor automotivo, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade e eficiência energética. A introdução de versões que combinam motor a combustão e tecnologia elétrica destaca o compromisso da RAM com o desenvolvimento de veículos que atendem tanto as necessidades dos consumidores quanto as demandas ambientais.

Ao explorar tecnologias híbridas e elétricas, a RAM 1500 busca redefinir o segmento de picapes no Brasil. A marca espera que essas novas opções fortaleçam sua posição no mercado, oferecendo aos consumidores brasileiros uma gama diversificada de veículos que combinam desempenho e eficiência.

A RAM também traz a 1500 REV, totalmente elétrica, que entrega 645 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Comporta 1.224 kg e reboca 6.350 kg, sendo prática para centros urbanos.
A RAM também traz a 1500 REV, totalmente elétrica, que entrega 645 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Comporta 1.224 kg e reboca 6.350 kg, sendo prática para centros urbanos.

Fonte: MobiAuto e Ram.