A Ram decidiu que não basta ser líder no segmento das picapes grandes no Brasil — tem que dobrar a aposta. A linha Heavy Duty 2025 chega para colocar ainda mais pressão sobre a concorrência, trazendo as novas Ram 2500 e 3500 com visual renovado, tecnologia digna de SUV de luxo e um motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output que entrega números absurdos: 436 cv e 1.458 Nm (148,7 kgfm) de torque. É a combinação que mantém a marca no topo como a mais potente e capaz do segmento.
O pacote vai além da força bruta. As mudanças incluem uma cabine que parece sala VIP de aeroporto, multimídia de até 14,5 polegadas, assistentes de condução semiautônoma, isolamento acústico com cancelamento ativo de ruído e até carregamento sem fio duplo para smartphones. E claro, a Ram não esqueceu sua vocação: as capacidades de carga e reboque continuam liderando, com até 9 toneladas puxadas sem perder o fôlego.
Disponíveis em três versões — 2500 Laramie, 3500 Laramie Night Edition e 3500 Limited Longhorn —, as novas Heavy Duty trazem cada uma seu tempero, mas todas compartilham um mesmo DNA: brutalidade mecânica e acabamento premium. Entre estribos cromados ou elétricos, rodas exclusivas e detalhes de acabamento, a Ram deixou claro que aqui, a função e a forma andam lado a lado.

O visual das Heavy Duty 2025 foi trabalhado para combinar imponência com detalhes funcionais. A dianteira ganhou grade redesenhada e faróis full led com função automática do facho alto. A 3500 Laramie Night Edition se destaca com capô esportivo, logotipos e retrovisores escurecidos, enquanto a 2500 Laramie aposta no cromado clássico.
Nas laterais, rodas de liga leve de 18 polegadas e estribos adaptados a cada versão (fixos na 2500 e retráteis na 3500) reforçam o porte. Atrás, lanternas full led e o conjunto de luzes no teto completam o cenário que parece gritar “abre caminho”. Até a antena foi redesenhada para melhorar a aerodinâmica.
O interior não ficou para trás. A tela de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos e a central multimídia vertical — de 12” na 2500 e 14,5” na 3500 — oferecem controle total de funções, câmeras e ajustes finos do veículo.

Se por fora a nova Heavy Duty é intimidadora, por dentro ela abraça o ocupante no melhor estilo premium. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico de 10 vias, aquecimento, ventilação e memória para o motorista. Os traseiros também são aquecidos e podem ser rebatidos para ampliar o espaço de carga interno.
O conforto acústico vem do isolamento reforçado e do cancelamento ativo de ruído — tecnologia mais comum em aviões de primeira classe. A 3500 Limited Longhorn ainda adiciona um sistema Harman/Kardon® de 750 W com 16 alto-falantes e subwoofer de 10”.
Para quem gosta de exclusividade, o acabamento da Limited Longhorn usa madeira legítima certificada, couro com filigranas e detalhes cromados que dão um ar de peça de coleção.

O novo motor Cummins® 6.7 Turbodiesel High-Output não é só mais potente: ele foi redesenhado com novo bloco, cabeçote, sistemas de admissão e escape, turbocompressor refrigerado com geometria variável e melhorias de eficiência.
O câmbio automático TorqueFlite HD de oito marchas é novo e foi pensado para lidar com o torque monstruoso, entregando força nas situações de reboque e eficiência em velocidade de cruzeiro. A tração 4×4 com reduzida é controlada eletronicamente e mantém a versatilidade para estrada e off-road.
A capacidade de reboque chega a 8.948 kg na 2500 e 9.079 kg na 3500, com assistente de reboque que controla o volante automaticamente durante manobras em marcha à ré. O controle de freio do reboque pode ser manual ou automático.

As Heavy Duty mantêm recursos que viraram marca registrada da Ram, como os compartimentos Rambox® nas laterais da caçamba, com 244 litros no total, vedação à prova d’água e até tomada de 115V. A caçamba também conta com revestimento especial, iluminação em led, degrau retrátil e tampa com abertura elétrica.
Dentro da cabine, há compartimentos ocultos, espaço sob os bancos traseiros e plataformas para transporte interno de carga. Acessórios Mopar como capota marítima elétrica, engates de reboque e alargadores de para-lama permitem personalizar a picape para qualquer cenário.
As cores disponíveis incluem Prata Granite Crystal, Preto Diamond e Branco Bright. Os preços sugeridos são: R$ 559.990 para a 2500 Laramie, R$ 619.990 para a 3500 Laramie Night Edition e R$ 679.990 para a 3500 Limited Longhorn.
Fonte: Stellantis.