Ram Rampage chega a 4 mil metros de altitude em expedição na Argentina

A Ram Rampage, primeira picape da marca produzida no Brasil, participou de uma expedição no norte da Argentina, percorrendo mais de 1.000 quilômetros em terrenos desafiadores. A ação foi parte das comemorações dos 15 anos da Ram como marca independente, destacando a capacidade e versatilidade da picape.
Publicado em RAM dia 7/09/2024 por Alan Corrêa

A Ram Rampage foi protagonista de uma expedição desafiadora no norte da Argentina, percorrendo mais de 1.000 quilômetros em terrenos variados e altitudes extremas. A expedição, parte das comemorações dos 15 anos da Ram como marca independente, reuniu membros do programa Ram Society e jornalistas, que puderam testar a força e a versatilidade do veículo em condições adversas. Durante dois dias, o comboio de picapes atravessou regiões icônicas, como Salta, Purmamarca e Cafayate, enfrentando curvas acentuadas, estradas arenosas e o segundo maior salar do mundo, a Salinas Grandes.

As versões Rebel e Laramie da Rampage, equipadas com motores 2.0L Hurricane 4 Turbo a gasolina e 2.0L Turbodiesel, mostraram desempenho consistente em uma escalada que atingiu 4.170 metros de altitude. A expedição percorreu estradas sinuosas e desfiladeiros, demonstrando a capacidade da picape em superar desafios de terreno e altitude, sem perder a estabilidade e o conforto. Essa ação reafirmou o compromisso da Ram com a robustez de seus veículos, comprovando a aptidão da Rampage para enfrentar diferentes tipos de terreno, desde áreas montanhosas até desertos de sal.

Ram Rampage enfrenta expedição de mais de 4 mil metros de altitude na Argentina

A Ram Rampage, a primeira picape produzida no Brasil pela Ram, foi a protagonista de uma expedição que percorreu mais de 1.000 quilômetros no norte da Argentina. A ação fez parte das comemorações dos 15 anos da Ram como marca independente e teve como objetivo demonstrar a força, versatilidade e robustez do veículo em terrenos desafiadores. Durante a expedição, que reuniu clientes do programa Ram Society e jornalistas, a picape enfrentou diferentes tipos de terrenos, incluindo estradas sinuosas, desfiladeiros e até um salar, a Salinas Grandes, o segundo maior do mundo.

O evento, chamado Ram Expedition, foi realizado em dois dias e percorreu locais icônicos da província de Salta, passando por cidades como San Salvador de Jujuy, Purmamarca, Cachi e Cafayate. Essa jornada proporcionou aos participantes uma experiência de imersão, testando o desempenho da picape em condições adversas e de alta altitude, alcançando mais de 4.170 metros acima do nível do mar. As versões Rebel e Laramie da Rampage, nas configurações a gasolina e a diesel, foram as responsáveis por enfrentar esses desafios, confirmando a capacidade da picape de enfrentar terrenos variados e extremos.

Primeiro dia: Salta, Purmamarca e Salinas Grandes

O primeiro dia da expedição começou antes do nascer do sol na cidade de Salta. O comboio, formado por dez unidades da Ram Rampage, percorreu aproximadamente 300 quilômetros pela Rota 52, uma estrada conhecida por suas curvas sinuosas e terrenos arenosos. O destino inicial foi a Salinas Grandes, o segundo maior salar do mundo, localizado a uma altitude de 4.170 metros acima do nível do mar. Durante a subida, os veículos enfrentaram uma escalada de cerca de 3.000 metros, partindo de 1.200 metros de altitude.

O percurso foi desafiador, mas as versões Rebel e Laramie da Rampage mostraram-se preparadas para enfrentar as condições adversas. Equipadas com motores potentes, como o 2.0L Hurricane 4 Turbo a gasolina, que gera 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, e o motor 2.0L Turbodiesel, com 170 cv e 38,8 kgfm de torque, as picapes lidaram com a subida íngreme e o terreno de sal com estabilidade e segurança. Essa parte da expedição destacou a capacidade da picape em manter a performance mesmo em altitudes elevadas e terrenos de baixa aderência.

