Renault acertou em cheio com o seu novo SUV Kardian, mas ainda pode melhorar

A Renault acertou em cheio com o lançamento do novo SUV Kardian no Brasil. Este modelo marca uma nova fase para a montadora, que parece ter encontrado um equilíbrio entre robustez e sofisticação com a plataforma RGMP. O motor 1.0 turbo de até 125 cv proporciona uma experiência de condução ágil e eficiente, algo que muitos consumidores buscam em um SUV compacto. Além disso, o design moderno com faróis divididos e luzes diurnas de LED confere ao Kardian uma presença marcante nas ruas.
Publicado em Opinião dia 22/05/2024 por Alan Corrêa

A Renault lançou recentemente o Kardian no Brasil, um modelo que busca marcar uma nova fase para a montadora francesa após anos de foco nos modelos da Dacia. O Kardian é um SUV compacto que inaugura a plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) no país, prometendo novidades em termos de design e tecnologia.

O Kardian estreia com um motor 1.0 três cilindros turbo, que produz 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina (ver ficha técnica), além de oferecer um torque de 22,4 kgfm com etanol. Essa motorização trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas. A Renault destaca que essa combinação promete eficiência e agilidade na condução.

A Renault lançou o Kardian no Brasil, marcando uma nova fase com a plataforma RGMP. O modelo é um SUV compacto com foco em tecnologia e design.
A Renault lançou o Kardian no Brasil, marcando uma nova fase com a plataforma RGMP. O modelo é um SUV compacto com foco em tecnologia e design.

Em termos de consumo, o Inmetro registra que o Kardian faz 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina. Com etanol, os números são de 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Durante testes, o consumo pode variar, e o modelo testado alcançou outras marcas.

Quanto ao design, o Kardian apresenta uma nova identidade visual para a Renault, com faróis divididos e luzes diurnas de LED. A parte traseira também segue uma estética moderna com lanternas que apresentam um formato em C tridimensional.

O motor 1.0 turbo do Kardian gera 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina, acompanhado de um torque de 22,4 kgfm com etanol.
O motor 1.0 turbo do Kardian gera 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina, acompanhado de um torque de 22,4 kgfm com etanol.

O interior do Kardian oferece um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 8 polegadas, que, apesar de funcional, apresentou uma resposta lenta em alguns momentos. O SUV também conta com recursos como carregador de celular por indução e iluminação interna ambiente.

A segurança é uma prioridade no Kardian, que vem equipado com seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego e de distância segura, frenagem automática e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

O consumo de combustível registrado pelo Inmetro é de 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.
O consumo de combustível registrado pelo Inmetro é de 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.

O espaço interno é adequado para a categoria, com uma distância entre-eixos de 2,60 metros. O porta-malas tem capacidade para 358 litros, o que está na média para os SUVs compactos do mercado.

O preço do modelo Premiere Edition é de R$ 132.790, posicionando o Kardian de forma competitiva em relação aos seus concorrentes diretos no mercado, como o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus.

Desempenho: Este veículo atinge uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com uma velocidade máxima de 180 km/h graças à plataforma RGMP.
Desempenho: Este veículo atinge uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, com uma velocidade máxima de 180 km/h graças à plataforma RGMP.

Os testes de condução revelaram que o Kardian oferece uma experiência de direção positiva, com uma suspensão bem calibrada que equilibra conforto e estabilidade. A transmissão também foi elogiada por sua capacidade de responder rapidamente, especialmente em reduções.

Finalmente, o Renault Kardian representa um esforço significativo da montadora para renovar sua imagem no Brasil e oferecer aos consumidores uma opção robusta e tecnologicamente atualizada no segmento de SUVs compactos.

Opinião

Transmissão: O câmbio automatizado de seis marchas com embreagem dupla banhada a óleo proporciona mudanças rápidas e suaves, otimizando a tração dianteira.
Transmissão: O câmbio automatizado de seis marchas com embreagem dupla banhada a óleo proporciona mudanças rápidas e suaves, otimizando a tração dianteira.

Acho que a Renault acertou em cheio com o novo SUV Kardian. Quando vi o modelo pela primeira vez, fiquei impressionado com o design moderno e a plataforma RGMP. O motor 1.0 turbo, com até 125 cv, me surpreendeu pela agilidade e eficiência, o que é ótimo para um SUV compacto. E aquele visual com faróis divididos e luzes de LED realmente chama atenção.

Ao entrar no Kardian, gostei muito do painel digital de 7 polegadas e da central multimídia de 8 polegadas. Além disso, a segurança é um ponto forte, com seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática. Isso tudo me deixou bem confiante ao dirigir.

Porém, nem tudo é perfeito. Notei que a central multimídia às vezes é meio lenta, o que pode irritar. E o consumo de combustível, embora bom, poderia ser melhor. Pequenos ajustes nessas áreas fariam o Kardian ainda mais atraente.

No geral, acho que a Renault fez um ótimo trabalho com o Kardian. Ele combina design, tecnologia e segurança de forma muito competitiva. Se melhorarem a central multimídia e o consumo, esse SUV tem tudo para ser um sucesso absoluto. Estou animado para ver como ele se sai no mercado.

*Com informações da Renault, Cimbaju, Terra, Vrum e GuiaDeUsados.