A RAM 1500 está em processo de trazer ao Brasil uma abordagem inovadora para a eletrificação de picapes. As novas regras de emissões e a demanda por veículos mais sustentáveis motivaram a marca a desenvolver duas versões de sua popular picape: uma totalmente elétrica e outra com autonomia estendida, conhecida como EREV. Essa estratégia visa atender tanto as exigências regulatórias quanto as expectativas dos consumidores por soluções de transporte mais sustentáveis.
A versão EREV da RAM 1500 é chamada de Ramcharger. Ela combina um motor a combustão com a função de gerador de energia para as baterias que alimentam dois motores elétricos. Essa configuração permite que a picape ofereça tração integral, com potência total de 663 cv e torque de 84,9 kgfm. O modelo Ramcharger é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4,5 segundos, e sua autonomia total é de 1.100 km, superando as picapes elétricas convencionais.
Além da versão Ramcharger, a RAM também planeja lançar a 1500 REV, uma picape totalmente elétrica projetada para atender os grandes centros urbanos brasileiros. Esta versão elétrica oferece desempenho comparável, com 645 cv e 85,7 kgfm de torque, permitindo que ela acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. Ambas as versões mantêm a capacidade robusta de carga e reboque, com a 1500 REV capaz de carregar até 1.224 kg e rebocar 6.350 kg.
Internamente, as picapes misturam elementos de metal, couro e fibra de carbono, além de incorporar tecnologias modernas. O painel digital de 12,3 polegadas e a central multimídia de 14,5 polegadas proporcionam uma experiência de condução conectada e prática. Estas inovações tecnológicas reforçam a posição da RAM 1500 como uma picape que combina tradição e modernidade.
Além das novas versões elétricas, a RAM 1500 também passará por uma atualização em sua motorização convencional. A nova geração, que está prevista para chegar ao Brasil no final de 2024, substituirá o motor V8 tradicional por um motor seis cilindros em linha mais eficiente. O novo motor 3.0 biturbo estará disponível em diferentes configurações, oferecendo até 547 cv de potência e atendendo às exigências das novas normas de emissões.
A decisão de eletrificar a RAM 1500 no Brasil reflete a necessidade crescente de inovação no setor automotivo, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade e eficiência energética. A introdução de versões que combinam motor a combustão e tecnologia elétrica destaca o compromisso da RAM com o desenvolvimento de veículos que atendem tanto as necessidades dos consumidores quanto as demandas ambientais.
Ao explorar tecnologias híbridas e elétricas, a RAM 1500 busca redefinir o segmento de picapes no Brasil. A marca espera que essas novas opções fortaleçam sua posição no mercado, oferecendo aos consumidores brasileiros uma gama diversificada de veículos que combinam desempenho e eficiência.