Após cruzar o salar, o comboio fez uma parada na cidade de Purmamarca, famosa por suas montanhas coloridas, conhecidas como “Cerro de los Siete Colores”. O visual da região acrescentou um elemento único à experiência, com paisagens que contrastavam com o terreno árido e desafiador. O retorno a Salta marcou o fim do primeiro dia da expedição, totalizando cerca de 600 quilômetros percorridos com sucesso.

Segundo dia: Cafayate e a rota dos cânions

O segundo dia da Ram Expedition foi igualmente desafiador e visualmente impressionante. O comboio partiu de Salta em direção à cidade de Cafayate, localizada a cerca de 250 quilômetros pela Rota 68. A estrada é conhecida pelos cânions, ou “Quebradas”, como são chamados na Argentina, que oferecem um visual único de formações rochosas avermelhadas e dramáticas. Durante essa parte da expedição, os participantes puderam testemunhar o desempenho da Rampage em um terreno de declives acentuados e estradas sinuosas.

Cafayate é também conhecida por ser a segunda maior região produtora de vinhos de altitude na Argentina, perdendo apenas para Mendoza. Os participantes da expedição tiveram a oportunidade de visitar vinícolas locais e explorar a riqueza cultural e gastronômica da região. Além disso, a cidade serviu como ponto de descanso antes do retorno final a Salta.

A viagem de retorno, que somou mais 250 quilômetros, foi realizada na manhã do dia seguinte. No total, a expedição percorreu cerca de 1.100 quilômetros, passando por uma diversidade de terrenos que incluíram salares, montanhas, estradas pavimentadas e rotas arenosas. A Ram Rampage provou, ao longo do evento, sua capacidade de enfrentar condições extremas, mantendo o conforto e a estabilidade para os ocupantes.

Rampage: desempenho em condições extremas

A expedição pela Argentina foi uma prova concreta da versatilidade e desempenho da Ram Rampage. Concebida e desenvolvida no Brasil, a picape está equipada com dois motores potentes que garantiram sua performance durante a subida de mais de 3.000 metros de altitude. O motor 2.0L Hurricane 4 Turbo a gasolina, com 272 cv, mostrou-se eficaz em garantir a força necessária para enfrentar subidas íngremes e terrenos de baixa tração, enquanto o motor 2.0L Turbodiesel proporcionou uma condução eficiente e econômica nas estradas mais longas.

As versões Rebel e Laramie, ambas disponíveis nas configurações a gasolina e a diesel, também se destacaram pela robustez e pela capacidade de suportar condições adversas de terreno. A combinação entre potência e controle foi essencial para o sucesso da expedição, que exigiu da picape um desempenho consistente tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos off-road.

História e evolução da marca Ram

A marca Ram foi lançada em 2009 como uma divisão independente da Dodge, focada em produzir picapes que atendessem às necessidades de trabalho pesado e transporte de cargas. Desde então, a Ram consolidou-se no mercado como referência em robustez, durabilidade e versatilidade, oferecendo veículos que são utilizados tanto para atividades profissionais quanto para lazer e transporte familiar.

Com uma linha completa de picapes, a Ram é parte do grupo Stellantis, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. A Stellantis foi formada pela fusão entre Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, e conta com marcas icônicas como Jeep, Dodge, Peugeot e Citroën em seu portfólio. A marca Ram, dentro desse contexto, continua a expandir sua presença no mercado, com foco em inovação e na criação de veículos que atendam às mais diversas demandas.

Futuro da Ram e da Stellantis

O futuro da marca Ram está alinhado com a visão da Stellantis de transformar a mobilidade de forma sustentável. A empresa tem planos ambiciosos para eletrificação e mobilidade limpa, com o objetivo de reduzir suas emissões de carbono até 2038. Nesse cenário, a Ram deve continuar a evoluir sua linha de picapes, com a introdução de tecnologias que favoreçam a eficiência energética e o desempenho em diferentes tipos de terreno.

Fonte: Stellantis.